Buscar

Atividade_Teórica_Endcrino

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DISCIPLINA DE HISTOLOGIA
Órgãos Endócrinos
ROTEIRO PARA ESTUDO TEÓRICO
Em relação aos órgãos endócrinos, estude os itens abaixo.
1) Diferencie	histologicamente	a	neuro-hipófise,	adenohipófise,tireoide, paratireoide e adrenal.
O lobo anterior (adeno-hipófise) é derivado do ectoderma oral e tem origem epitelial, enquanto o lobo posterior (neuro-hipófise) deriva do ectoderma neural. A natureza composta da hipófise requer que o ectoderma neural e oral interajam fisicamente e durante o desenvolvimento.
As adrenais fazem parte do sistema endócrino e dividem-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central). As adrenais, também conhecidas como suprarrenais, são duas glândulas endócrinas situadas na cavidade abdominal, acima de ambos os rins.
A tireoide é uma glândula endócrina presente na região do pescoço em ambos os lados da traquéia, enquanto as glândulas paratireoides estão presentes na parte posterior da glândula tireoide. A tireóide é grande em tamanho, enquanto a paratireoide é pequena em tamanho. A glândula tireoide é composta por células foliculares e tecidos estromais, enquanto a glândula paratireoide é composta por células principais e células oxifílicas.
2) Existe diferença entre órgãos endócrinos e glândulas endócrinas? Justifique.
Um órgão endócrino é um conjunto de tecidos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios, enquanto uma glândula pode ser uma célula ou um conjunto de células epitelial especializadas na síntese e liberação de substâncias. .
3) Quais as células e hormônios produzidos pela adenohipófise?
A adenohipófise secreta hormônios tróficos e, somatotrofina, hormônio do crescimento ou GH: hormônio que promove a captação de aminoácidos para a formação de proteínas e produz 5 tipos celulares encontrados no seu interior, as células corticotropos, gonadotropos, somatotropos, lactotropos e tirotropos.
4) Qual a constituição histológica da neurohipófise? O que ela produz?
	A neurohipófise, a porção de origem nervosa, apresenta uma área considerável de parte nervosa (pars nervoso) e da haste infundibular. Além disso, sua hipófise é toda revestida por uma cápsula fibrosa de tecido conjuntivo, contínua com a rede de fibras reticulares que suporta as células do órgão e ela produz dois hormônios, antidiurético e ocitocina.
5) Descreva a função do sistema hipotálamo-hipofisário.
Desempenha uma importante função, é a estrutura responsável pela integração dos sistemas nervoso e endócrino no corpo humano, existindo o hipotálamo, parte nervosa, controlando e regulando a atividade secretora da hipófise. 
6) Qual a estrutura histológica das adrenais? O que cada região produz?
Adrenais ou suprarrenais, recebem esse nome pelo fato de serem duas glândulas achatadas com forma de meia-lua situadas superiormente em cada rim, e, apresentam cápsula, camada cortical ou córtex da adrenal e a camada medular. Além disso, dividem-se em duas partes, córtex que produz os esteróides e a medula produz dois hormônios, adrenalina e norepinefrina.
7) Como ocorre o equilíbrio dos níveis de cálcio sanguíneo?
Os níveis de cálcio sanguíneo são regulados por meio de dois importantes hormônios, paratireóide e calcitonina. Quando há a elevação do nível de cálcio no sangue, é enviado um sinal que estimula a tireóide a secretar calcitonina, promovendo a deposição desse elemento nos ossos, além da eliminação na urina, e inibindo a absorção desse material pelo intestino. Dessa forma, há a redução na taxa de cálcio no sangue.
8) Quais as funções dos hormônios tireoidianos e paratireoidianos? Como são produzidos?
O hormônio da paratireoide é secretado por quatro glândulas paratireoides, que são pequenas glândulas no pescoço, localizadas atrás da glândula tireoide. O hormônio da paratireóide regula os níveis de cálcio no sangue, principalmente aumentando os níveis quando eles estão muito baixos.
O hormônio da tireoide é bem conhecido por controlar o metabolismo, o crescimento e muitas outras funções corporais. A glândula tireoide usa o iodo dos alimentos para produzir dois hormônios tireoidianos: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Ele também armazena esses hormônios da tireoide e os libera quando são necessários. O hipotálamo e a glândula pituitária, localizados no cérebro, ajudam a controlar a glândula tireoide.
9) Qual a importância do sistema porta-hipofisário? Como é regulada a hipófise?
O sistema porta-hipofisário é um sistema vascular composto por delicados vasos sanguíneos que conectam a adeno-hipófisis ao hipotálamo. Os capilares e vênulas do sistema porta são fenestrados, o que permite uma troca de moléculas entre os vasos sanguíneos e as células da adeno-hipófise, permitindo que esse possa regular a hipófise por meio da liberação de hormônios liberadores. O hipotálamo recebe sinais do organismo, estimulando-o a liberar hormônios que regulam as mais diversas secreções do corpo e da hipófise.

Continue navegando