Buscar

AD2 - BioCel2

Prévia do material em texto

AD2 – Biologia Celular II
1- (2,0 pontos). Com relação aos ossos, sabemos que a sua resistência está associada ao teor de cálcio. Do ponto de vista celular, como o cálcio se incorpora à estrutura do osso?
O cálcio se liga ao fósforo formando o fosfato de cálcio, essa substância se mistura a matriz óssea, onde contém grande quantidades de fibras de colágeno secretadas pelos osteoblastos. Essa mistura garante aos ossos resistência e rigidez que é comparada ao concreto. 
2- (2,0 pontos) A cartilagem reveste as nossas articulações. Em algumas pessoas, a redução da cartilagem está relacionada a doenças como a artrose. Do ponto de vista celular, o que ocorre nesta condição (por que a cartilagem se reduz)? 
Com o passar dos anos o corpo perde ácido hialurônico, um tipo de glicosaminoglicanas (GAGs). Essa substância confere lubrificação para proteger a cartilagem do desgaste, as GAGs são hidrofílicas com grande capacidade de reter água. Ao perder essa lubrificação a cartilagem fica exposta e se torna vulnerável ao atrito, ocorrendo o desgaste da mesma.
3- Sabemos que a pectina é muito usada em geléias, mas qual a sua função nas plantas das quais é extraída (1,0 ponto)? Com que molécula da matriz extracelular dos animais ela tem semelhança (1,0 ponto)? Qual é esta semelhança (1,0 ponto)?
A pectina é um polissacarídeo que está presente na parede celular dos vegetais que envolve a membrana plasmática, tornando o vegetal mais resistente. A pectina se assemelha às GAGs, pois as GAGs protegem as células do tecido conjuntivo, da mesma forma que a pectina protege as células vegetais. Ambas são negativamente carregadas, sendo assim, retém muita água.
4- (3,0 pontos) Uma das principais características da lâmina basal é ser bidimensional. Que interações entre as diferentes moléculas favorecem sua disposição em lâmina?
Por possuírem vários domínios, as moléculas de lamininas são muito importantes na formação da lâmina basal, elas conseguem se conectar entre si e ao nidogênio, a proteoglicana perlecan e a proteínas receptoras, formando um entrelaçado de proteinas. A maior parte proteínas receptoras são pertencente a família das integrinas, essas se ligam às lamininas em várias regiões e sentidos diferentes formando a rede bidimensional.
Referências:
Alberts,B et al.Andrade et al. Biologia molecular da célula 6. ed. Porto Alegre : Artmed, 2017.
BRUNO, Azevedo et al. Biologia Celular II. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2009. 261 p. v. Único. ISBN 85-7648-134-0.
Bio Cel Matriz Extracelular Parte 1 UFRA 2020.1; Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=d9rJFgzDDs0>; Acesso em:17/05/2021

Continue navegando