Buscar

Apresentação1


Prévia do material em texto

Direito-Uninovafapi
Professor(a) Diná
 Trabalho de
 Penal
Jurisprudência 
Ementa
AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. ESTUPRO DE VULNERÁVEL. PRESUNÇÃO ABSOLUTA DE VIOLÊNCIA. DESCLASSIFICAÇÃO PARA O CRIME DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL (ART. 215-A DO CP). IMPOSSIBILIDADE. AGRAVO IMPROVIDO. 1. Tratando-se de crime sexual praticado contra menor de 14 anos, a vulnerabilidade é presumida, independentemente de violência ou grave ameaça, bem como de eventual consentimento da vítima, o que afasta o crime de importunação sexual. 2. Agravo regimental improvido.
 	(STJ - AgRg no REsp: 1830026 RJ 2019/0229370-8, Relator: 	Ministro NEFI CORDEIRO, Data de Julgamento: 26/11/2019, 	T6 - SEXTA TURMA, Data de Publicação: DJe 03/12/2019)
Jurisprudência 
Ementa
EMENTA: PROCESSUAL PENAL. AGRAVO REGIMENTAL EM HABEAS CORPUS. ESTUPRO DE VULNERÁVEL, ASSÉDIO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E FORNECIMENTO DE BEBIDA ALCOÓLICA PARA CRIANÇA. INCOMPETÊNCIA DO JUÍZO. AUSÊNCIA DE ILEGALIDADE FLAGRANTE OU ABUSO DE PODER. 1. O habeas corpus, mesmo quando adequadamente manejado, somente deverá ser concedido em caso de réu preso ou na iminência de sê-lo, presentes as seguintes condições: (i) violação à jurisprudência consolidada do STF; (ii) violação clara à Constituição; ou (iii) teratologia na decisão impugnada, caracterizadora de absurdo jurídico. Precedentes. 2. Situação concreta em que o paciente não está preso ou na iminência de sê-lo, não havendo nos autos elementos suficientes que demonstrem a absoluta incompetência do Juízo processante da causa. Ademais, considerando que os delitos foram praticados em continuidade delitiva, e no território de duas Comarcas distintas, a hipótese atrai, em linha de princípio, a regra da prevenção, conforme disposto no art. 71 do Código de Processo Penal. Ausência de teratologia, ilegalidade flagrante ou abuso de poder que justifique a concessão da ordem de ofício. 3. Inexiste violação ao princípio da colegialidade na utilização, pelo Ministro relator, das faculdades previstas no art. 21, § 1º, do RI/STF (MS 28097-AgR, Rel. Min. Celso de Mello; RHC 119.231-AgR, Relª. Minª. Cármen Lúcia; HC 118.438, Rel. Min. Teori Zavascki). 4. Agravo regimental desprovido.

Mais conteúdos dessa disciplina