Buscar

Animais da granja e suas fases - Suinocultura

Prévia do material em texto

Animais da granja e suas fases
Reprodução- A fêmea tem que ter no mínimo 7 pares de tetas. O macho começa a monta com 8 meses e vai para o abate com 2 anos, sendo o volume ejaculado de 200-300ml, precisa ter libido, condição corporal com cascos nas conformidades, não pode engordar muito, na alimentação se dá mais fibras pra ele se sentir saciado e com isso não engordar. A fêmea entra no cio a cada 5-6 dias. O macho é conduzido após lavagem para a sala de coleta, onde ele sobe no manequim e uma pessoa o ajuda manualmente, o sêmen é coletado com o descarte dos primeiros jatos por conter células mortas do prepúcio e será o mais contaminado, se avalia concentração e motilidade que deve ser de 70% e precisa de 3 avaliações. 
Gestação, cobrição e pré-cobrição- A gestação da porca dura 3meses, 3 semanas e 3 dias, a fêmea fica presa na gaiola, para não brigar com outras, se brigar aborta, fica 30 dias sozinha. Quando comem muito, ovulam, tem que diminuir alimentação pois altos níveis de energia aumenta reabsorção embrionária. Na identificação do cio utiliza o cachaço (RTM), quando ele identifica um funcionário senta em cima da fêmea (RTH), se ela aceitar (não abaixar, balançar o rabo, salivar e morder a baia), está realmente no cio e será inseminada 2x e daqui a 2 dias mais 1-2x e a partir daí que restringe a comida, a identificação do cio ocorre todo dia. Os problemas que mais acometem as gestantes são problemas locomotores e urinários, por isso tem que ir e levantar ela ao longo do dia para beber água e se movimentar. 
Para transferir as fêmeas para a maternidade tem que passar pelo vazio de 5 dias no mínimo e precisam ir de 3-7 dias antes do parto. O ambiente deve estar limpo e desinfectado, a transferência deve ocorrer com calma e nos horários mais frescos na temp de 16-22ºC. 
No momento do parto a fêmea está com apetite diminuído, edema de vulva e do aparelho mamário, nervosa e mordendo a gaiola. No sistema SISCALL se procura preparar um ninho para abrigar os leitões, há alteração hormonal. 
Nascem com 15 minutos de diferença e pode durar de 30 minutos a 10 horas, quando há mumificação pode se aplicar ocitocina, o feto deve ser retirado por ser uma fonte de contaminação, pode também massagear o aparelho mamário para facilitar. 
Após o nascimento retirar os neonatos de perto da porca, aplicar sedativo ou tranquilizante para não morder, pisotear ou matar o leitão, só colocar 1 leitão perto dela e marcar para futura eliminação. Acompanhar o nascimento, limpar o focinho com uma toalha para desobstruir as vias aéreas, secar o animal, por em fonte de calor (temperatura corporal de 32ºC), amarrar, cortar e desinfectar o cordão umbilical, temperatura para matriz é de 15-18ºC. Inanição, esmagamento e hipotermia são as principais causas de mortalidade.
Pesar os animais no nascimento, desmame, troca de lote. Corta o dente para que não se machuquem e machuquem a fêmea na hora de mamar, deve ser feito até os terceiro dia de vida, deixar ele mamar o colostro antes, não pode ficar lascas do dente, evitar lesões na gengiva e não quebrar, deve ser próximo ao meio do dente. Cortar o rabo a 2/3.
Se houver hérnia não deve ser realizada a castração e sim o abate precoce, evita o odor e sabor desagradável na carne por conta dos hormônios masculinos, entre 7-10 dias, deve ser na região mais ventral. Há imunocastração que a medida que ele vai crescendo vai involuindo.