Buscar

avaliação Biologia Talita ceac 2 B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEAC - CENTRO EDUCACIONAL ANA CÉLIA
	Data:     /    /    
	
	Aluno:
	Turma: 1° SERIE
	
	Professor: Talita Oliveira 
	Modelo: 1 2 3 4
INSTRUÇÕES PARA REALIZAR A AVALIAÇÃO
1. Verifique se sua prova está completa (questões e páginas).
2. Leia com calma e atenção as questões solicitadas, respondendo-as com clareza.
3. Todas as respostas deverão ser escritas a caneta 
4. Escreva com letra legível, coloque seu nome e revise sua prova antes de entregá-la.
 
CEAC
Questão 01
João estava com dificuldade de respirar devido a uma gripe recente. Para resolver o problema, comprou um descongestionante nasal de uso tópico, cuja formulação continha NaCl 3%. A utilização do medicamento vai acarretar:
A) perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, sem gasto de energia, considerando que a solução utilizada será hipotônica em relação à concentração intracelular.
B) ganho de água pelas células da mucosa nasal, a partir do meio extracelular, por difusão facilitada, considerando que a solução utilizada será hipotônica em relação à concentração intracelular.
C) perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, por osmose, considerando que a concentração intracelular será hipotônica em relação à extracelular.
D) ganho de água pelas células da mucosa nasal a partir do meio extracelular, por osmose, considerando que a solução utilizada será hipertônica em relação à concentração intracelular.
E) perda de água pelas células da mucosa nasal para o meio extracelular, por difusão facilitada, considerando que a concentração intracelular será hipertônica em relação à extracelular.
 
Questão 02
“Formando o sistema respiratório, nos vertebrados, existe um órgão de trocas gasosas denominado pulmão, e uma bomba que ventila os pulmões. Esta bomba consiste da parede torácica e dos músculos respiratórios (os quais aumentam e diminuem o tamanho da cavidade torácica). Estes músculos são controlados pelo centro respiratório, localizado no tronco cerebral.
Em repouso, um homem normal respira 12 a 15 vezes por minuto. São inspirados e expirados 500 ml de ar por respiração, ou 6 a 8 litros/min. Este ar se mistura com o gás do alvéolo e então, o O2 passa para o sangue nos capilares pulmonares, ao mesmo tempo que o CO2 passa para os alvéolos. Desta maneira, 250 ml de O2 penetram no organismo por minuto e 200 ml de CO2 são excretados”.
Fonte: http://biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/apost-fisiol-parte3.pdf
O mecanismo de transporte através da membrana plasmática no qual o oxigênio passa dos alvéolos pulmonares em direção aos capilares pulmonares é chamado de:
A) Difusão simples.
B) Difusão facilitada.
C) Transporte ativo.
D) Osmose.
E) Pinocitose.
 
Questão 03
A membrana plasmática é uma estrutura altamente diferenciada, que delimita a célula e lhe permite manter a sua individualidade relativamente ao meio externo.
Sobre essa complexa estrutura celular, é incorreto afirmar:
A) Expulsa o conteúdo intracelular por um processo de fusão com a membrana da vesícula e a liberação do conteúdo para o exterior.
B) Possui moléculas que possibilitam o reconhecimento e adesão entre si e com os componentes da matriz extracelular.
C) Através da formação de pequenas vesículas, possibilita o deslocamento de substâncias pelo citoplasma.
D) Encontra-se revestida por uma fina parede de peptídeo glicano nas arqueobactérias, que confere proteção.
E) Transporta íons Na+ para dentro da célula e íons K+ para fora, sem gasto de energia.
 
Questão 04
Com base em estudos bioquímicos, chegou-se à conclusão de que a principal modalidade de interação responsável por conferir estabilidade à membrana celular são as
A) Interações hidrofóbicas que ocorrem entre as extremidades apolares das moléculas dos fosfolipídios.
B) Interações hidrofílicas entre as extremidades polares dos fosfolipídios e as moléculas de água dos meios intra e extracelular.
C) Ligações covalentes entre os átomos de carbono das cadeias carbônicas dos fosfolipí- dios.
D) Ligações iônicas entre as várias proteínas intrínsecas da membrana e as moléculas de água dos meios intra e extracelular.
E) Ligações hidrofílicas entre as moléculas de carboidratos aderidas às proteínas integrais, periféricas e fosfolipídios.
 
Questão 05
A fibrose cística é causada pelo mau funcionamento de uma proteína responsável pelo transporte do íon cloreto para fora da célula.
A) Em que parte da célula está localizada essa proteína defeituosa?
B) Quais as consequências para as vias respiratórias dos indivíduos com essa doença?
 
Questão 06
A fibrose cística é causada pelo mau funcionamento de uma proteína responsável pelo transporte do íon cloreto para fora da célula.
A) Em que parte da célula está localizada essa proteína defeituosa?
B) Quais as consequências para as vias respiratórias dos indivíduos com essa doença?
Questão 07,08
Indústrias de galvanização são responsáveis pela contaminação de milhares de trabalhadores por metais pesados. Um exemplo está na galvanização por crômio (Cr). O crômio (VI) passa facilmente pelas membranas celulares e se liga à hemoglobina, após ter sido reduzido ao estado trivalente. Todas as interações do crômio (VI) no corpo humano envolvem redução ao estado trivalente e formação de ligações com as proteínas do plasma. A eliminação do crômio (III) do corpo ocorre principalmente por via urinária.A galvanização por crômio ocorre em banhos metálicos, em que o metal a ser galvanizado é mergulhado em uma solução de ácido crômico, uma substância composta que contém crômio hexavalente, como mostra o exemplo de cromação ilustrado na figura acima. A primeira etapa desse processo corresponde à reação
2H2CrO4(aq) + 12H+ (aq) + 3Pb (s) ⇌ 2Cr3+ (aq) + 3Pb2+ (aq) + 8H2O ( ℓ ).
Essa reação é espontânea e ocorre antes mesmo da aplicação de voltagem, a qual só é necessária para que ocorra a reação não-espontânea entre o íon Cr3+ , produzido nessa etapa, e o chumbo, de acordo com a equação
2Cr3+ (aq) + 3Pb (s) ⇌ 2Cr (s) + 3Pb2+ (aq).
No processo ilustrado, o Cr(s) produzido deposita-se sobre a chave, protegendo-a contra corrosão. A seguir, são fornecidos alguns potenciais-padrão de redução, a 25 °C.
Considerando as informações do texto acima e que M(Cr) = 52,0 g/mol e 1 mol de elétrons corresponde a 96.500 °C, julgue o item a seguir.
Em um contexto de contaminação por crômio, a osmose, realizada pelos rins, não é suficiente para retirar todo o crômio da circulação sanguínea.
Se Certo justifique;
Se errado, justifique;
Questão 09 Desenvolva sobre transporte transmembrana Ativo
Questão 10 Quais as estruturas completas da membrana Plasmática ? desenvolva;
 
 
	Modelo: 1 2 3 4 | TALITA
	1
 
	Modelo: 1 2 3 4 | TALITA
	1

Mais conteúdos dessa disciplina