Buscar

resumo filme Real O Plano Por Trás da História

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha: Filme - REAL O PLANO POR TRÁS DA HISTÓRIA
O filme tem como início uma sinopse do que ocorreu antes do governo de Itamar Franco, recordando a ação do congelamento dos preços e identificando essa como sendo umas das medidas do plano cruzado executado durante o governo de José Sarney. Além disso, o filme retrata o fracasso do Plano Verão lançado em janeiro de 1989, na sua terceira tentativa de combater a inflação no decorrer de seu governo. Logo depois, em março de 1990, Fernando Collor é eleito Presidente do Brasil estabelecendo o Plano Collor, uma nova medida do governo para conter a inflação. Entre suas principais características está a Reforma Monetária, a Reforma Administrativa e Fiscal, tendo como fator chave o congelamento de depósitos em contas correntes e poupança. Devido a diversos escândalos de corrupção que marcaram o governo de Fernando Collor, em 1992 ocorre o movimento estudantil “caras pintadas” que tinha como principal objetivo a implementação do impeachment de Fernando Collor. Em outubro do mesmo ano, Itamar Franco assume a presidência, e nesse ano a inflação estava aumentando, alcançando mais de 30%. 
Em maio de 1993 Fernando Henrique assumiu o posto de ministro da fazenda. O desenvolvimento do filme se divide entre uma entrevista de Gustavo Franco antes de depor para uma CPI, e os bastidores da implementação do plano real. No momento, Gustavo Franco era professor do departamento de economia da PUC. De acordo com os relatos, o então Presidente Itamar Franco cobra um plano de Fernando Henrique, que diante disso, forma uma equipe de economistas para tentar conter a hiperinflação. Diante desse plano, a primeira etapa pensada foi a criação de uma nova moeda baseada no plano de ilusão monetária de Rentenmark (unidade monetária implantada na Alemanha em 15 de outubro de 1923, durante o período de hiperinflação do país, o que equivalia a 1 Rentenmark para cada 1 trilhão de marcos de papel). O plano, formulado em três etapas, se inicia com o corte no orçamento das contas públicas. Já a segunda etapa diz respeito a inserção da URV (Unidade Real de Valor) para alterar os indicativos inflacionários. Por fim, a terceira etapa corresponde à implementação da nova moeda, o real. Em seguida, Pedro Malan se torna o novo Presidente do Banco Central do Brasil e nomeia Gustavo Franco como diretor de assuntos internacionais do banco. Logo depois, com a eleição de Fernando Henrique para Presidente da República, Gustavo Franco torna-se Presidente interino do Banco Central do Brasil. 
Em primeiro de julho de 1994 a moeda é inserida no mercado, elevando o poder de compra da população. No mesmo ano, Fernando Henrique deixa o ministério da fazenda para concorrer à presidência. No primeiro mês após a implementação da nova moeda no mercado a inflação chega a descer 6%. Consequentemente, com a redução da inflação e a ampliação do poder de compra da população, o plano real é conhecido até hoje como o plano de estabilização econômica mais eficaz da história.