Buscar

MAPA ELETROTÉCNICA E ELETRÔNICA-

Prévia do material em texto

1) Qual a melhor estratégia a ser aplicada para reduzir o consumo de energia elétrica neste caso? Apresente subsídios que comprovem sua resposta, informando o porquê, caso contrário a questão será desconsiderada.
R; Devidos os motores elétricos serem cargas indutivas e o mal dimensionamento aumentara a potencia reativa indutiva na rede e diminuindo o fator de potencia, gerando assim superaquecimento, quedas de tensão e aumentando o valor de kWh, além de abrir a possibilidade do recebimento de multas por conta do uso excessivo da componente reativa. E devido os acionamento de motores por partidas diretas também aumentara o consumo de energia elétrica, o acionamento de motores por inversores de frequência, soft start também reduzira a corrente elétrica na partida desses motores.
2) Considerando os tipos de cargas utilizadas no processo industrial dado, determine qual a influência do superdimensionamento das máquinas elétricas sobre o custo da energia elétrica desta empresa e como este fator pode ser controlado?
R; Devido esta instalação não ter um controle de fator de potencia, e sabemos que o fator de potencia é a relação entre potencia ativa e potencia reativa. Porém se tivermos um aumento de potencia reativa diminui o fator de potencia da rede, aumentando o valor da tarifa de energia elétrica. Tal fator pode ser controlado por meio de redimensionamento das maquinas desta instalação industrial, reduzindo o a potencia reativa indutiva destes motores. Além disso, a instalação de um banco de capacitores será necessário para a adequação do fator de potencia, o banco de capacitor corrige o fator de potência pois adiciona uma carga capacitiva na rede, o que reduz a potencia reativa indutiva.
3) Determine a tecnologia que pode readequar o consumo de energia elétrica desta indústria com a justificativa para sua implementação.
R; A tecnologia capaz de readequar o consumo de energia elétrica desta indústria é o banco de capacitores. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse valores devem estar em 0,92 indutivo e 0,92 capacitivo para serem considerados como uso eficiente. Sabendo disso e também que máquinas elétricas introduzem potência reativa indutiva na instalação, faz-se necessário a instalação de um banco de capacitores. O banco de capacitores aumenta o fator de potência de uma instalação industrial reduzindo a potência reativa indutiva introduzida pelas máquinas elétricas. Sendo assim, quando o mesmo é bem dimensionado, consegue manter o fator de potência da instalação acima de 0,92 e, consequentemente, evitando multas e acréscimos.
4) Demonstre como é possível determinar a potência consumida por um motor elétrico desta empresa e qual a importância deste processo dado a placa de identificação do motor.
R; Para a determinação da potência de um motor é preciso levar em consideração seu regime de trabalho, local e condições do ambiente, frequência da rede elétrica, tipo de carga, quantidade de vezes que o motor irá partir ou frenar e o tipo de alimentação. Com todas essas informações pode-se escolher o motor ideal. Para cálculo da potência de um motor deve-se considerar a tensão, a corrente e a eficiência energética do mesmo, sendo assim a potência útil de um motor fica: P = V*I*Ef. Onde V é a tensão em volts, I é a corrente em amperes e Ef é a eficiência (valor que varia de 0 a 1). Tal potência pode ser definida a depender do torque necessário e da velocidade síncrona do motor, sendo P = T*Ns, onde T é o torque no eixo do motor e Ns é a velocidade síncrona em rpm. Esse procedimento é importante para determinar qual motor a ser utilizado, quais cabos (baseando-se na corrente) e qual a tensão da instalação com base nos dados de placa.