Buscar

materiais e instrumentais aula 03

Prévia do material em texto

MATERIAIS E INSTRUMENTAIS ODONTOLÓGICOS 
O objetivo da aula é possibilitar ao aluno o conhecimento sobre os principais equipamentos odontológicos e suas funções.
A prática odontológica é uma atividade profissional que depende do bom funcionamento de equipamentos para seu exercício. 
CADEIRA ODONTOLÓGICA
A cadeira odontológica tem como objetivo acomodar o paciente durante o atendimento clínico. Deve possibilitar acesso adequado ao trabalho do profissional, de forma confortável. As cadeiras odontológicas são compostas basicamente de: base firme; coluna vertical de levantamento e abaixamento; assento e encosto anatômico, para maior comodidade do paciente; um apoio para os braços e cabeça.
EQUIPO ODONTOLÓGICO
Equipo odontológico é o equipamento onde são montados e suportados os instrumentos ativos de trabalho do cirurgião-dentista (que são: seringa tríplice, caneta de alta rotação, caneta de baixa rotação, sistema para remoção de placa bacteriana e tártaro, fotopolimerizador, entre outros), bem como os mecanismos que permitem que esses instrumentos funcionem. 
Esses instrumentos ativos, normalmente chamados de peças de mão ou pontas, utilizam, para o seu funcionamento, líquido para refrigeração (água), ar comprimido e eletricidade. Geralmente os equipos contam também com áreas para colocação do instrumental manual do cirurgião-dentista.
Os componentes básicos dos equipos podem ser assim subdivididos: 
• comandos (válvulas, reservatórios, controles); 
• pedal de controle;
 • peças de mão (seringa tríplice, caneta de alta rotação e caneta de baixa rotação).
REFLETOR
Proporciona a iluminação na boca e nos dentes do paciente, durante o trabalho do profissional. Sua iluminação deve ser intensa (aproximadamente 10.000 lux), de boa qualidade, concentrada, de preferência com luz fria e um foco retangular para não ofuscar o paciente. Pode ser de coluna, preso ao chão ou ao teto, ou incluído num prolongamento da cadeira odontológica.
MOCHO
É a cadeira usada pelo odontólogo e pelo auxiliar. Deve possuir encosto para as costas e base correta, estável e com roldanas.
CUSPIDEIRA
Existem vários tipos, acopladas na cadeira, independente, de louça ou de alumínio. Normalmente fica posicionada no lado esquerdo da cadeira operatória e contém um sistema de irrigação de água para favorecer a sua autolimpeza. Em alguns casos, vêm acoplados a ela uma seringa tríplice (água, ar, spray) e um sugador, para uso do auxiliar.
UNIDADE SUCTORA
Denominada também de sugador, aspirador, tem a função de remover a saliva e/ou sangue do campo operatório. Pode ser elétrico (conjunto independente) ou pneumático, ligado ao compressor. Contém uma mangueira a qual será acoplada à ponta sugadora, que pode ser tanto de metal (reutilizável) como de plástico (descartável).
UNIDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
A unidade de abastecimento ou reservatório de água é o local destinado à colocação da água que vai para as seringas tríplice e pontas do equipo. Essa água vai diretamente à boca do paciente, por isso a necessidade de higiene da água. Esse equipamento é plástico e transparente, do tipo pet.
PORTA RESÍDUOS
Pode estar na bandeja, ou ao lado desta, e/ou no chão, sendo melhor o do tipo porta-saco de lixo, pois evita contaminação do módulo e traz maior comodidade na manipulação dos resíduos advindos do trabalho. Esse lixo é considerado especial e deve ser tratado como tal. 
COMPRESSOR ODONTOLÓGIO
Fornece ar comprimido para o funcionamento dos vários módulos do consultório odontológico como o sistema de alta rotação, sugador, etc. Existem diversos modelos, tipos e tamanhos de compressores no mercado.
São compostos por uma unidade de compressão propriamente dita, por um motor e por um tanque para armazenamento de ar. O controle do tempo de ligar e desligar o compressor é feito por válvulas (presostato) que automaticamente ligam ou desligam o aparelho, conforme as necessidades de ar.
A regulagem e a manutenção dessas válvulas devem ser tarefa do técnico em manutenção de equipamento, cabendo ao pessoal auxiliar somente o acompanhamento e o fornecimento de informações aos técnicos responsáveis, em se tratando das alterações no funcionamento e da existência de vazamentos.
APARELHO DE RAIOS-X 
É um aparelho para realizar radiografia. A radiografia é um registro fotográfico, obtido pela passagem de raios-X através de um objeto ou tecido, registrando sua densidade relativa em um filme especial que, ao ser revelado, tornará visível a imagem. Em odontologia, a imagem é utilizada para fornecer informações sobre estruturas bucais que os olhos não podem perceber (raízes, osso, por exemplo). O filme radiográfico é o meio mais usado para registrar a imagem do objeto.
Os raios-X têm as seguintes propriedades: 
• São invisíveis a olho nu;
 • Atravessam os corpos; 
• Atacam os sais de prata, presentes no filme radiográfico; 
• Excitam a fluorescência de determinadas substâncias; 
• São absorvidos pelo organismo, podendo produzir modificações celulares, tais como: irritabilidade, inibição ou destruição.
A tecnologia digital de registro e armazenamento das imagens geradas está ocupando o espaço do filme radiográfico, permitindo o tratamento de imagens e seu envio a locais distantes da sala de exames para análise por profissionais da aérea radiológica. O que varia nos equipamentos é a forma, tamanho, capacidade de produção de raios-X e alguns mecanismos ou acessórios que permitem maior flexibilidade no uso do aparelho, além da questão da qualidade da imagem.