Buscar

Produção de Conhecimento Científico e Tecnologias Emergentes - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 Cientistas de todo mundo trabalham juntos sobre uma pergunta de ordem mundial: como conter o novo coronavírus? As hipóteses são várias: por meio de novos ou antigos medicamentos, vacinas e até mesmo medidas não farmacológicas, como o distanciamento social. No entanto, para verificar essas possibilidades, é preciso testar. Nesse sentido, a experimentação ganha um lugar de destaque ao trazer evidências que corroborem ou descartem tais ideias. No entanto, com a expectativa de encontrar respostas rápidas, desinformações têm circulado pelas redes sociais sobre possíveis medicamentos para a covid-19. No cenário político, figuras públicas tomadoras de decisões têm reforçado essas atitudes por meio de apostas em certos tratamentos sem respaldo científico, como é o caso da discussão a respeito da cloroquina, medicamento antimalarial cujos estudos não têm sido promissores para o novo coronavírus. Embora estejamos vivenciando uma situação inédita, o posicionamento favorável a algumas das propostas sem evidências fundamentadas é impensável. “Não se trata de dizer ‘eu acho que…’, e sim de demonstrar, à luz do conhecimento científico, como se pode e se deve resolver os problemas”, diz Carlos Alberto Lombardi Filgueiras, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e notório por seus trabalhos sobre história da ciência.
Fonte: SOTÉRIO, C. Como o método científico se aplica às pesquisas sobre o novo coronavírus. Revista com Ciência, maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/41Lmj08. Acesso em: 26 jul. 2023.
A partir do exposto, explique por que é necessário que se faça uma demonstração utilizando o método científico para buscar soluções para um problema.
Resposta esperada
A demonstração de uma solução para um problema, através do método científico, garante que as hipóteses propostas para solução passem por testes rigorosos, verificando se as evidências obtidas através da experimentação são suficientes para demonstrar que as hipóteses são verdadeiras.
2 Leia o trecho a seguir:
Tecnologia é todo e qualquer processo ou aparato criado pelo ser humano para ampliar as suas capacidades físicas. Seu desenvolvimento se relaciona com alguma finalidade, e esta é humana, ou seja, aparece em determinada época, sob determinadas relações sociais.
Fonte: adaptado de: CHAUÍ, M. H. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 1994.
Descreva quais são as decisões humanas que direcionam o desenvolvimento tecnológico, podendo beneficiar os interesses da maioria ou de grupos de poder.
Resposta esperada
Não é o desenvolvimento da tecnologia que molda a vida humana. A tecnologia (da mais simples até a mais complexa) tem influência em nossa vida sim, mas se coloca a partir de necessidades do ser humano, surgindo apenas quando determinada necessidade aparece. Por exemplo, todas as tecnologias de controle de ponto só surgiram a partir do momento em que o trabalho se tornou assalariado. As tecnologias podem surgir das necessidades da maioria, como uma vacina, por exemplo, ou de um grupo que de alguma forma detém o poder (seja político ou financeiro) e nem sempre beneficiam a maioria da população. Os interesses de uma grande empresa transnacional, por exemplo, podem originar tecnologias que tragam lucro, mas, ao mesmo tempo, exploram de maneira predatória a natureza ou o trabalho de outras pessoas.

Mais conteúdos dessa disciplina