Buscar

PLANO DE PROJETO FINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PLANO DE PROJETO FINAL EM ENGENHARIA
	Informações sobre o aluno
	Nome:
	Raphael Castellano Coelho
	Matrícula:
	201901336654
	
	INTRODUÇÃO
	
	O presente trabalho procura analisar a relação custo-benefício da implantação de um sistema fotovoltaico. Nesse contexto, este trabalho buscará contribuir com a comunidade científica, demonstrando a relação custo-benefício do uso de sistemas que obtêm energia de painéis fotovoltaicos. Para tanto, serão descritos dois casos de implantação de sistema solar no município de Mesquita – RJ.
	
		JUSTIFICATIVA
	
	A procura por novos recursos alternativos de energia vem se tornando gradativamente mais constante atualmente, visto que as tecnologias tradicionais de energia pelas quais empregam os combustíveis fósseis acabam ocasionando efeitos devastadores no meio ambiente em razão da liberação de gases prejudiciais ao meio ambiente e, como resultado, colaboram para o aquecimento mundial e para as transformações climáticas. Já o Brasil tem como principal meio energético alternativo a utilização das hidrelétricas, contudo, com o crescimento cada vez mais rápido da população, dos setores industriais e da área agrícola, a demanda por energia vem aumentando consideravelmente no território brasileiro e, além do mais, os constantes períodos de seca acabam acarretando severas crises hídricas, afetando diretamente a geração de energia no país, assim como os consumidores finais. 
Assim sendo, o trabalho de conclusão de curso que se desenvolverá a partir do presente projeto se justifica pela fundamental importância pela qual a energia fotovoltaica representa atualmente, sendo considerada uma energia limpa, sustentável e não prejudicial ao meio ambiente, onde a sua utilização pode acarretar dezenas de vantagens para os consumidores que vão desde a autonomia na energia até a redução de gastos provenientes do consumo energético. Desta forma, a energia fotovoltaica pode ser utilizada tanto em residenciais, industrias e, principalmente em condomínios prediais mesmo que estes não possuam áreas disponíveis, tornando-se apenas necessário um estudo minucioso por meio de profissional capacitado para a realização do projeto de implantação.
	
	Descrição dos objetivos
	Geral:
	Esse trabalho possui como principal objetivo relatar a desvantagem e vantagem e benefícios da energia solar dispostas em dois prédios diferentes na cidade de Mesquita - RJ.
	Específicos:
	Conceituar a energia solar no Brasil;
Definir vantagens e desvantagens da energia solar;
Apresentar o custo-benefício da energia solar em dois prédios na cidade de Mesquita - RJ.
	PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO E PESQUISA (METODOLOGIA)
	Esta pesquisa utiliza um método baseado em um estudo de caso. Para Yin (2015, p. 2), “A pesquisa de estudo de caso é uma das várias maneiras de realizar uma pesquisa nas ciências sociais”. Para discutir o método do estudo de caso, três aspectos devem ser considerados: a natureza da experiência, o fenômeno a ser estudado, o conhecimento a ser adquirido e a possibilidade de pesquisas de generalização a partir do método. A pesquisa está dividida em três fases seno elas fase inicial, intermediária e final, subdivididas em pesquisa bibliográfica, escolha de local e coleta de dados, análise de dados, apresentação de resultados, discussão dos resultados.
	PRINCIPAIS CONCEITOS ACADÊMICO (REFERENCIAL TEÓRICO)
	A energia solar fotovoltaica é definida como a energia produzida pela conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Isso é feito por um dispositivo denominado célula fotovoltaica, que utiliza o princípio do efeito fotoelétrico ou fotovoltaico (BEZERRA, 2020).
O uso da energia solar oferece vários benefícios. Do ponto de vista elétrico, destacam-se: diversificação da matriz, melhoria da segurança do fornecimento de energia, redução de perdas e alívio de transformadores e alimentadores. Em termos de meio ambiente e economia social, destacam-se: aumentar as oportunidades de emprego local, aumentar a renda e o investimento (BEZERRA, 2020)
	BIBLOGRAFIA
	BEZERRA, F. D. Energia solar. Banco do Nordeste do Brasil, 2020. Disponível em: https://g20mais20.bnb.gov.br/s482-dspace/handle/123456789/227 Acesso em: 16 out. de 2022.

Mais conteúdos dessa disciplina