Buscar

Estatuto da Pessoa com Deficiência

Prévia do material em texto

O que é o Estatuto da Pessoa com Deficiência?
O Estatuto da Pessoa com Deficiência, também é conhecido como Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – (Lei nº 13.146/2015). É a lei que estabelece direitos e garantias às pessoas com deficiência. 
Por que foi criado o Estatuto da Pessoa com Deficiência?
Ele foi criado com o objetivo de promover a inclusão social, a igualdade de oportunidades e o exercício pleno da cidadania dessas pessoas. Ele prevê medidas de acessibilidade em diversos setores, como na educação, no trabalho, no transporte, na saúde, na cultura e no lazer. Além disso, também estabelece medidas de proteção e assistência à pessoa com deficiência em situações de vulnerabilidade social.
Portanto, o Estatuto foi desenvolvido para promover mais qualidade de vida, respeito e os direitos gerais das pessoas com deficiência.
Como surgiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência?
O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi resultado de muita luta e mobilização das pessoas com deficiência, seus familiares, militantes da causa e entidades ligadas à promoção dos direitos humanos.
Seu processo de elaboração contou com diversas etapas, como consultas públicas, audiências e debates em todo o país. Foram realizados estudos e pesquisas sobre a situação das pessoas com deficiência no Brasil e foram ouvidas as demandas e sugestões dessas pessoas e de seus representantes.
Após sua elaboração, o projeto de lei passou por tramitação no Congresso Nacional, onde foi discutido, emendado e aprovado.

Continue navegando