Buscar

APA (ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APA (ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM)
Disciplina: Fisiologia Humana – Prof. Dr. Layon Zafra Lemos.
 
Identificar possíveis distúrbios Gastrointestinais
O entendimento das etapas e vias do sistema gastrointestinal facilita a atender e identificar a possível doença que este paciente está sofrendo e facilitando o diagnóstico e o tratamento do mesmo.
Suponha que você trabalhe em um hospital ou clínica e depara com esta situação citada abaixo:
O paciente deu entrada ao pronto socorro com queixas de dor no estômago, desconforto abdominal, mal-estar, náusea e vômito, azia ou queimação abdominal, vômito, emagrecimento, dor com intensidade no período da manhã, o uso de antiácidos costumam aliviar a dor, assim como comer ou beber leite.
Com base na situação apresentada, identifique qual seria a doença gastrointestinal que este paciente está apresentando. Além disso, descreva as principais características desta doença gastrointestinal que a cada ano acomete milhares de pessoas no mundo.
  Com base na situação apresentada, o paciente pode estar sofrendo de uma úlcera gástrica, também conhecidas como úlcera péptica. 
 Os principais sintomas dessas úlceras são: dor no estômago, desconforto abdominal, mal-estar, perda de peso, náusea e vômito. A sensibilidade no estômago, a dor e queimação aparecem, principalmente, quando o estômago está vazio, porque quando não há alimentos, os ácidos atuam diretamente na ferida e, apesar de não ser considerada uma condição grave, necessita de tratamento especializado para não aumentar de tamanho e afetar a qualidade de vida do paciente.
 As causas do problema podem ser inúmeras, entre elas, estão os fatores genéticos, bactérias que atacam a parede do estômago, consumo excessivo de álcool, tabagismo, uso contínuo de aspirinas e anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) e estresse.
 A melhor maneira de tratar a úlcera gástrica é por meio do uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, como antiácidos, por exemplo. No caso da úlcera gástrica causada por bactéria, o tratamento é feito com antibióticos. 
 Além desses remédios, é importante que o paciente se alimente bem, comendo frutas, legumes e verduras cozidos, grãos, e carnes magras. É importante evitar alimentos muito quentes, bebidas alcoólicas e ácidas, refrigerantes e alimentos picantes.
 Para um diagnóstico mais preciso, o médico especialista pode solicitar uma endoscopia para visualizar a lesão e identificar sua amplitude.

Continue navegando