Buscar

BIOLOGIA-CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA CELULAR.
RESPONDA:
1. Células de bactérias e animais apresentam semelhanças e diferenças.
1. Qual a estrutura presente em ambas que é sede da síntese de proteínas? 
A estrutura presente em ambas que é sede da síntese de proteínas corresponde ao Ribossomo.
1. Qual a diferença intracelular que leva á classificação de bactérias como procariontes e de animais como eucariontes?
As bactérias são classificadas como organismos procariontes pois não possuem a carioteca, que corresponde a uma membrana lipoproteica (ou seja, formada por lipídios e proteínas), com duas camadas e com poros que delimitam o núcleo, separando o material genético, portanto, esses organismos não possuem núcleo organizado. Diferente dos eucariontes como animais, plantas, fungos e protistas que possuem tal membrana, além dessas diferenças, o metabolismo também é, com reações diferentes, por exemplo, as células eucariontes conseguem produzir bem mais energia, enquanto os procariontes não, além das diferenças genéticas, já que as bactérias possuem DNA plasmidial.
2 . O que são organelas e inclusões citoplasmáticas?
Organelas são compartimentos delimitados por membrana e estruturas com forma e função específicas, podemos citar a mitocôndria, os ribossomos, o retículo endoplasmático, o complexo golgiense, os lisossomos, os peroxissomos, os plastídios e os vacúolos como exemplo de organelas. Já as inclusões citoplasmáticas são componentes celulares que podem ser sintetizados pela célula ou captados do meio, podendo permanecer na célula por tempo limitado, que são basicamente as partes insolúveis da célula.
3.O que afirma a Doutrina celular e por quem foi estabelecida? Critique-a..
A Teoria Celular foi criada por Mathias Scheiden e Theodor Schwann em entre 1838 e 1839 e esta doutrina afirma que todos os seres vivos são formados por células. Os vírus não apresentam células em sua constituição, portanto são acelulares. Esta teoria na minha opinião esta correta, pois todos os seres vivos possuem células e são formados a partir delas, exceto os vírus que pode ser considerado como um ser não vivo por ser acelular.
4 . Cite exemplos de organismos procariontes?
Os organismos procariontes são as bactérias e cianobactérias.
5 .Como é o citoplasma das células procariontes que não fazem fotossíntese? E o das células procarióticas que fazem fotossíntese, como é o caso das algas azuis?
O citoplasma da célula procarionte, corresponde a toda a região delimitada pela membrana plasmática. Ele é formado pelo citosol e contém o DNA e vários ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas.
6 .Como é o citoplasma das células eucarióticas quando observado ao microscópio óptico e ao microscópio eletrónico?
O citoplasma aparece como uma linha mais clara entre duas mais escuras, delimitando o contorno de cada célula.
7 . As primeiras células que surgiram na face da Terra eram procariotas ou eucariotas? Que tipo de mecanismo empregavam para obter energia para sua sobrevivência?
Procariotas, naquela época a atmosfera provavelmente continha vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico. O oxigênio livre só apareceu depois, graças à atividade fotossintética das células autotróficas.
8 . Como devem Ter-se originado as células eucariótas?
A origem das células eucariontes ocorreu a partir de organismos ancestrais anaeróbios procariontes, provavelmente cerca de 1,7 bilhões de anos.
9 . Quais as prováveis origens dos cloroplastos e das mitocôndrias? Existe evidências que comprovam as hipóteses que você citou? Explique.
A teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que mitocôndrias e cloroplastos existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose. 
10 . Quais são as principais unidades de medidas usadas em microscopia? Defina essas unidades.
Micrômetro - 1 μm = 10-3 mm (0,001 mm) = 10-6 m
Equivale a milésima parte do milimetro.
Nanômetro - 1 ηm = 10-3 μm = 10-6 mm (0,000001 mm) = 10-9 m 
Equivale a bilionésima parte de um metro.
Angstrom    - é uma medida de comprimento que se relaciona com o metro através da relação: 1 Å = 10-1 ηm = 10-4 μm = 10-7 mm (0,0000001 mm) = 10-10 m
11 . A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e por difusão facilitada?
Difusão é a passagem de soluto da parte mais concentrada para a menos concentrada, falar em facilitada, indica que existem proteínas auxiliadoras na membrana plasmática. Transporte ativo é a passagem de soluto contra o gradiente de concentração, ou seja, da menos concentrada para a mais concentrada, com gasto energético.
12 .Quais são as estruturas que revestem as células das bactérias, das plantas, dos fungos e dos animais? No que essas estruturas diferem entre si e no que são semelhantes?
A parede celular é composta por pectina, celulose, hemicelulose, amido livre, todas compostas por glicose ligadas por ligações alfa 1,4 e alfa 1,6 e água. As células vegetais possuem forma geométrica apenas por conta do formato da sua parede celular, que é muito rígida e consegue definir a forma dessas células. A parede celular fungos é mais frágil, é formada por quitina, uma proteína. Já as bactérias e as células dos animais não possuem parede celular, apenas membrana celular, que é formada por uma camada de lipopolissacarídeos.
13 . Faça um esquema do modelo proposto por Singer e Nicolson para a organização da membrana plasmática?
 (Desenho em anexo no e-mail.)
14 . O que são plasmodesmos?
Plasmosdesmos são um tipo de interligação entre membranas de células vizinhas que criam pontes citoplasmáticas. Ocorrem somente em células vegetais. 
15 .Defina as categorias de processos de troca entre o meio interno da célula e o externo.
Processos passivos: ocorrem sem gasto de energia;
Processos ativos: ocorrem com gasto de energia;
Processos mediados por vesículas: ocorrem quando vesículas são utilizadas para a entrada de partículas na célula, ou para a saída de substâncias da mesma;
16 . Quais as diferenças e semelhanças entre difusão simples e osmose?
A difusão é a passagem de soluto, através de membranas, de um meio para o outro. Já osmose, é a passagem de água de um lado para o outro.
17 .Como ocorre a difusão simples e a difusão facilitada nas células?
Na difusão simples ocorre a passagem de moléculas pequenas apolares ou lipossolúveis/hidrofóbicas de até 24 átomos, e de gases como o oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através da bicamada lipídica sem nenhum auxílio até que ocorra um equilíbrio no gradiente de concentração entre o meio extra e intracelular. Já no processo de difusão facilitada, as moléculas atravessam a membrana com a ajuda de proteínas carreadoras específicas chamadas permeases.
18 . Descreva o modelo simplificado da bomba de sódio e potássio na célula.
A bomba de sódio e potássio é a responsável pelo transporte ativo e contínuo de íons sódio e potássio e está diretamente ligada aos processos de contração muscular e condução dos impulsos nervosos, além de facilitar a penetração de aminoácidos e açúcares. 
19 . Quais os fatores que influenciam os processos osmóticos nas células vegetais?
A pressão de vapor dos líquidos envolvidos que é regulada pela quantidade de soluto no solvente é um fator que influencia nos processos osmóticos nas células vegetais.
20 . Qual a diferença entre uma célula vegetal túrgida, uma murcha e uma plasmolisada?
Célula túrgida = Quando a célula vegetal é colocada em um meio pouco concentrado, ela ganha mais água do que perde e fica inchada.
Célula flácida = Quando a célula vegetal é colocada em um meio equilibrado e mantém igual a saída e a perda de água.
Célula plasmolisada = Quando a célula vegetal é colocada em um meio muito concentrado, perdemais água do que ganha e fica murcha.
21 . A membrana plasmática é uma película que envolve o citoplasma de todas as células. Ela controla as trocas de íons e moléculas entre o interior da célula e o meio externo (permeabilidade seletiva). Em alguns casos, substâncias passam pela membrana plasmática através da fagocitose e pinocitose. Qual é a diferença entre os dois processos?
A fagocitose se trata de um englobamento de partículas sólidas, enquanto a pinocitose engloba partículas líquidas ou pequenas. Na fagocitose, a membrana da célula gera pseudópodes que circundam a partícula e a englobam em seguida, levando-a para o interior da célula. Na pinocitose, não são formados pseudópodes pela membrana, mas canais que, de forma semelhante à fagocitose, criam uma bolsa chamada pinossomo ao envolverem a partícula.

Mais conteúdos dessa disciplina