Buscar

Prova Online DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100039 - DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA
Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
No que se refere especificamente à aprendizagem de alunos com deficiência, é crucial o deslocamento da ênfase na "deficiência" para a eliminação das barreiras que se impõem nos processos educacionais. Dessa forma, que recursos se apresentam como essenciais para o desenvolvimento da autonomia, de habilidades, de inclusão educacional, de mobilidade e sociodigital desses sujeitos (BRASIL, 2008)?
c )
 Recursos de acessibilidade.
QUESTÃO 2
O Congresso Internacional de Milão aconteceu no período de 6 a 11 de setembro de 1880. Reunia os intelectuais da época e em sua grande maioria provenientes de vários países, como: Inglaterra, Itália, Suécia, Rússia, Canadá Estados Unidos, Bélgica, França e Alemanha. Esse congresso foi um divisor de águas neste segmento, pois as diretrizes ali deliberadas tiveram repercussões por quase um século
Neste congresso ficou acordado que na Educação de Surdos deveria ser priorizado qual método?
b )
 Método Oral.
QUESTÃO 3
A educação especial é uma categoria que perpassa os segmentos, as fases e o universo da educação brasileira, assistindo estudantes portadores de necessidades especiais, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), em seu art.1º define deficiência como sendo:
a )
 A deficiência é um conceito em evolução e resulta da interação entre pessoas com deficiência.
QUESTÃO 4
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.
Refletindo sobre este documento podemos afirmar que:
b )
 É o cerne do trabalho escolar e fruto de um processo global em permanente construção
QUESTÃO 5
Esse processo ocorre quando há uma grande perda da visão, com abaixo de 20% nos dois olhos, mas com alguma funcionalidade preservada. Segundo Relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO, 2015), cerca de quatro milhões de pessoas sofrem deste mal. Quando bem orientado por um oftalmologista o paciente pode ter sua vida facilitada e conseguir enxergar e ser capaz de ler tipos impressos ampliados com auxílios ópticos, que são aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a visão.
Ela é mais comum entre os idosos, mas pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, em decorrência dessas condições: degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética, ou catarata. Você sabe de que tipo de visão estamos abordando?
b )
 Baixa Visão.
QUESTÃO 6
É uma das partes mais importantes do cérebro humano. Situando-se na parte inferior, perto do Lobo Occipital e Lobo Temporal, este pequeno grande órgão é o responsável pelo equilíbrio humano, pela postura, pela marcha, controle do tônus muscular e dos movimentos involuntários. É também a área responsável pela aprendizagem motora e é dele o trabalho de andar, correr, pedalar, dentre outras ações. Uma lesão nesta área pode impossibilitar os movimentos da pessoa.
De que parte do cérebro estamos nos referindo?
a )
 Cerebelo.
QUESTÃO 7
Com a oficialização da Língua de Sinais estruturou-se um panorama em que foram criados argumentos para a legitimação de uma mudança de categorias, não apenas uma mudança de nomenclatura, como a de deficiente auditivo para surdo, por exemplo, mas sim uma tentativa de mudança na estrutura de classificação valorativa que envolve a concepção social do indivíduo surdo.
Qual o evento que legitimou realmente essa situação?
d )
 Lei n° 10.436 de 24 de abril de 2002.
QUESTÃO 8
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece em seu art. 205, "[...] a educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".
Além disso, esse documento privilegia quais princípios do ensino?
b )
 Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
QUESTÃO 9
Assinale a informação e a alternativa correta:
a )
 A função do ouvido médio é fazer a drenagem, não permitindo o acúmulo de secreções no interior do ouvido médio. Portanto, o ouvido médio é composto pela membrana timpânica, os três ossículos, martelo, bigorna e estribo, músculo tensor do tímpano e tuba auditiva.
QUESTÃO 10
Quanto às causas perinatais, assinale a afirmativa que se aplica à perda auditiva:
a )
 A surdez pode ser consequência da prematuridade associada ao uso de drogas ototóxicas (medicamentos).
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina