Buscar

De caráter fortemente hereditário, o transtorno da linguagem é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa comunicar-se efetivamente por meio...

De caráter fortemente hereditário, o transtorno da linguagem é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa comunicar-se efetivamente por meio da linguagem. Esse transtorno pode se manifestar de várias formas e em diferentes graus de gravidade. Algumas pessoas com transtorno da linguagem podem ter dificuldades em compreender a linguagem falada ou escrita, enquanto outras podem ter problemas para expressar seus pensamentos de forma clara e coerente. Já o transtorno da fala é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa produzir sons da fala de forma clara, fluente e compreensível. Esses distúrbios podem envolver problemas com a articulação dos sons, o ritmo da fala ou a qualidade vocal. Quando um TF apresenta-se isoladamente numa criança, há um bom prognóstico para o caso, que tende a melhorar com o tratamento adequado. Contudo, quando o TF está associado também a um TL, há um pior prognóstico.Fonte: adaptado de: AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. 5.ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O transtorno da linguagem é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa comunicar-se efetivamente por meio da linguagem. Esse transtorno pode se manifestar de várias formas e em diferentes graus de gravidade. Algumas pessoas com transtorno da linguagem podem ter dificuldades em compreender a linguagem falada ou escrita, enquanto outras podem ter problemas para expressar seus pensamentos de forma clara e coerente. Já o transtorno da fala é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa produzir sons da fala de forma clara, fluente e compreensível. Esses distúrbios podem envolver problemas com a articulação dos sons, o ritmo da fala ou a qualidade vocal. Quando um transtorno da fala apresenta-se isoladamente numa criança, há um bom prognóstico para o caso, que tende a melhorar com o tratamento adequado. Contudo, quando o transtorno da fala está associado também a um transtorno da linguagem, há um pior prognóstico.

1
Dislike0
User badge image

Weverton De Villa

Correto no AVA:

Como o próprio nome expõe, crianças com TF apresentam dificuldade constante para produzir a fala. O distúrbio restringe a comunicação eficaz, interferindo na participação social, no desempenho acadêmico ou profissional. As dificuldades não devem ser provenientes de condições congênitas ou adquiridas, como paralisia cerebral, fenda palatina, surdez, dentre outras condições clínicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina