Buscar

Respiração Anaeróbia resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respiração Anaeróbia
A respiração celular, se dá com a quebra da glicose em piruvato, num processo chamado “Glicólise”. Á partir daí se houver oxigênio, tem-se a respiração celular aeróbica e se não houver, tem-se a respiração celular anaeróbica.
A respiração celular anaeróbica, é uma via metabólica que ocorre na ausência de oxigênio. Elétrons extraídos de uma molécula, são passados na cadeia transportadora de elétrons conduzindo a síntese de ATP. Sendo que o aceptor final de elétrons, será uma molécula inorgânica (No3, so4, co2.. Nitratos, sulfatos e gás carbonico). 
Alguns procariontes—bactérias e arqueobactérias—que vivem em ambientes de baixa concentração de oxigênio dependem da respiração anaeróbica para quebrar combustíveis. Alguns fungos também se utilizam dessa via para obtenção de energia. Além disso, a fermentação é outra via anaeróbica (não requer oxigênio) para a quebra da glicose, uma via que é realizada por muitos tipos de organismos e células. Na fermentação, a única via de extração de energia é a glicólise, com uma ou duas reações extras acrescentadas ao final.
Esse tipo de respiração é menos energética do que a que usa o oxigênio, por causa do potencial redox das células, tendo como saldo final 2 ATP’s.

Continue navegando