Buscar

Helmintologia Veterinária

Prévia do material em texto

· Helmintos
Conhecidos como vulgarmente como vermes, pluricelulares, eucariontes, morfologia diferenciada. 
Platyhelminthes: achatados, Cestoda em forma de fita e segmentados, hermafroditas e se alojam no intestino delgado ou Trematoda em forma de folha não segmentada, são hermafroditas, moluscos. Nematoda: cilíndricos. Acanthocephala: Probóscide com ganchos e corpo com estrias, H.D. suínos e raramente em humanos, H.I. besouros coprófagos, baixa frequencia de aparecimento nos animais.
Cabeça(escólex) com ventosas onde se fixa por ela, região germinativa que gera as partes individualizadas, são hermafroditas, proglote. Abaixo do colo é a região reprodutiva.
H.D. (teníase) humano ou animal, verme parasita na forma adulta, fixa na mucosa do intestino delgado, presença do ovo infectante nas fezes que contamina água e alimento, ingestão oral, h.i. (Cisticercose), fase larval (tênia) ultrapassa a barreira intestinal e cai na corrente sanguínea e se instala no tecido muscular ou nervoso, tamanho pequeno. Ingestão/infecção é pela via oral.
Corpo chamado de estróbilo e cada unidade de proglotio onde há 1 sistema reprodutor feminino e um masculino em cada proglote com uma abertura para os ovos serem liberados, a cabeça é chamada de cestóbilo. Deposita uma cápsula ovigea, não é um ovo, são vários juntos/grudadinhos.
Teníase H.D Cisticercose H.I.
T. saginata- H.D humanos no intestino delgado e H.I. bovinos (Cysticercus bovis), tem 6-7m,
T. solim- H.D. humanos no intestino delgado e H.I. suíno e humanos (Cysticercus cellulosae), se for para a retina pode causar cegueira e se for para o sistema central pode causar diversos problemas como convulsão, cefalites e morte. 
Gênero Echinococcus
E. granulosus- H.D. carnívoros, H.I. ovinos, caprinos, equinos, suínos, bovinos, ruminantes silvestres e o homem, normalmente no fígado e pulmão. Forma larval é circular e grande. Sempre na fase adulta do H.D. nos cães no intestino delgado.
Gênero Dipylidium
D.caninum- H.D. cães, gatos, raposas e raramente humanos H.I. piolhos e pulgas (Ctenocephalides canis, C. felis, Pulex irritans, Trichodectes canis), aglomerado de ovos= bolsa ovígera e paquete ovígero. 
Cestódeos de herbívoros- quando se comportam como H.D. ovos irregulares, Anoplocephala magna, A. perfoliata, A. mamillana são de equinos com proglotes sobrepostas parecendo folhas de um livro e Moniezia benedeni e M. expansa de bovinos e ovinos, tênia dos bovinos. Fezes são ingeridos por ácaros, larva cisticercóide. Benedeni são mais largas.
Gênero Raillietina
Cestodas de aves, H.I formigas e besouros (cisticercóide), H.D. Pombos, galinhas e perus e ficam no intestino delgado.
· Trematoda
Pequenos ruminante e ovinos são H.D., em forma de folha é um miracideo a forma larval, algumas gostam de ambiente seco e por isso ficam dentro do ovo, moluscos (caramujos) são H.I. que elimina cercarias, quando possuem cauda se locomovem na água, metacercária. ovo- mirácidio- mirácidio penetrando no caramujo - esporocisto- rédia - cercária eliminada pelo caramujo - metacercária encistada.
Eurytrema coelomaticum- H.D. ductos pancreáticos de bovinos, ovinos e caprinos, H.I. caramujos terrestres e depois os gafanhotos, são assintomáticos.
Fasciola hepatica- H.D. ductos biliares de bovinos, ovinos, caprinos, suínos e outros mamíferos (humanos), H.I, caramujos aquáticos (Lymnaea spp.). Borda mais clara, cone cefálico na cabeça.
Paramphistomum cervi- Bovinos e pequenos ruminantes, Trematoda do rumem, pode ser localizado no retículo também. Primeiro se estabelece no intestino delgado e depois se estabelece no retículo ou no rumem. Acetábulo/ventosa grande que se fixa, coloração avermelhada pela hemoglobina na microscopia. Em forma de gota, a ventosa é um acetábulo 
Platynosomum illiciens- H.D. gatos, vesícula biliar e ductos biliares, H.I. molusco (Subulina octona), isópodes terrestres e lagartixas. Parecidos com eritrema.
· Nematoda
Mais prevalentes e resistentes, também mais patogênicos, diferenciação sexual, reprodução eliminada nas fezes como ovo larvado, larva ou ovo não larvado. Larva de 1 estádio não infectante, é a de 3 estádio que é infectante. As vezes precisa de um H.I. Contaminação pela água, alimento e as vezes via cutânea, leite e placenta. 
Dirofilaria immitis- Verme do coração. Helminto filiforme, transmitido por mosquitos que são o H.I.(Aedes, culex e anopheles) associados a sistemas circulatórios, cães são o H.D, raramente humanos e gatos. Maior prevalência em áreas litorâneas. L1 são chamadas microfilarias e vão evoluindo até L5 onde já são adultos. É uma zoonose.
Spirocerca lupi- gástricos, grande, fica enovelado/comprimido em um nódulo fibroso no estômago, esôfago e aorta de cães e gato, a partir da ingestão de besouros, padrão hemorrágico.
Physaloptera spp- gástrico, coloração branca, fixo à mucosa do estômago, ingestão de hospedeiros intermediários como grilo, barata, besouro e outros. Depois de 2-2,5 meses elimina o parasita, PPP.
Gênero Trichuris e Capillaria- Chicote, porção anterior fina e posterior grossa, machos são enoveladas com cauda e fêmeas retas e afiladas, ovos com duas aberturas (bioperculados). Localização no intestino grosso. Ciclo direto, PPP de 6-12semanas.
Oxyuris equi- causa prurido anal em equinos pela substância utilizada para juntar os ovos, se localiza em ceco, cólon e reto, PPP de 5 meses. Transparência na cauda e extremidades.
Helmintos de aves são: 
Heterakis gallinarum- intestino grosso, assintomático, ceco, menor
Ascardia galli- intestino, obstrução intestinal
Ascarídeos- grandes, brancos, intestino delgado, ciclo direto, ovo com L3, parede grossa para conferir resistência, Toxascaris leonina é fixo ocorre em cães e gatos, Ascaris suum é migratório pelo fígado e depois atinge o pulmão ocorre em suínos, Parascaris equorum migratório pelo fígado depois atinge o pulmão, ciclo indireto em equinos.
Toxocara cati- em felinos, direto migratório, como o hospedeiro (gatos e ruminantes) se torna resistente e se dirigem para tecidos e ficam latentes para esperar fechar o ciclo, aprimoramento evolutivo(transferência pelo leite).
Toxocara vitulorum- mesmo que Ascaris suum e Toxocara cati.
Strongyloides- muito pequenos, no intestino delgado, as vezes é preciso coletar com uma peneira, só a fêmea transmite, partenogenética, infecção por L3, transmissão oral, cutânea (pulmão), transmamária e transplacentária. 
Machos apresentando uma bolsa, estrutura auxiliar de reprodução que fixa a fêmea, uma dilatação do corpo. Grandes estrôngilos, no intestino grosso de equinos, hematófagos, fazem migração interna, resulta em cólicas, ciclo direto e migratório.
Grandes Estrôngilos se localizam no ceco e cólon, são hematófagos e causam quadros de cólicas.
S.equinus- Fígado e pâncreas
S. edentatus- fígado e tec conjuntivo no flanco direito
S. vulgaris- Artéria mesentérica cranial e submucosa
Gênero dictyocaulus
Pulmonares, causam pneumonia, se alojam na traqueia e brônquios, linfonodos-L4. Técnica de berma para o diagnóstico.
Triconsongilideos são os helmintos mais importantes para ruminantes.
T.axei- fica no estômago e abomaso o restante fica no intestino delgado.

Continue navegando