Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

A Lei 11343, de agosto de 2006, também conhecida como Lei de Entorpecentes ou, mais popularmente, como lei de drogas, é uma das principais Leis Penais Especiais e, por isso, é bastante cobrada em concursos, principalmente da esfera federal e nos exames da OAB. Esse dispositivo legal trouxe diversas inovações no âmbito penal para o tratamento aos usuários de drogas. Além disso, ela já passou por algumas atualizações desde sua criação.
Por isso, para se sair bem nos exames, é preciso se manter informado e atualizado sobre essa importante lei brasileira. Acompanhe o artigo para  saber um pouco mais sobre a Lei 11343.
Lei 11343, de 2006: Lei de Drogas
O dispositivo legal institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad). Esse sistema estabelece as políticas públicas para o enfrentamento da questão das substâncias de uso proscrito (proibido) no Brasil. Entre elas estão a prevenção do uso indevido dessas substâncias, além de estabelecer as bases da política de assistência social aos dependentes químicos.
Além disso, a Lei de Drogas define as políticas de repressão à produção e ao tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e também os crimes relacionados a essas atividades.
Veja abaixo a lista dos principais crimes associados à Lei 11.343:
· Tráfico de Drogas;
· Porte de drogas para uso próprio;
· Colaboração com Informante;
· Induzimento, Instigação ou Auxílio ao uso indevido de drogas;
· Condução de embarcação ou aeronave sob efeito de drogas;
· Tráfico privilegiado;
· Tráfico de maquinários;
· Associação para o tráfico de drogas;
· Financiamento e custeio do tráfico de drogas;
· Figuras assemelhadas ao tráfico de drogas.
Todos os exemplos citados, bem como todos os demais associados às Leis de Drogas são vistos perante a lei como dolosos. A única exceção dá-se ao previsto no artigo 38, classificado como culposo.
“Art. 38. Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou fazê-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.”
Lei 11.343: quais foram as mudanças?
A Lei 11. 343  de 2006 revogou a Lei n. 6.368/76 e 10.409/02 sobre procedimentos , apresentando mudanças fundamentais. Assim, a chamada “nova Lei de Drogas” aborda a questão da ressocialização do usuário, abandonando em parte a visão punitivista e deslocando a questão para o âmbito da saúde pública.