Buscar

Relatório - Sala de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Escola Estadual Jean Marc Itard
RELATÓRIO PEDAGÓGICO FINAL – Sala de aula regular
	1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE 
	Unidade Escolar – Ano letivo
	Nome do Estudante: Álvaro Torres Gusmão
	Data Nascimento.: 18/09/2009
	Idade: 14 anos
	Ano/Turma/Turno: 8º ano
	Condição Paede/deficiência: Deficiência Intelectual
	2. DOCENTES RESPONSÁVEIS
	PROFESSORES REGENTES: Paulo de Tarso Casadennova, Mario Bruno de Lucas, Julia Rosa Prada, Camila Justino Santos, Letícia Gaborim Scielle, Mariana Eurina Salvatori, Fábio Mello Mendes, Luiz Gonçalves Silveira, Roberto Alves de Carvalho (Substituição à Rosana Blat Fagundes)
	Professor de apoio: Não há necessidade
	Professor de AEE/SRM: A escola não conta com Sala de Recursos Multifuncionais/Atendimento Educacional Especializado
	PARECER 
	
Parágrafo de Apresentação - Questões gerais e relevantes sobre o desenvolvimento do estudante em sala de aula)
Este relatório descreve as habilidades e competências alcançadas pelo estudante a partir da elaboração do Plano Educacional Especializado, bem como os considerações e apontamentos necessários para demonstração das aquisições do estudante a partir das ação pedagógica desenvolvida na sala de aula regular. A aprendizagem é um processo de construção de conhecimentos, desencadeada por conflitos interiores estabelecidos pelos alunos. Nesse sentido, pode-se afirmar que o aluno, individual e coletivamente, se dispôs a participar do processo de aprendizagem, contudo o mesmo é inconstante no processo de aprendizagem, apresentando labilidade emocional, e alguns episódios de comportamentos disruptivos quando exposto a situação de grande desafio ou em que se sentisse constrangido ou envergonhado.
Parágrafos com caracterização da aprendizagem (diálogo das potencialidades e dificuldades)
No início do ano letivo, o estudante apresentava características importantes para o processo de aprendizagem. Ele demonstrou-se atento e com desejo de aprender durante todo o ano, engajou-se nas atividades pedagógicas realizadas, contudo, o tempo de dedicação para cada atividade se deu em torno de 30 minutos, após esse tempo o aluno demonstrava baixo limiar atencional e era necessário outra atividade, para novo engajametno e atenção. Durante todo o ano letivo, o estudante imitava os comportamentos dos colegas de sala e algumas vezes, repetia comportamentos inadequados, demonstrando não compreender o constrangimento ou incômodo que a atitude causava aos colegas. Nesses momentos, foi necessário intervenção do professor para que o aluno refletisse sobre a atitude e buscasse comportamentos mais adequados a sociabilidade. O estudante faz questão de ser igual aos demais colegas, não gosta de tratamento diferenciado como preferência em filas, ou outra ação que o coloque em evidência em função da deficiência. O estudante exige atividades como as dos colegas, quer copiar do quadro no mesmo tempo, ainda que não tenha domínio da escrita e suas funcionalidades. O aluno reclama quando não se sente pertencente ao contexto da turma, exigindo seu direito à escola. Quanto as dificuldades enfrentadas no início do ano letivo, em que o estudante o aluno demonstrava dificuldade para compreender ideias abstratas e linguagem figurada. Houve em todas as disciplinas empenho em compreender o nível de abstração do estudante e concluiu-se que o estudante realiza representações mentais de objetos, pessoas e eventos, constituindo-se num tipo de agrupamento cognitivo que sustentam o raciocínio, à linguagem, à tomada de decisões em situações cotidianas ou de baixa complexidade, o estudante ainda apresenta dificuldade em compreender situações mais complexas nunca experiênciadas ou materializadas de alguma forma. O estudante ainda apresenta dificuldade no campo da abstração quando envolve planejamento. O mesmo refere-se ao futuro, mas não demonstra planejamento exequível de suas ações. Quanto aos comandos, o estudante o estudante ainda não consegue desenvolver ações com comandos longos e palavras que não pertence ao seu vocabulário.
Parágrafos com resumo das habilidades iniciais que o estudante possuia no momento inicial do ano letivo.
No início do ano letivo, o estudante apresentava não demonstrar qualquer habilidade quanto a aquisição da língua escrita, um pequeno prejuízo na comunicação e na linguagem oral, já que não articulava todos os sons da língua portuguesa. O estudante apresentava um vocábulário restrito e utiliza sujeitos e predicados corretamente, assim como faz uso verbal das preposições, apresenta dificuldade para compreender desenhos, símbolos e logomarcas e não distingue letras, números e símbolos. O aluno demonstra tentativas de escrita, mas utiliza-se de letras, números e símbolos não convencionais. O aluno traça letras do seu nome, mas nem sempre os traçados estão corretos e muitas vezes as letras não estão na ordem correta. A aluna identifica desenhos com e sem figuração nos textos, mas não reconhece as características que determina um gênero textual. O aluno segue a ordem correta das folhas no caderno, sem pulá-las ou alterná-las. Respeita as margens laterais, superior e inferior. Quanto ao uso de livros o aluno consegue folheá-los, folha por folha, encontrando a página exigida pelo professor. Está em desenvolvimento a capacidade do aluno de escrever nos lugares indicados pelo professor na apostila do sistema estruturado. Os desenhos do aluno apresentava pouca riqueza de detalhes e dificuldade para recortes e colagens. Quanto à educação física, o estudante apresentava bom desempenho do esquema neuropsicomotor, mas apresentava dificuldade para compreender as regras quando aplicadas as práticas esportivas. Quanto à matemática, pode se dizer que o aluno repetia oralmente a ordem numérica de 1 a 5, sem relacionar com as quantidades equivalentes, nem traçava os números sem auxílio ou suporte. O aluno apresentava dificuldades para organizar e ordenar objetos. O mesma ainda não nomeava as cores, não reconhecia as formas e medidas, assim ainda não conseguia classificar objetos a partir destes tributos. O aluno distinguia, mas sem constância alto/baixo, grande/pequeno, leve/pesado. Quanto às ciências, o aluno demonstrou ser capaz de reconhecer alguns materiais necessários a limpeza do espaço escolar. O aluno localizava, nomeava e representava graficamente (por meio de desenhos) algumas partes do corpo humano; sua higiene corporal demonstrava que o mesmo reconhecia parcialmente as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde. Quanto a história, geografia e ensino religioso, o aluna descrevia características observadas em seus lugares de vivência imediato, mas não conseguia descrever os lugares fora do seu campo de visão. Reconhecia e algumas semelhanças e diferenças entre o eu e o outro. Percebia que o seu nome e o das demais pessoas os identificavam e os diferenciavam. 
Parágrafos do desenvolvimento da aprendizagem a partir da atuação dos professores em sala de aula
Realizou-se um intenso trabalho com o aluno para o desenvolvimento de sua linguagem oral e a ampliação de sua capacidade de comunicação. Assim pode se dizer que o aluno compreende ordens e comandos curtos, ampliando neste ano letivo o número de comandos em uma ordem. O aluno demonstrou capacidade de compreensão de diferentes contextos, demonstrando muitas vezes respostas contextualizadas. O aluno demonstrou capacidade de ler algumas imagens. Quanto a aquisição do sistema de escrita alfabética, o aluno reconhece com constância algumas letras do alfabeto. O aluno distingue letras, números e símbolos. O aluno demonstra tentativas de escrita e utiliza somente letras. O aluno traça letras do seu nome com suporte ou ajuda. O aluno iniciou o processo de apropriação do sistema de escrita alfabética, terminando o ano letivo no nível pré-silábico quanto a psicogênese da língua escrita. O aluno ouviu atentamente romances, contos contemporâneos, minicontos,fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa, poema concreto, ciberpoema, mas não identifica características do gênero, sendo que conseguiu realizar o reproduzir oralmente alguns gêneros. O estudante memorizou e declamou alguns poemas estudados em sala de aula. Quanto aos conhecimentos no campo das artes pode se dizer que o aluno produziu, apreciou e analisou formas distintas das artes visuais através de desenhos, pinturas, esculturas, fotos. Analisou e produziu diferentes formas de expressão, representação e encenação de dança, teatro e arte circense, contudo sua participação nas atividades não foram frequentes, já que a mesma se recusava participar em alguns momentos. Quanto à educação física, o aluno experimentou, fruiu e recriou diferentes jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e participou de práticas desportivas. Quanto aos conhecimentos matemáticos, o aluno mostrou-se capaz de contar oralmente até 20 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos até o número 9. Compreende os de adição e subtração, de forma que consegue operacionalizar o conceito com quantidades concretas. Reconhece, descreve e dá continuidade a um padrão ou regularidade sem constância. Percebe os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais até 9, objetos ou figuras. Reconhece e nomeia as figuras geométricas espaciais cones, cilindros e esfera e as figuras planas círculo, quadrado, retângulo e triângulo em situações concretas. Quanto ao conhecimento de história, geografia e ensino religioso, o aluno identifica e nomeia diferentes escalas de tempo com dificuldade, confundindo os períodos diários (manhã, tarde, noite). Quanto ao conhecimento das ciências da natureza, associa mudanças de vestuário e hábitos alimentares decorrentes da variação de temperatura no ambiente. Descreve e reconhece características do tempo relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor.) Identifica e relata o uso do espaço público. Reconhece, nomeia e descreve algumas profissões. Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. Identifica as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias e gostos. 
Parágrafo avaliativo geral- 10§ 
O estudante não acompanha o fluxo de aprendizagem da turma, mas atingiu as habilidades e objetivos de aprendizagem estabelecidos no Plano Educacional Especializado e está APTO a prosseguir para o próximo ano/nível de ensino.
	Recomendações
	O estudante desenvolve as atividades com autonomia e sua condição não requer o auxílio de professor de apoio ou assistente de educação especial.
	
	
	Coordenação Pedagógica
	
	Professor de Apoio Pedagógico 
	Professor Regente
	
	Professor Regente
	Professor Regente
	
	Professor Regente
	Professor Regente
	
	Professor Regente
	Professor Regente
Responsáveis: 
	
	Professor Regente
image1.png

Continue navegando

Outros materiais