Buscar

1 ED_córtex motor 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno Jarbas costa Freitas 
ED: CÓRTEX MOTOR, HIPOTÁLAMO E REFLEXOS MEDULARES
1. O que é um ato ou ação reflexa? O que é um arco reflexo? Citar as peças de um arco reflexo. Classifique os reflexos quanto ao número de sinapse e localização do receptor. O que é unidade motora?
R. 1
As reações imediatas e involuntárias que ocorrem como respostas a um estímulo chamam-se atos reflexos. Um arco reflexo é a via de transmissão que um reflexo nervoso segue, como o reflexo patelar.Participam do arco reflexo o receptor, o neurônio sensitivo, os neurônios internunciais, o neurônio motor e o efetor, que é o músculo.
2. Descreva o reflexo miotático a partir de um exemplo. Qual a relação entre a variação do comprimento do fuso e a intensidade da contração muscular. Descreva cada etapa, passando pelas alterações do fuso, na fibra Ia e neurônio alfa.
R. exemplo : ao estendermos e fechamos o braço, essa extensão do braço leva a um estiramento do bíceps, estirando o fuso neuromuscular. O neurônio sensorial, que se projeta monossinapticamente sobre o motoneurônio, é então ativado, ativando em seguida o motoneurônio. 
As fibras do fuso muscular têm por função detectar o grau de alongamento do músculo, assim como a velocidade com que a alteração do comprimento desse músculo ocorre. Quanto mais rápida ou intensa a distensão e variação do alongamento, mais rápida ou intensa é a contração, como o reflexo patelar.
Reflexo miotático ou de estiramento - ao estirar o músculo por percussão de seu tendão, são ativadas as terminações sensoriais do fuso muscular que excitam os motoneurônios α, os quais produzem a contração do músculo, durante o qual o fuso relaxa. Isso suprime a ativação das fibras Ia, levando ao relaxamento do músculo. Esse mecanismo inicia e termina o reflexo miotático de estiramento.
3. O que é área somato-sensorial um (SI)? O que é área somato-sensorial dois (SII)? Quais são as modalidades de sensações projetadas em SI e SII? Caracterizar a função das duas áreas por experiências de estimulação e lesão. Descreva a organização somatotópica.
R. 3 Corresponde aos mecanismos neurais que fazem a aquisição de informações sensoriais que se passam em todo corpo. É a área de um sistema sensorial em que a presença de um estímulo causa a ativação de um determinado receptor e a transdução do estímulo por ele. Cada receptor tem seu campo receptivo.
A área Somatossensorial 2 é responsável por processar toque leve, dor, sensação visceral e atenção tátil. a área Sensorial 1 processa as informações restantes (toque bruto, dor, temperatura).Os axônios (como fibras nervosas aferentes) dos neurônios sensoriais se conectam ou respondem a várias células receptoras. Essas células receptoras sensoriais são ativadas por diferentes estímulos, que enviam sinais ao longo de um nervo sensorial para a medula espinhal, onde podem ser processados por outros neurônios sensoriais e, então, retransmitidos para o cérebro para processamento posterior, mandando um estimulo de contração muscular imediatamente de volta.
4. Descrever a organização das áreas motora e pré-motara do córtex cerebral. Citar as funções das mesmas com bases em experiências de estimulação e lesão.
R 4- O córtex motor cerebral é dividido em três grandes áreas: córtex motor primário, córtex pré-motor e área motora suplementar. Faz conexões com o corpo estriado, via tálamo e com a área motora primária correspondente. 
5. Descrever o mecanismo da febre. Quais as reações apresentadas por uma pessoa febril? Justifique os tremores musculares observados em um indivíduo que foi anestesiado com barbitúrico.
R5- A febre ocorre quando alguma coisa aumenta o ponto de equilíbrio hipotalâmico, estimulando o centro vasomotor a iniciar a vasoconstrição, derivando o sangue da periferia a fim de diminuir perda de calor e, algumas vezes, induzindo calafrios, que aumentam a produção de calor.
Ao aumentar a temperatura ocorre a Despolarização e hiperpolarização que é quando canais de íons da membrana se abrem ou se fecham, alterando a capacidade de um íon em particular entrar ou sair da célula. Dificultando assim a contração das fibras musculares.

Mais conteúdos dessa disciplina