Buscar

Prévia do material em texto

1 Por que o empreender não deve ser entendido como a capacidade de abrir o próprio negócio
O conceito empreender está diretamente ligado com o realizar algo inusitado porem o empreender não deve ser entendido apenas como abrir o próprio negócio porque também envolve a capacidade de inovar, identificar oportunidades, assumir riscos e buscar soluções criativas, mesmo dentro de uma organização existente, portanto existe uma ampla gama de possibilidades pre existentes que podem ocorrer tanto no pessoal quanto no profissional, como por exemplo um indivíduo apresentar um projeto inovador dentro da empresa surpreendendo a liderança, isso também é empreender.
O que deve ser entendido por empreendedorismo?
 Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, inovar, assumir riscos e criar valor, seja através da criação de um novo negócio ou da introdução de mudanças em uma organização existente, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo que seja positivo para a sociedade. 
Quais as características essenciais relacionadas as pessoas com um perfil empreendedor?
A característica fundamental ao perfil empreendedor é o que chamam de terceiro olho, ou habilidade de enxergar algo nunca visto visualizando oportunidades criativas. Entre outras características essenciais relacionadas às pessoas com perfil empreendedor são: proatividade, criatividade, capacidade de tomar decisões, habilidade de se adaptar a mudanças, perseverança, autoconfiança e habilidades de liderança.
2 Na condição de mediador de um conflito de interesse em ambiente profissional entre os principais procedimentos relacionados à intervenção está a origem dos mesmos. Cite e explique dois fatores deflagradores de conflitos nos ambientes profissionais.
Um mediador de conflito no ambiente profissional atua como um facilitador neutro e imparcial, ajudando a resolver disputas entre colegas de trabalho ou equipes, promovendo a comunicação efetiva, identificando interesses comuns e buscando soluções colaborativas. Alguns fatores deflagradores de conflitos nos ambientes profissionais podem ser: Diferenças de opinião ou perspectivas, competição por recursos limitados, falta de comunicação efetiva, diferenças culturais, expectativas não atendidas, conflitos de interesses, falta de clareza nos papéis e responsabilidades, estilos de trabalho divergentes, falta de reconhecimento ou recompensa adequada, problemas de liderança ou gestão inadequada. Explicitando detalhadamente dois desse tipos de fatores são: Diferenças culturais quando pessoas de diferentes culturas trabalham juntas, suas perspectivas, valores e formas de comunicação podem entrar em conflito, levando a mal-entendidos e tensões e a falta de comunicação efetiva que é quando a falta de comunicação clara e aberta entre os membros da equipe pode levar a mal-entendidos, interpretações errôneas e falta de alinhamento, resultando em conflitos interpessoais.

Mais conteúdos dessa disciplina