Buscar

Template_da_Pratica 2024

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Jyany Rodrigues
RU: 3755851
Curso: Pedagogia
Disciplina: Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
	ANO CENSO
	Nº HABITANTES
	Nº PESSOAS ANALFABETAS
	Nº PESSOAS COM ENSINO FUNDAMENTAL INCOMPLETO
	Nº PESSOAS COM ENSINO MÉDIO INCOMPLETO
	Dados nacionais
	
 
 2
 0
 2
 2
	
213 milhões
	Em 2022, 5,6 % das pessoas com 15 anos ou mais de idade, equivalente a 9,6 milhões de pessoas.
	9,8 milhões de jovens, de 15 a 29 anos – ou 19,9% da população dessa faixa etária.
	Cerca de 18% dos jovens de 14 a 29 anos de idade no Brasil, equivalente a quase 28 milhões de pessoas, não completaram o ensino médio.
	Estado:
Santa Catarina
	
 2
 0
 2
 2
	População no último censo 2022:
	
	 7.610.361 
Habitantes
 
	2,2% em 2022
O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos de idade.
	Pessoas com o fundamental incompleto caiu 3,2 p.p. 2021,de 31,2% para 28,0% ,2022.
	Pessoas com ensino médio incompleto, ocupação catarinense ... 2022, 64,6%.
A partir dos dados coletados, produza um texto abordando quais ações são realizadas no seu Estado/Município (cite o nome), de incentivo para que as pessoas concluam os estudos. Utilize de 2.000 a 3.000 caracteres.
Santa Catarina aderiu à Linha de Fomento da Bolsa-Formação Ensino Médio articulado com a Educação Profissional e Tecnológica (EM-EPT), do Ministério da Educação (MEC). O Estado pode receber até R$ 5.781.600, referentes a 2.409 vagas pactuadas. A previsão era de que o repasse fosse feito ao Estado ainda em 2023. Porém, em novembro do último ano, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC informou que os recursos programados para essa ação foram bloqueados.No entanto, a Setec assumiu o compromisso de fazer o repasse da Linha de Fomento da Bolsa-Formação EM-EPT, tão logo seja liberada a disponibilidade orçamentária prevista para o início de 2024.Fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica é um dos objetivos do governador Jorginho Mello. Para este ano, o foco da Secretaria de Estado da Educação é a ampliação da oferta desta modalidade, oportunizando aos estudantes da Rede Estadual de Educação o Ensino Técnico na forma integrada ou concomitante ao currículo do Ensino Médio.
Política de Ações Afirmativas em todos os níveis de ensino e ampliação de tutores
Em agosto de 2022, foi aprovada pela Câmara de Graduação a incorporação das Ações Afirmativas para os processos seletivos de ingresso nas unidades de educação básica, que compreendem o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). As Ações Afirmativas passaram também a fazer parte dos editais do Programa Institucional de Bolsas de Estágio (PIBE), nos processos seletivos para contratação de professores substitutos e editais de seleção de tutores do programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE). A minuta de resolução normativa aprovada prevê reservar 20% das vagas de ampla concorrência oferecidas na Educação Básica da UFSC para negros, indígenas e quilombolas, independentemente do percurso escolar ou da renda. Além das cotas, a Política de Ações Afirmativas prevê também a adoção de medidas visando a permanência estudantil. A reserva de vagas para crianças com deficiência, que já era garantida nos editais de ingresso do CA e do NDI, permanece inalterada. A proposta já vinha sendo construída há cerca de dois anos, quando foi criada uma comissão para elaborar a PAA da educação básica. A sugestão resultante desse trabalho tramitou e foi aprovada com amplo apoio nos colegiados do NDI, do Colégio de Aplicação, no Conselho do Centro de Ciências da Educação (CED) e na Câmara de Graduação. Além disso, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) ampliou as ações de orientação e apoio pedagógico com aumento de 25 para 35 tutores do PIAPE. O apoio pedagógico faz parte do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnae). A Prograd também ampliou de 15 para 30 monitores que atendem no Programa Monitoria Indígena e Quilombola.
Projetos e Ações Tubarão SC.
Projetos
Incentivar e apoiar o sistema de cotas (negros e indígenas), pelos serviços públicos do município.
Implantar centro de pesquisa – “Biblioteca temática” para que, as pessoas pesquisem e busquem informações sobre ações afirmativas – políticas públicas, sistema de cotas, discriminação racial, Implementação das leis 10.639 e 11.645, que instituem o ensino de “História e Cultura Negra e Indígena” em toda a rede de ensino.
Estruturar propostas sobre a formação de seminários, cursos de capacitação e programas de apoio à juventude negra, e o afro empreendedorismo.
Incluir temas permanentes referentes à saúde da população negra, divulgando mais conhecimento sobre a mesma.
Manutenção de diálogo e acompanhamento de projetos e demandas de entidades do movimento sociais negros.
Fortalecer e promover a participação da inclusão de negros na publicidade tubaronense.
 Ações realizadas
1º Simpósio Municipal de Promoção da Igualdade Racial
Atividade realizada em 12 de maio de 2014, com diretores das unidades escolares, na Fundação Municipal de Educação. O objetivo foi discutir a lei 10.639 de 2003, relativa à História e Cultura Africana e Afro Brasileira.
Apoio ao MOCNETU para a realização do 4º Café e Ideias. O evento realizado em 26 de julho, no Clube Cruz e Sousa, em comemoração ao Dia da Mulher Negra.
 Ações em andamento
Trabalho de campo nas escolas referente à lei 10.639 de 2003Parceria com CIEE e o Programa Adolescente Responsável (PAR) sobre Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT)
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina