Buscar

Funções do Presidente

Prévia do material em texto

Quem executa?
Filosofia e sociedade moderna
1o bimestre – Aula 05
Ensino Médio
2024_EM_B1_V1
Como funciona o poder executivo.
Compreender o âmbito de atuação do poder executivo.
Conteúdo
Objetivo
2024_EM_B1_V1
(EMIFCHS01) Investigar e analisar situações-problema envolvendo temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, considerando dados e informações disponíveis em diferentes mídias.
Na sua opinião, quais são as funções do presidente da República? 
Indique 3 atribuições que você considera fazerem parte das funções do presidente.
 
 
5 MINUTOS
Juramento de posse – Museu da República
Faça agora
2024_EM_B1_V1
Para começar
Dornicke/wikimedia commons
Os poderes – Montesquieu 
“Existem em cada Estado três tipos de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que dependem do direito das gentes [...] 
Com o primeiro, o príncipe ou o magistrado cria leis por um tempo ou para sempre e corrige ou anula aquelas que foram feitas. Com o segundo, ele faz a paz ou a guerra, envia ou recebe embaixadas, instaura a segurança, previne invasões. Com o terceiro ele castiga os crimes, ou julga as querelas entre particulares”. (MONTESQUIEU, C. O espírito das leis, 2000, p. 167-168).
Nesse excerto, Montesquieu faz uma breve descrição dos três poderes. Essa proposição, como você já deve saber, inspirou as constituições modernas, entre as quais, as constituições brasileiras. 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Os poderes nas Constituições
Desde a 1a Constituição brasileira, é possível identificar uma certa divisão dos poderes. Na Constituição de 1824 (Brasil Império) o poder pessoal do imperador é fortalecido com a criação do poder moderador, que estava acima dos poderes executivo, legislativo e judiciário. A Constituição de 1891 institui a forma federativa de Estado, a forma republicana de governo e a independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Já a Constituição de 1934 fortaleceu o poder executivo, ampliando as suas atribuições, e a Constituição de 1937 anula a independência dos poderes legislativo e judiciário. A Constituição de 1946 devolveu a independência e o equilíbrio entre os três poderes, além de dar autonomia a estados e municípios. 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A Constituição de 1967 adotou a eleição indireta para presidente da República, por meio de Colégio Eleitoral formado pelos integrantes do Congresso e delegados indicados pelas Assembleias Legislativas. As garantias dos magistrados do poder judiciário foram suspensas. E, por fim, a Constituição de 1988 restabeleceu a independência e o equilíbrio entre os três poderes, ampliou as liberdades civis e os direitos e garantias individuais, assim como instituiu eleições majoritárias em dois turnos. 
(Fonte: Agência Senado)
Os poderes nas Constituições
Veja no “Para saber mais” mais detalhes sobre eleições majoritárias e proporcionais. 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Construa um infográfico sobre “a situação dos poderes” nas constituições brasileiras.
Lembre-se que em um infográfico as informações devem ser organizadas de forma fácil, utilizando estratégias verbais e visuais para uma compreensão simples e objetiva de dados e conceitos. No seu infográfico, você pode fazer uso de ilustrações, ícones, entre outras estratégias para chamar atenção para os dados disponibilizados. Dessa forma, organize as informações e procure relacioná-las utilizando destaques à sua escolha. 
Puxe mais
10 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Na prática
Segue exemplo simples de infográfico como possibilidade de resposta. 
Correção 
2024_EM_B1_V1
Na prática
Constituição de 1824: fortalecimento da figura do imperador
Constituição de 1891: independência dos poderes executivo, legislativo e judiciário
Constituição de 1934: fortalecimento do poder executivo
Constituição de 1937: os Poderes Legislativo e Judiciário perdem a independência
Constituição de 1946: independência e o equilíbrio entre os três poderes 
Constituição de 1967: enfraquecimento do poder judiciário
Constituição de 1988: retomada da independência dos poderes 
O poder executivo, desde a descrição de Montesquieu, sofreu significativas mudanças no contexto das suas atribuições. Atualmente, não se restringe apenas a fazer a paz ou a guerra, enviar ou receber embaixadas, instaurar a segurança, prevenir invasões, conforme a proposição de Montesquieu. Na atualidade, o poder executivo, em muitos sentidos, aproximou-se das atribuições do poder legislativo. No Brasil, por exemplo, o poder executivo cria normas jurídicas, por meio de agências reguladoras, e edita medidas provisórias, além de ter assumido o protagonismo na proposição de políticas públicas, visando o estado de bem-estar social. 
A Constituição brasileira de 1988, conforme os trechos selecionados, traz a composição e as atribuições do poder executivo. 
O poder executivo
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
CAPÍTULO II - DO PODER EXECUTIVO. SEÇÃO I - DO PRESIDENTE E DO VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Art. 76. O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.
Art. 77. § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.
§ 3º Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos.
Poder executivo na Constituição de 1988
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
SEÇÃO II
DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA 
 Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:
I - nomear e exonerar os Ministros de Estado;
II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior da administração federal;
III - iniciar o processo legislativo, na forma e nos casos previstos nesta Constituição;
IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução;
V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos;
XIV - nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei;
XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;
XXVI - editar medidas provisórias com força de lei, nos termos do art. 62. 
(BRASIL. Constituição de 1988)
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A partir do excerto a seguir, converse com o seu colega e descreva as mudanças nas atribuições do poder executivo. 
O excerto a seguir trata da reforma do sistema de saúde proposta pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Converse com o seu colega e descreva as mudanças observadas nas atribuições do poder executivo.
Virem e trabalhem
Continua...
2024_EM_B1_V1
Aplicando
“No início de seu governo, o presidente Barack Obama lançou uma proposta ampla de reforma no sistema de saúde e disse que deixaria que o Congresso se encarregasse de definir os detalhes.
Em fevereiro, diante do impasse na votação da proposta, o presidente divulgou mais detalhes do plano, que pretende ampliar o número de americanos cobertos, tornar a assistência médica mais barata e impor regras mais rígidas às seguradoras”. 
(Ministério da Saúde. Conselho Nacional de 
Saúde. Brasília, 22 de março de 2010)
Virem e trabalhem
15 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Saiba mais
No sistema majoritário são eleitos os representantes do poder executivo (prefeitos,governadores e presidente da República) e senadores. Vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos. 
No contexto das eleições de vereadores, deputados estaduais e deputados federais, o sistema é proporcional. Nesse contexto, o eleitor escolhe entre os candidatos que o partido apresenta. Quanto maior o número de votos do partido, maior número de vagas ele deverá ocupar. Por isso, candidatos com muitos votos ajudam a eleger os menos votados do partido. 
Eleições majoritárias e proporcionais
Continua...
2024_EM_B1_V1
Saiba mais
Eleições majoritárias e proporcionais
https://www.youtube.com/watch?v=k9v41Cdprl4 
https://www.youtube.com/watch?v=NpNYeU3wCFM 
Como funciona o sistema majoritário?
Como funciona o sistema proporcional ?
2024_EM_B1_V1
A compreender a complexidade da organização do poder político;
A identificar e analisar o atual perfil do poder executivo. 
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
AGÊNCIA SENADO. Constituições brasileiras. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/constituicoes-brasileiras. Acesso em: 30 nov. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 nov. 2023.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011. 
MONTESQUIEU, C. O espírito das leis, São Paulo: Martins Fontes, 2000. 
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Museu da República. Juramento de posse. Pintura de Aurélio de Figueredo. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:CF_-_1891.jpg. Acesso em: 30 nov. 2023.
Slide 16 – Justiça Eleitoral. Como funciona as eleições majoritárias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k9v41Cdprl4. Acesso em: 30 nov. 2023.
Slide 16 – Justiça Eleitoral. Como funciona a eleição proporcional. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k9v41Cdprl4. Acesso em: 30 nov. 2023.
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando

Outros materiais