Buscar

Resumo_Normas de proteção Radiológica


Prévia do material em texto

Requisitos Básicos e Princípios Fundamentais da Radioproteção
Fonte: wikipedia commons. Disponível em: upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/Radiation_warning_symbol.svg?uselang=pt-br Acesso em: 09 de out. 2023.
Conceitos da proteção radiológica
As Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica são regidas pela Norma 3.01 da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
O campo de aplicação da Norma 3.01 está voltado à proteção radiológica de locais que na prática utilizam fontes de radiação ionizante, para todos os fins utilizáveis. 
A instalação radiativa é a definição mais importante dentro da proteção radiológica, pois é o local onde se utiliza a fonte de radiação.
Os responsáveis pelas instalações são mencionados no documento enviado a CNEN, são chamados de titulares e empregadores, eles têm como obrigação implantar e implementar a proteção radiológica.
A verificação da proteção radiológica é realizada nas etapas de instalação, uso e desinstalação. É importante em cada etapa identificar os riscos e acidentes.
Todos os requisitos da proteção radiológica envolvem a instalação onde ocorrerá o uso da fonte, as exposições ocupacionais e exposições do público.
Aplicação da proteção radiológica
A verificação da proteção radiológica tem como objetivo, avaliar a exposição ocupacional, delimitar e averiguar a classificação das áreas, monitorar e realizar uma intervenção se necessário. 
Figura 1. Medidor de radiação ionizante.
Fonte: commons wikimedia. Disponível em: RTG_radiation_measurement.jpg (2273×1525) (wikimedia.org) Acesso em: 09 de out. 2023. 
É necessária que seja realizada a exposição ocupacional em todas as etapas de proteção radiológica, protegendo o IOE e o indivíduo do público.
A dose anual, corresponde ao período de janeiro a dezembro, dose efetiva em indivíduo do público não pode ultrapassar 1 mSv ao ano, já em indivíduo ocupacionalmente exposto 20 mSv no corpo inteiro (CNEN, 2014).
A classificação da área controlada precisa ter o símbolo internacional da presença da radiação ionizante como alerta para as pessoas não autorizadas não se aproximarem. 
Figura 2. Símbolo internacional da radiação ionizante. 
Fonte: freepik. 
Disponível em: Premium Vector | Vetor ilustração de círculo de radiação desenhada à mão (freepik.com) Acesso em: 09 de out. 2023. 
Proteção radiológica na prática
Critérios de exclusão e dispensa de medidas de proteção radiológica, ficam a critério da CNEN, após a análise dos documentos enviados para liberação e uso da instalação.
Afim de conformidade para a restrição das doses estabelecidas pela CNEN, é necessário enviar as grandezas de proteção radiológica, que compreendem, dose equivalente e dose efetiva, previstas mensalmente e anualmente na instalação. 
Referências
BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Norma CNEN NN 3.01. Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica. Brasília, DF: CNEN, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo-3/grupo3-nrm301.pdf Acesso em: 09 out. 2023. 
BRASIL. Comissão Nacional de Energia Nuclear. Posição Regulatória 3.01/010. Níveis de Dose para Notificação à CNEN. Brasília, DF: CNEN, 2011. Disponível em: https://www.gov.br/cnen/pt-br/acesso-rapido/normas/grupo-3/grupo3-pr301_10.pdf Acesso em: 09 out. 2023.
image4.png
image1.png
image6.png
image7.png
image8.png