Buscar

RESUMO- DIREITO INTERNACIONAL E RELACOES ECONOMICAS (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR -UNP
CURSO DE DIREITO
Disciplina: Direito Internacional e Relações Econômicas 
Docente: Vicente Celeste de Oliveira Júnior
Discentes:
1. Micilene Fernandes das Chagas. Matrícula :201915317 Turma:
2. 
3. 
4. 
5. 
6. 
7. 
8. 
9. 
10. 
RESUMOO Tribunal Penal Internacional e o Tribunal de Nuremberg: Aspectos Históricos e jurídicos 
Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: vol.13, nº 1, janeiro-abril, 2021, p.72-104.ALVARENGA. Flávia Denadai/OLIVEIRA. Tarsis Barreto.
Inicialmente, na leitura do texto indicado, os autores procuram esclarecer uma discussão no tocante as concepções, ideologias, teorias e movimentos jurídicos referente ao cenário internacional das guerras mundiais passadas, como grande cenário propicio a novas tentativas de disputas internacionais. Nesse sentido, deixa-se claro que devido à instabilidade e insegurança, cria-se o Tribunal Penal Internacional, visto como instrumento essencial no fortalecimento ao combate e injustiças incorridos ao longo dos tempos por vários países, sendo enfático que o Tribunal Penal Internacional e o Tribunal de Nuremberg representam uma grande relevância para o desenvolvimento civilizatório. Desse modo, cuidadosamente, os autores demonstram informar que aqueles que faz as vezes de seu país pode ser responsabilizado pessoalmente pelo Tribunal Penal Internacional, como mecanismo para evitar barbáries cometidas em nome de deu país. 
Nesse sentido, o estudo busca analisar a função desempenhada do Tribunal de Nuremberg são observadas nas interpretações aplicadas a responsabilidade daqueles que proporcionam graves violações aos direitos humanos, à vista disso, busca fundamentos de teorização e aplicação no âmbito do Direito Internacional e da soberania dos países, 
 	De acordo com o pensamento dos autores, o Tribunal Penal Internacional tendo sua aprovação em 17 de julho de 1998, tendo como escopo a punição de criminosos internacionais, sob fundamentos de instruir a sociedade que não haverá tolerância ou impunidade, com isto, cria-se uma relação sistemática, baseada em critérios de representação de ascensão aos direitos humanos internacional, contudo, oferece uma segurança jurídica internacional nas relações políticas, econômicas e sociais. 
Contudo, compreende-se que são questionamentos necessários a discussão, no sentido de que, nas próprias percepções referente os aspectos históricos e jurídicos com o advento do Tribunal Penal Internacional, por conseguinte, os autores trazem a baile, narrativas dentro do contexto histórico pós guerra mundial, processo de implementação do relevante Tribunal Penal Internacional, bem como, os casos emblemáticos passíveis de apreciação pelo TPI, pelas razões a seguir apresentadas 
 
1. DO CONTEXTO PÓS SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 
2. DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 
3. DOS CASOS EMBLEMÁTICOS - TPI
4. CONCLUSÃO
Destarte, no que concerne a criação do Tribunal Penal Internacional, criado com o escopo de julgar responsáveis por sérias violações aos direitos humanos, trazido no texto a discussão da narrativa do contexto histórico do pós -segunda guerra mundial. 
Assim, os autores levantam a tese no sentido de que a incidência e aplicabilidade de Nuremberg, por conseguinte, permitiu que a sociedade entendesse que aqueles que praticam condutas que violem direitos humanos estão sujeitos a punição as regras do Direito Internacional.
Acrescentando ao que foi dito, o texto em analise busca esclarecer que o Tribunal de Nuremberg e o Tribunal Penal Internacional, introduziu na sociedade internacional o reconhecimento dos direitos fundamentais da dignidade da pessoa humana. 
Portanto, o Tribunal de Nuremberg e o Tribunal Penal Internacional representam dentro do contexto histórico e jurídico internacional de suma importância para o desenvolvimento do Estado e do individuo na tentativa de preservação dos direitos humanos.
 Diante disso, entende-se como uma espécie de valorização e internacionalização dos direitos humanos, tendo como cenário a própria segunda guerra mundial a partir de atrocidades trazidas pela guerra, surge a prevenção aos direitos humanos, tornando-se uma preocupação central nas relações internacionais. 
Por fim, o texto nos ensina que o Tribunal de Nuremberg serviu como fundamento jurídico e doutrinário, para julgamentos pós-guerra. Todavia, contribuiu para o processo de criação do Tribunal Penal Internacional, bem como, sua finalidade e relevância para o desenvolvimento jurídico, político e econômico das relações internacionais. Indubitavelmente, colabora para que a sociedade entenda o lugar de respeito e tolerância as questões cultural, social, política e étnica.

Mais conteúdos dessa disciplina