Buscar

1bim -perguntas e Repostas-questões de prova

Prévia do material em texto

José e Maria se casam mediante regime da comunhão universal de bens, sendo que José trouxe para o casamento uma casa e Maria, um terreno. Ocorre que posteriormente ao casamento, Maria descobre que José já era casado, portanto bígamo, em face do que o casamento é declarado nulo. Pergunta-se: a) Sendo irregular, qual o vício de que padece o ato e qual particularidade legal subjetiva existente nesse casamento; b) Diante dessa particularidade, como ficaria a partilha dos bens do casal e do direito a alimentos entre José e Maria. Justifique suas respostas, declinando os fundamentos legais das mesmas. (Responder em aproximadamente sete linhas). 
a) Neste caso, há um erro um vício quanto a pessoa do outro, e partindo do princípio da boa-fé de Maria, pois esta não sabia da condição de José. Como o problema não trouxe se José tinha ciência de ser casado, poderia ser caracterizado um casamento putativo
b) Maria por ter agido de boa-fé está não será prejudicada, ou seja, os efeitos do casamento surtirão efeitos quanto ela, mas não contra José, que agiu de má-fé, este perderá todas as vantagens havidas do inocente , e deverá cumprir as promessas do pacto antenupcial, mas, terá direito a meação dos bens havidos por esforço comum. No entanto se ambos tiverem de boa-fé, a partilha se dará normalmente. Quanto aos alimentos existem duas posições, uma que diz que não há que se falar em alimentos pois a relação conjugal não existe, e a outra que pode haver o pagamento de alimentos desde que compravada a necessidade da parte prejudicada. 
Criança pode ingressar com pedido de alimentos que estão 8 anos atrasada?
Sim, pode ingressão com a ação de cobrança, desde que representado pelo responsável (pai, mãe), ou representante legal, ou até mesmo pelo MP, conforme súmula 594 do STJ, pois não possui capacidade para pratica de atos civis, sendo assim esse representando agirá em nome da criança. 
Um homem descobriu q n era pai da crianças se ele pode pedir ressarcimento das pensões q ele pagou
Conforme a súmula 621 do STJ os alimentos pagos não podem ser devolvidos, no entanto, cabe ação de regresso contra a mãe se agiu de má-fé ou ao pai legítimo da criança nos termos do artigo 876 do CC, pois o pagamento desses alimentos estão relacionados ao princípio da dignidade humana, pois são destinados a sobrevivência da pessoa. Fala-se também em dano moral quando a mãe age de má-fé.
o adotado tem direito de saber a identidade dos pais biológicos
Sim, conforme artigo 48 do ECA, o adotando tem o direito de saber sua origem biológica, bem como ter acesso irrestrito ao processo de adoção, baseado no princípio da dignidade humana, tratando-se de um direito personalíssimo.

Continue navegando