Buscar

Semana 5 Avaliação Educacional da Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
· Nas últimas décadas, a expansão dos testes em larga escala nos estados e municípios e a limitação do uso que se tem feito de seus resultados têm favorecido a competição e a meritocracia educacional que se instaura entre as escolas e as redes na busca de melhores desempenhos, sem que isso signifique melhorias da aprendizagem. 
· Em relação às críticas ao uso indiscriminado das avaliações em larga escala, assinale a alternativa correta: 
	
	
	Maior controle da escola sobre seus resultados escolares, crescimento do ensino focado nos testes, responsabilização do Estado pela qualidade da educação. 
	
	
	Privilegia estudantes com deficiência com provas de nível mais fácil, responsabilização da escola e professores. 
	
	
	Ausência de instrumentos adequados aos estudantes com deficiência, responsabilização da escola e professores, ranqueamento das escolas e competição.
	
	
	Escopo limitado da avaliação educacional, redução do currículo e responsabilização dos departamentos e das secretarias municipais e estaduais de educação.
	
	
	A competição na educação, a responsabilização da escola e do governo federal pelo baixo desempenho dos alunos.
PERGUNTA 2
O interesse de pesquisadores sobre as consequências da avaliação externa da educação no país se correlacionou com a emergência dessa série de experiências dos governos estaduais com a implementação de políticas de melhoria da qualidade do Ensino Fundamental e de “políticas de responsabilização”, em que se fixou a avaliação externa da educação básica como instrumento de gestão e responsabilização docente em relação aos resultados educacionais. Paralelamente, com a ampliação do escopo de pesquisas e estudos sobre avaliação educacional, constata-se um movimento de expansão que se estende dos estudos tradicionais acerca da avaliação do sistema educacional para as pesquisas referentes à avalição de objetivos, comportamentos e responsabilidades.
Em relação aos estudantes com deficiência e as atuais políticas de avaliação educacional, assinale a alternativa correta: 
	
	
	No Brasil, não é recorrente a oferta de recursos de acessibilidade arquitetônica e mobiliária a estudantes com deficiência física restrita, como rampas, salas de fácil acesso, banheiros adaptados e mesas para cadeira de rodas. 
	
	
	As necessidades dos estudantes com deficiência não precisam ser consideradas nas avaliações educacionais, pois eles não participam das avaliações para não prejudicar a média dos resultados. 
	
	
	Há necessidade de construir avalições capazes de mensurar de maneira apropriada as habilidades dos estudantes com deficiência, bem como indicadores que iluminem as condições de acessibilidade e aprendizagem. 
	
	
	O processo de avaliar a qualidade da educação considera a inclusão dos estudantes com deficiência nesse processo, pois o direito à educação é de todos. 
	
	
	As atuais políticas de avaliação educacional garantem instrumentos adaptados aos alunos com deficiência, bem como consideram as condições de acessibilidade e aprendizagem.
PERGUNTA 3
Os anos 1990 foram marcados pela modernização administrativa do Estado e da conjuntura político-econômica globalizada, que influenciaram as reformas educacionais das últimas décadas. A emergência e centralidade das avaliações externas padronizadas acompanharam os processos de descentralização administrativa, financeira e pedagógica da educação escolar, ao mesmo tempo em que se desenvolveram as políticas de responsabilização no campo educacional, com premiações e bonificações monetárias. Como afirmam os estudos, “a responsabilização da escola implica a desresponsabilização do Estado e de suas políticas, o qual passa a avaliar o desempenho da escola num contexto de racionalização de recursos”. (Passone, 2014, p. 430) “[...] a polêmica sobre a avaliação atrelada aos incentivos, revela ser impossível tratá-la de modo apartado da reforma educacional e da tendência gerencialista que vem marcando o ensino público”. (Passone, 2014, p. 441) 
PASSONE, E. F. K. Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica. Cadernos de Pesquisa, [S. I.], v. 44, n. 152, p. 48-424, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142864. Acesso em: 11 jul. 2023. 
Em relação ao modelo gerencialista adotado na gestão pública de políticas educacionais, assinale a alternativa correta: 
	
	
	A emergência da avaliação na perspectiva gerencialista garante a gestão democrática, materializando-a como um mecanismo instituído em nome do regime federativo de colaboração. 
	
	
	A racionalização da gestão por resultados e metas garantiu a melhoria da organização escolar, das práticas de trabalho docente e da qualidade da educação.
	
	
	A responsabilização da escola implica a responsabilidade do Estado e de suas políticas em garantir condições financeiras à educação, com melhorias estruturais, de formação, de carreira do magistério etc. 
	
	
	O modelo gerencialista aumenta os espaços coletivos destinados às decisões e à democratização da escola pública, já que a responsabilização garante uma relação colaborativa nos espaços educativos.
	
	
	Retrata a extensão das ideias da gestão privada ao setor público, subordina os direitos sociais e de cidadania à lógica do mercado, em que prevalecem a competição e a produtividade, normalmente propagadas por meio de discursos sobre eficácia, eficiência e qualidade.
PERGUNTA 4
Nas últimas décadas, os estudos e as pesquisas que discutem a avaliação externa da educação apontam a importância de tal recurso na produção de informações sobre os resultados e/ou desempenhos escolares para subsidiar e aprimorar a qualidade da educação, destacando-se a utilização de indicadores educacionais, como o IDEB, que possibilita o monitoramento da política pública educacional. No âmbito da reforma educacional, iniciada em meados de 1990, os objetivos iniciais de diagnóstico e acompanhamento das políticas educacionais de avaliação passaram por mudanças de foco, objetivos e função em que os resultados das avaliações externas se direcionaram à responsabilização das escolas e aos agentes escolares.
Em relação aos impactos que as atuais políticas de avaliação educacional podem ocasionar na educação, assinale a alternativa correta: 
	
	
	O declínio da pressão sobre os docentes, decorrente da oferta de prêmios acerca das avaliações por meio de testes, é um dos exemplos dos impactos que as atuais políticas de avaliação educacional ocasionam na educação.
	
	
	O educar e o ensinar são resultados positivos das atuais políticas de avaliação mais observados nas escolas, uma vez que o professor e a equipe escolar passam a se preocupar com a aprendizagem de seus alunos, algo que não era notável antes da implementação da nova política de avaliação educacional. 
	
	
	As atuais políticas de avaliação educacional podem ocasionar o aumento de estudantes interessados pela aprendizagem, de modo a favorecer o debate acerca do currículo escolar.
	
	
	As avaliações relacionadas à responsabilização das escolas não apresentam impactos, favorecendo a ausência de preocupação dos professores e gestores escolares, o que implica o uso indiscriminado dos resultados das avaliações.
	
	
	A gestão escolar por resultados, o “treinamento” dos alunos para respostas de provas e o aumento da desigualdade social e educacional são exemplos dos impactos que as atuais políticas de avaliação educacional podem ocasionar na educação.
PERGUNTA 5
A tendência de alinhar a formação docente, os currículos e as avaliações externas propostas nas políticas educacionais de avaliação é mundial, embora variada entre os países decorrentes de suas histórias educacionais e visão de educação e sociedade. No Brasil, observa-se três gerações de avaliações com consequências sobre o currículo. A primeira enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. A segunda e terceira gerações de avaliação possuem a finalidade de subsidiar,a partir dos resultados dos alunos, políticas de responsabilização com atribuição de consequências para os agentes escolares.
Em relação aos objetivos, alcances e impactos das políticas de avaliação no Brasil, assinale a alternativa que diferencia corretamente as avaliações de segunda e terceira gerações: 
	
	
	Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de primeira geração visam a responsabilização dos agentes escolares. 
	
	
	Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de terceira geração visam a responsabilização dos agentes escolares com sanções materiais.
	
	
	Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de segunda geração visam a responsabilização dos agentes escolares com sanções materiais. 
	
	
	Ambas contemplam a divulgação pública, a devolução dos resultados para as escolas e a responsabilização simbólica da escola e dos agentes escolares com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação. 
	
	
	Ambas contemplam a divulgação pública e a devolução dos resultados para as escolas com a finalidade de mobilizar as equipes escolares na promoção de melhorias na educação, mas somente as avaliações de terceira geração visam a responsabilização dos agentes escolares. ERRADA

Mais conteúdos dessa disciplina