Buscar

D p principios


Continue navegando


Prévia do material em texto

Código Penal
Não há como falar sobre Direito Penal sem falar do Código Penal, que é constituído por um conjunto de leis e normas. Mas, muito mais que uma legislação, ele é fundamental para manter a nossa vida segura e a nossa convivência harmoniosa. 
As leis do Código Penal não podem ferir a Constituição Federal, assim como precisam ter sintonia, ou seja, não devem contradizer uma à outra. 
Vale ressaltar que o Código Penal passa por alterações constantemente, de acordo com a nossa evolução enquanto sociedade.
Princípios do Direito Criminal
Os princípios do direito penal dão suporte para a área e facilitam a compreensão de qualquer ramo do direito. São alguns deles:
Princípio da ampla defesa
O princípio da ampla defesa manifesta a garantia de que ninguém pode sofrer as consequências de uma sentença sem ter tido a possibilidade de ser parte do processo da decisão judicial. Ou seja, todos possuem o direito de utilizar meios de prova para fazer sua defesa.
Princípio da legalidade
O princípio da legalidade exprime a ideia de que não existe crime se não estiver previsto em lei. É uma forma de limitar o direito penal, para que atue somente dentro das leis vigentes.
Princípio da intervenção mínima
O princípio da intervenção mínima expressa que só se deve recorrer ao direito penal se outros ramos jurídicos não forem suficientes. De modo geral, é a última opção, para ser usado somente quando necessário.
Princípio da adequação social
O princípio da adequação social manifesta que o Direito deve estar em harmonia com a realidade social do seu tempo, tomando como base os valores vigentes na sociedade e adequando-se aos seus ditames.
Princípio da isonomia
O princípio da isonomia exprime que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. As situações iguais devem ser tratadas de modo igual, e circunstâncias desiguais devem ser vistas desigualmente.
Princípio da presunção de inocência
O princípio da presunção de inocência ou de não culpabilidade implica que ninguém será considerado culpado até que o julgamento em que se prove a culpabilidade seja concluído e não caibam mais recursos. Somente após esse processo poderá ser aplicada pena ao réu.
Direito Penal para concursos
Como mencionamos, o Direito Penal é um dos temas mais cobrados no Exame da Ordem e em concursos públicos da área de segurança. Afinal, ele é