Buscar

Homem, Cultura e Sociedade VI

Prévia do material em texto

Questão 1
Respondida
  “A filosofia iluminista se prostrava otimisticamente, pois acreditava no progresso por meio do uso crítico e construtivo da razão, sendo o homem o detentor de seu próprio destino e formulador do racionalismo. Por esta perspectiva, contrariavam as imposições de caráter religioso, ao absolutismo e sua “razão” divina, além dos privilégios dados à nobreza e ao clero O movimento atingiria o seu apogeu no século XVIII, o qual passaria a ser conhecido como o “Século das Luzes”. O Iluminismo encontrou maior força e recepção aos seus princípios na França – palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais –, onde influenciaria sobremaneira a Revolução Francesa através da: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” – lema basilar no processo revolucionário.”
MELLO, Vico; DONATO, Manuella. O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo: Modernidade e a Revolução Francesa como o marco paradigmático. Revista Crítica Histórica. UFAL, Ano II, nº4, 2011. Disponível em:
Durante o século XVIII, as transformações econômicas, políticas e culturais, que se intensificaram e novas dinâmicas sociais exigiam novas formas de pensar o mundo.
Assinale alternativa que apresenta eventos que propiciaram o surgimento do pensamento social no Ocidente:
· O feudalismo e o capitalismo que conviveram harmonicamente devido às similaridades que possuem esses sistemas.
· A persistência, na sociedade moderna, do entendimento de  que a vida social segue uma ordem natural de desenvolvimento.
· A sociedade passa a ser objeto de estudos a partir das mudanças técnicas que revolucionaram a base econômica da sociedade. As mudanças promovidas pela Revolução Francesa não influenciaram esse processo.
· As dinâmicas econômicas, políticas, sociais e culturais mudam constantemente, na sociedade feudal já predominava a noção de que era preciso uma análise científica do social.
· As relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, provocam a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
Sua resposta
As relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, provocam a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
As Ciências Sociais surgem no século XIX com as transformações das relações políticas e de produção advindas da Revolução Francesa e da Revolução Industrial. Com os novos “sujeitos” dessa nova dinâmica da economia e novas relações de trabalho, surge a necessidade de uma nova visão de mundo, colocando a sociedade como objeto de estudo.
Questão 2
Respondida
O Iluminismo ou Era da Razão foi um movimento que ocorreu no século XVIII na Europa. Esse movimento defendeu o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política.
Tendo em vista o Iluminismo, analise as afirmativas sobre esse movimento:
I- O Iluminismo não contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses divergentes. Os burgueses acreditavam que os iluministas atrapalhariam seu desejo de ascender ao poder.
II- Os iluministas defendiam a liberdade econômica sem a intervenção do Estado na economia.
III- O Iluminismo defendia o avanço da ciência e da razão, contudo, combatiam o predomínio da burguesia e seus ideais.
IV- Esse movimento criticava o mercantilismo, o Absolutismo monárquico, o poder da Igreja e as verdades reveladas pela fé.
V- John Locke, considerado o 'pai do Iluminismo";, defendia a razão e a liberdade dos cidadãos.
Sobre o Iluminismo, estão corretas as afirmativas:
· Apenas, I-II-III.
· Apenas, I-III.
· I-II-III-IV.
· II-III-IV-V.
· Apenas, II-IV-V.
Sua resposta
Apenas, II-IV-V.
100% correta, pois apenas, II-IV-V estão certas. Na I, o Iluminismo contou com o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns. Do mesmo modo, na III, os iluministas não combatiam, mas sim, defendiam o predomínio da burguesia e seus ideais. As demais sintetizam os princípios iluministas.
Questão 3
Respondida
O grande desafio das ciências sociais, desde o seu surgimento, é a investigação, não apenas das instituições e práticas sociais, mas também das convicções que os agentes têm sobre a sua própria sociedade – investigar não apenas a realidade social, mas os saberes que se debruçam sobre ela. Debruçando sobre a realidade social capitalista, o marxismo trouxe diversas reflexões.
A partir das afirmações, verifique quais correspondem ao pensamento marxista:
 
I- A classe dominante não tem interesse em oferecer um conhecimento crítico, de qualidade e democrático a todos, de forma justa. Isso porque precisa manipular, controlar e dominar as classes que não detêm o acúmulo de capital, para manter o poder.
II- As classes sociais estão em constante conflito, pois os burgueses exploram os trabalhadores, visando ao lucro. Segundo Marx, esse conflito pode ser resolvido dentro da própria sociedade capitalista.
III- Para Marx, a sociologia deveria contribuir para a realização de mudanças radicais na sociedade, promovendo a orientação das classes sociais para a transformação da sociedade e a emancipação dos indivíduos.
IV- De acordo com Martins (1994), foi o socialismo, principalmente o marxista, que despertou a vocação crítica da sociologia, unindo explicação e alteração da sociedade, e ligando-a aos movimentos de transformação da ordem existente.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o pensamento marxista:
· Apenas I e II.
· Apenas III e IV.
· Apenas I, III e IV.
· Apenas II, III e IV.
· I, II, III e IV. 
Sua resposta
Apenas I, III e IV.
Apenas a II está incorreta, pois, segundo Marx, as classes sociais estão em constante conflito, pois os burgueses exploram os trabalhadores, visando ao lucro. No entanto, ele não acredita que esse conflito possa ser resolvido dentro da própria sociedade capitalista.
Questão 4
Respondida
"...transformações políticas, sociais, econômicas e religiosas marcaram a passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Todo esse processo de renovação e revigoramento, que também influenciou a cultura, recebe o nome de Renascimento. O pensamento filosófico, que até aproximadamente o século XV estava subordinado
à Igreja Católica, passa para a Filosofia moderna, que tem início com o Renascimento, quando apenas as explicações religiosas não são mais suficientes e predomina a ideia
da conquista do pensamento científico".
Cizoto, Carla Regina Mota Afonso Diégues, Rosângela de Oliveira Pinto. Homem, cultura e sociedade. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
 
Com base nesse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas:
 
I. O capitalismo se consolidou ao longo da Idade Média, principalmente no contexto do feudalismo.
 
PORQUE
 
II. A consolidação do capitalismo é uma das características da sociedade moderna.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira e a II falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
A asserção I é uma proposição falsa e a II verdadeira.
O Capitalismo se consolidou na Revolução Industrial, e não ao longo da Idade Média ou no contexto do feudalismo, conforme afirma a primeira proposição. Por isso, a primeira proposição é FALSA. A sociedade moderna passa a existir com a "substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista", portanto a segunda é verdadeira.
Questão 5
Respondida
“Ao abordar a ação social, Weber (1979) utilizou construções de tipos ideais despidas de sentido histórico, porém solidamente concebidas no que se refere à elaboração dos conceitos e fundamentadas no desencanto do mundo e na busca e produção de um sentido (sensemaking). Estes construtos, adequados à realidade, criam a possibilidade de aplicaçãoteórica e prática. Na sua obra Weber (1979) substituiu a razão universal pela contingência histórica, na qual a história aparece com sentido variável em função do sujeito da ação, cuja coerência estabelece que o mundo dos valores é infinito e cabe ao homem escolher seus valores.”
MORAES, Lúcio Flávio Renault de; MAESTRO FILHO, Antonio Del; DIAS, Devanir Vieira. O paradigma weberiano da ação social: um ensaio sobre a compreensão do sentido, a criação de tipos ideais e suas aplicações na teoria organizacional. Rev. adm. contemp.,  Curitiba ,  v. 7, n. 2, p. 57-71,  June  2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552003000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em  13  Mar.  2021.  https://doi.org/10.1590/S1415-65552003000200004.
Tendo o fragmento do texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.
· Os “tipos ideais” são construções que permitem explicar somente as ações racionais, não se preocupando com as subjetividades dos indivíduos.
· Os “tipos ideais” são exemplos concretos de comportamentos, são sempre encontrados em estado puro.
· A construção dos “tipos ideais” baseia-se essencialmente a partir de fatos sociais objetivos e que envolvem o coletivo.
· Os “tipos ideais” constituem objetos de estudo da sociologia weberiana, e exemplificam a ideia do autor de que o coletivo se impõe ao indivíduo..
· Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.
Sua resposta
Os “tipos ideais” constituem um instrumento teórico de análise da realidade. O autor dá importância aos indivíduos, comportamentos e ações, levando em conta questões subjetivas.
Os tipos ideais não são objeto de estudo da sociologia, mas um instrumento para análise das relações humanas. Para Weber, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais que podem ser analisadas pelo prisma dos tipos ideais.
Questão 6
Sem resposta
O final da Idade Média é marcado por uma séria crise social, econômica e política, que foi denominada de tríade composta pela Guerra dos Cem Anos, pela Peste Negra e pela fome. No século XIV, a Europa entra em crise de uma forma cíclica, ou seja, as mudanças climáticas que afetam diretamente o abastecimento agrícola fazem com que a Europa passe a conviver com o problema da fome. Para piorar a crise, as péssimas condições de higiene na Europa, naquele período, provocam uma epidemia da bactéria Yersinia pestis, que dá origem à chamada Peste Negra. E, por fim, a Guerra dos Cem Anos, iniciada pelos conflitos entre a nobreza da França e Inglaterra, provoca um grande número de mortos em ambos os países. Todos esses problemas levaram também às chamadas revoltas camponesas.
Todos os problemas apontados no texto contribuíram para o advento da sociedade capitalista. Analise as alternativas que abordam esse período:
I- A Guerra dos Cem Anos prejudicou a economia dos dois reinos e contribuiu para o empobrecimento da nobreza feudal e, consequentemente, o seu enfraquecimento político.
II- Os burgueses ansiavam por poder político, por isso realizaram uma aliança com os reis, que no feudalismo tinham seu poder centralizado com os vassalos e suseranos. Essa aliança entre rei e burguesia, na unificação econômica, gerou a padronização de pesos, medidas e a monetária - incentivando as trocas comerciais.
III- A descentralização do poder do rei, no período feudal, foi a principal razão da ascensão da sociedade capitalista.
IV- O comércio e a emergência das cidades foram os fatores decisivos no declínio do feudalismo, com forte presença da moeda como forma de troca.
Sobre o declineo do feudalismo, estão corretas as afirmativas:
· Apenas, I e II.
· Apenas, III e IV.
· I, II, IV.
· I,II,III.
· I, II, III, IV.
Sua resposta
Apenas, I e II.
100% Correta. Apenas a I e II estão corretas. Na III, não foi a descentralização do poder do rei, no período feudal, contribuiu para a ascensão da sociedade capitalista e sim a formação dos Estados nacionais. Na IV, o comércio e a emergência das cidades não foram os fatores decisivos no declínio do feudalismo, pois estão restritos aos limites do modo de produção feudal; o comércio ocorre enquanto troca de excedente, e não como ocorre no modo de produção capitalista, enquanto realização da mais-valia.
Questão 7
Sem resposta
A maneira como a nossa sociedade está organizada hoje é resultado de um longo processo histórico. Alguns eventos são fundamentais, destacam-se a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que forneceram as bases material, filosófica, política, econômica, social, do mundo ocidental moderno. Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir:
I – A ciência tem papel fundamental nesse processo, pois esse modelo de pensamento está na base das transformações técnicas responsáveis pela revolução no modo de produzir mercadorias, graças à invenção das máquinas.
II – A ciência influenciou diretamente nas mudanças filosóficas e sociais que geraram o Estado moderno, já que possibilitou sistematização e racionalização da análise sobre o social presente no Iluminismo.
III - A divisão dos poderes judiciário, executivo e legislativo é consequência de um pensamento religioso, que tomava esse modelo de organização social como uma ordem natural das coisas, fruto da vontade divina.
É correto o que se afirma apenas em:
· I.
· II.
· III.
· I e II.
· I e III.
Sua resposta
I e II.
Alternativa correta: I e II.   As afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa III é falsa, pois a divisão dos poderes em judiciário, executivo e legislativo é resultado da racionalização do pensamento, com o Iluminismo, que questionou a noção de uma ordem natural de organização social de origem religiosa, que sustentava a sociedade medieval e o poder dos senhores feudais.
Questão 8
Sem resposta
“Os pensadores clássicos da sociologia são o filósofo e economista alemão Karl Marx, o sociólogo francês Émile Durkheim e o sociólogo, teórico político alemão Max Weber. Apesar disso, não podemos deixar de mencionar a participação honrosa do filósofo francês Auguste Comte, considerado o “pai” da sociologia, por enunciar, pela primeira vez, a necessidade de uma ciência capaz de entender as bases da sociedade e criar propostas de intervenção para que ela possa  desenvolver-se plenamente.
Com distintas visões sobre o método sociológico e sobre o curso da sociedade, os autores do chamado tripé da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) contribuíram imensamente com o desenvolvimento basilar dessa ciência.”
PORFíRIO, Francisco. Pensadores clássicos da sociologia. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/pensadores-classicos-sociologia.htm. Acesso em 13 de março de 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as informações corretas a respeito de interpretações e conceitos elaborados por Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber:
· Karl Marx refletiu sobre a relação religião e economia; Max Weber trabalha com fatos sociais; Émile Durkheim tinha uma preocupação com o indivíduo.
· Karl Marx desenvolveu os conceitos a respeito das relações de produção e desigualdade herdadas do capitalismo; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e os “tipos ideiais” como modelo para análise da realidade; Émile Durkheim trata da função das instituições e o conceito de fato social.
· Karl Marx se preocupava com as relações de trabalho e produção; Max Weber desenvolveu o conceito de fato social e anomia; Émile Durkheim elaborou o conceito de “tipos ideiais”.
· Karl Marx desenvolveu o conceito de tipos ideais; Max Weber, na esteira do positivismo, desenvolveu o conceito de fato social; Émile Durkheim elaborou conceitos sobre as relações de produção.
· Karl Marx elaborou, por influência do positivismo, a ideia de fato social; Max Weber elaborou o conceito de “tipos ideiais”; Émile Durkheim estabeleceu relações entre economia e religião.
Sua resposta
Karl Marx desenvolveuos conceitos a respeito das relações de produção e desigualdade herdadas do capitalismo; Max Weber elaborou os conceitos de ação social e os “tipos ideiais” como modelo para análise da realidade; Émile Durkheim trata da função das instituições e o conceito de fato social.
Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim, considerados fundadores das ciências sociais, desenvolveram interpretações e conceitos sobre o mundo social que permanecem como referências de análise até os tempos atuais. Para Marx, a desigualdade social era uma marca do capitalismo. A produção material, resultado do trabalho, é o principal elemento constitutivo da sociedade, que para ele se organiza entre burguesia e proletariado. Para Durkheim, a sociedade é um todo ordenado por fatos sociais e formado/organizado em instituições, cada qual com suas funções. Para Weber, não existem fatos sociais, mas ações sociais que são individuais. Como modelo de estudo, utilizou o conceito de “tipos ideiais”.
Questão 9
Sem resposta
O capitalismo se consolida justamente com o processo de industrialização, com novas formas de produção e de divisão social do trabalho.
Analise as opções e verifique quais delas correspondem às características do sistema capitalista:
I- é um sistema igualitário, que defende a distribuição de bens, com o controle democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos.
II- O sistema capitalista possui como base filosófica a produção de bens e riquezas, o constante aumento e acumulação dessa produção.
III- A divisão do trabalho, no capitalismo, promove a alienação e a exploração da força de trabalho do proletariado.
IV- As greves e lutas dos trabalhadores, no período da Revolução Industrial, resultou em demissões e pioraram as condições de trabalho nas fábricas.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas, acerca do capitalismo:
· I-II-III.
· II-III-IV.
· I-III-IV.
· Apenas, II-III.
· Apenas, II-IV.
Sua resposta
Apenas, II-III.
A alternativa está 100% correta. Apenas a II e III estão certas. A I refere-se aos ideais socialistas. O socialismo, na teoria filosófica de Karl Marx, postula a regulação das atividades econômicas e sociais por parte do Estado e a distribuição dos bens. Essa corrente defende que o controle administrativo deve recair sobre os mesmos produtores ou trabalhadores e sobre o controle democrático das estruturas políticas civis por parte dos cidadãos. A IV está incorreta, pois as greves e as lutas por melhores condições de vida obrigaram os burgueses a aceitar algumas reivindicações, mas reprimiram, duramente, outras. Foi a partir das greves que os trabalhadores conseguiram algumas melhorias nas condições de trabalho.
Questão 10
Sem resposta
O feudalismo foi um modelo de organização social e política. que se inicia com o período das denominadas invasões bárbaras e a posterior queda do Império Romano do Ocidente (Século V) que transformam toda a estrutura política e econômica da Europa Ocidental descentralizando-a. 
Assinale a opção que apresenta corretamente as principais características do feudalismo:
· Classes sociais, agricultura, trabalho servil.
· Sociedade estamental, trabalho industrial, agricultura.
· Burguesia, indústria, trabalho servil.
· Sociedade estamental, agricultura, trabalho servil.
· Classes sociais, estamentos, agricultura.
Sua resposta
Sociedade estamental, agricultura, trabalho servil.
As principais características do feudalismo são: a agricultura como principal fonte de renda para subsistência e com ênfase nas trocas naturais (produto por produto); sociedade estamental e trabalho servil.  Classe social é um conceito que advém a partir das “revoluções burguesa e industrial”.O trabalho industrial surge com a revolução industrial. O feudalismo tinha por característica a agricultura e não a indústria, os burgueses já existiam no feudalismo.

Continue navegando

Outros materiais