Buscar

FICHAMENTO COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIME SALVADOR
Disciplina: Estágio Específico III com Ênfase em Saúde
Docente: Samara Gomes
Discente: Rafael Lima dos Santos
	FICHAMENTO DE RESUMO: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
	Referência: 
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é comunicação. São Paulo: Editora Hedra Ltda, 2013.
PASSERINO, Liliana Maria (orgs.) et al. Comunicar para incluir. Porto Alegre: CRBF, 2013.
	 A comunicação é uma necessidade básica do ser humano e vai além do ato de transmitir informações, pois, segundo BORDENAVE (2013, p. 7), “ao se aprimorar o conhecimento sobre esse tema, contribui-se para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sua sociedade”. Ao relatar sobre a história do surgimento da comunicação, BORDENAVE (2013, p. 26) explica que ela: 
[…] começou com os grunhidos e os gestos dos poucos homens recém-emergidos da animalidade original, evoluiu e se enriqueceu em seu conteúdo e em seus meios, ganhando cada vez maior permanência e alcance, aumentando sua influência nas pessoas, e através delas, incidindo na cultura, na economia e na política das nações.
Ao conceituar esse tema, o autor ainda retrata as diversas funções da comunicação e pontua que, entre elas, estão: instrumentar, informar, regular e, principalmente, servir de interação entre pessoas e sociedades. 
Ao pesquisar o que é a comunicação, nos questionamos imediatamente sobre qual é a sua real finalidade. Sobre isso, BORDENAVE (2013, p.28) afirma que ela “serve para que as pessoas se relacionem entre si, transformando-se mutuamente e a realidade que as rodeia”, já que, quando nos dispomos a nos relacionar com outras pessoas, tornamos possível, através da comunicação, compartilhar opiniões, experiências, sentimentos e ideias.
A comunicação é uma necessidade básica que, segundo PASSERINO et al. (2013), fez com que o homem criasse um sistema de linguagem composto por signos e significados, possibilitando se expressar de diversas maneiras. A maneira mais utilizada é a fala, sendo muitas vezes o elemento principal da linguagem, embora o processo de desenvolvimento da linguagem seja o mesmo para todas as pessoas, algumas não conseguem desenvolver uma fala funcional. Assim, buscando tornar significativa essa aprendizagem, o projeto contou com relatos e trocas de experiências vivenciadas pela turma sobre o Braille, a LIBRAS e a Comunicação Alternativa, que são algumas formas de comunicação utilizadas no mundo e que contribuem para uma comunicação inclusiva.
Nas práticas de Comunicação Alternativa, cada pessoa necessitará de um tratamento específico, a utilização correta de uma das diversas técnicas ou tecnologias disponíveis. Você deve conhecer, por exemplo, a famosa Língua Brasileira de Sinais, e sabe que ela é utilizada especialmente para surdos, parciais ou totais. Ou ainda o Código Braille, usado para que os cegos possam ler.
Nunca devemos esquecer que estamos lidando com seres humanos, e que não bastam simplesmente utilizar técnicas e recursos de qualquer maneira, sem fundamentação nem conhecimento a respeito da história destas pessoas. É necessário conhecer seus desejos, suas características físicas e psicomotoras, sua família, seu convívio social e a partir disso construir a dinâmica e escolher os melhores recursos para melhor utilizar a Comunicação Alternativa. Os resultados serão muito melhores se tomarmos esses cuidados!
	Palavras-chave: Comunicação; alternativa; inclusiva