Buscar

Gabarito - AEE - Educacao Precoce e Educacao Infantil


Prévia do material em texto

Atendimento Educacional Especializado
Educação Precoce e Educação Infantil
ATIVIDADE AVALIATIVA – MÓDULO 1
 
1 - O Atendimento Educacional Especializado possui diretrizes básicas na Resolução no. 4 de 2009. Com base nessa Resolução, a função do AEE consiste:
A - Na oferta de ensino complementar ou suplementar à formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras de acesso à apropriação do conhecimento.
2 - No Brasil, as políticas públicas expressam uma preocupação e avanços, em todo território nacional, em assegurar condições favoráveis e acessíveis ao desenvolvimento biopsicossocial da criança. Assim, podemos afirmar, conforme a Lei no.13.146/2015:
C - A educação constitui-se como direito da pessoa com deficiência, assegura o sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades.
3 - O Decreto n° 7.611, de 2011, delimita no Art.2º que “A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação”. A esse respeito, um dos serviços especializados consiste no:
C - Atendimento Educacional Especializado Complementar e/ou suplementar de acordo com as necessidades singulares de cada criança na apropriação do conhecimento.
4 - De acordo com a Resolução no. 4 de 2009 e com a Lei Brasileira de Inclusão, o AEE, complementar ou suplementar, se destina ao público-alvo da educação especial. Nesse sentido, são considerados público-alvo do AEE:
D - Pessoas com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, que tenham transtornos globais do desenvolvimento, manifestem alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação e transtornos invasivos, bem como com altas habilidades/superdotação.
5 - As atribuições do profissional do AEE presentes na Resolução n°4, de 2009, referem-se às atividades a serem assumidas junto a criança ou a pessoa com deficiência ou com transtorno do espectro autista – TEA ou altas habilidades de superdotação. Em relação às atribuições do profissional do AEE, julgue os itens como verdadeiros ou falsos.
D – Apenas os itens I, III e IV estão corretos.
6 - Escolha o complemento para a seguinte afirmativa:
Segundo as diretrizes operacionais que constam na Resolução no. 4, Art. 5º, o AEE consiste em um atendimento que deve ser realizado, prioritariamente, na ________ da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no ___________, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em Centro de Atendimento  Educacional  _________. 
A - Sala de recursos multifuncional ou específica - turno inverso da escolarização - Especializado.
7 - A respeito das crianças com altas habilidades ou superdotação, marque as duas afirmativas corretas:
A – As crianças com características de altas habilidades ou superdotação, assim como qualquer outra criança, são muito heterogêneas em relação ao desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico e em seus interesses e níveis de habilidades.
C - Podem ler precocemente, mas têm dificuldades nas habilidades motoras.
8 - A avaliação inicial para a elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado precisa ser pedagógica e de caráter funcional. As atividades propostas precisam estar voltadas para a identificação dos pontos fortes e para conhecer as limitações dos processos de desenvolvimento da criança, bem como as ajudas necessárias para sua superação. A respeito dos processos de avaliação funcional na educação infantil, marque a resposta correta:
B – Durante a avaliação inicial os profissionais do AEE priorizam atividades relacionadas ao cotidiano pedagógico, sempre envolvendo propostas lúdicas, brinquedos e brincadeiras, se possível com a participação ativa de cuidadores e de membros da comunidade escolar.
9 - As orientações do Ministério da Educação destacam que “[...] o laudo médico não é documento obrigatório para o acesso à educação, ao atendimento educacional especializado, nem para o planejamento das ações educacionais, que devem estar alicerçadas em princípios pedagógicos, e não clínicos.” (BRASIL, 2021, p. 56). A respeito do aspecto da elegibilidade do AEE para as crianças com deficiência, podemos afirmar que:
C - A escola deverá declarar os alunos com deficiência, transtorno do espectro autista – TEA e altas habilidades ou superdotação, com base em informações presentes no Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE, Plano Educacional Individualizado, entre outros documentos produzidos pelo contato direito com a criança.
10 - As ações e programas voltados para o Atendimento Educacional Especializado precisam levar em consideração
C-A interação entre os componentes biológicos e sociais na determinação das possibilidades de desenvolvimento.
11 - A atividade na modalidade suplementar do AEE é voltada para crianças com:
B - Altas habilidades ou superdotação.
ATIVIDADE AVALIATIVA – MÓDULO 2 - DESENVOLVIMENTO
1 - Conforme propõe Vygotsky, o trabalho pedagógico do profissional vinculado ao AEE precisa estar voltado para:
A ) 
2 – Ninguém espera que seu filho nasça com alguma alteração orgânica. A presença da deficiência gera um contraste entre o filho sonhado e o filho real. Esse processo afeta o processo de acolhimento do recém-nascido e o estabelecimento da dimensão relacional dele com o contexto imediato. Cabe ao profissional do AEE:
B) APENAS a I, II e IV
3 – Os processos de desenvolvimento neuropsicomotor inicialmente são previsíveis e esperados. Assim, qualquer criança começa brincando com as mãos no campo visual, avança para a relação mãos e boca, posteriormente, manifesta a brincadeira com pés e boca de forma lúdica. Observe as assertivas:
A) I e IV apenas.
4 – De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (2005), os processos iniciais do desenvolvimento humano são compreendidos como:
D) O início do desenvolvimento ocorre na concepção e envolve o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, linguístico, sensorial e cognitivo, bem como as relações socioafetivas e só acaba com a morte.
5 – Os fatores determinantes do desenvolvimento ao longo do ciclo vital são:
A) Ambiente sociocultural, hereditariedade, maturação neurofisiológica e crescimento orgânico.
6 – A ampliação das funções do cérebro decorre da dinâmica do cotidiano promotor de experiências, as quais permitem uma ampliação e construção das redes neuronais. A esse respeito, é possível afirmar que:
C) Os itens I, II e III estão corretos.
7 – Para garantir a dinâmica do desenvolvimento são necessários três elementos em interação constante, são eles:
A) Estrutura neurológica, oportunidades de descobertas e relações afetivas.
8 – Erik Erikson, psicólogo americano, afirma que ao longo da vida as pessoas precisam resolver oito conflitos decorrentes das interações sociais. Os oito desafios estão relacionados entre si e são mutuamente dependentes da dimensão relacional. Na primeira infância, os três primeiros conflitos constituem a base do desenvolvimento posterior. A respeito desses conflitos iniciais podemos afirmar que:
A) Todas as assertivas estão corretas.
9 – A regularidade e a previsibilidade dos acontecimentos e das atividades que serão desenvolvidas são cruciais para o bem-estar da criança no espaço do Atendimento Educacional Especializado. Uma das formas de propor uma rotina pautada em objetos consiste no uso de:
C) Os itens I, II e IV estão corretos.
10 – Para ________________________ o desenvolvimento é o resultado de crises, conflitos, oposições, rupturas, retrocessos, reviravoltas e identificações presentes nas interações com o ambiente,numa construção progressiva. Toda a dinâmica é influenciada por fatores orgânicos e sociais na constituição de uma criança ativa, curiosa, histórica e concreta. O autor que defende essa posição é o:
A) Henri Wallon
11 – Qual autor defende o desenvolvimento da inteligência como resultado de uma construção gradativa de esquemas mentais, a partir de processos de assimilação, acomodação e adaptação promovendo equilibração?
C) Jean Piaget
12 – Durante o curso do desenvolvimento, todas as habilidades e competências da criança aparecem duas vezes, primeiro no nível social, entre pessoas, (interpsicológica) e depois no interior da própria criança (intrapsicológica). O segundo momento é de organização interna das experiências vivenciadas. A respeito dos processos de desenvolvimento social e individual, podemos afirmar que:
A) Apenas os itens II e IV estão corretos.
ATIVIDADE AVALIATIVA DO MÓDULO 3
1- O processo de intervenção pedagógica junto ao Atendimento Educacional Especializado exige que o profissional:
A) Tenha disponibilidade total de estar com a criança na tarefa de descobrir-se e apropriar-se da cultura do seu ambiente.
2 - A sequência didática consiste: 
A) Em várias atividades propostas com vistas a uma meta ou a um objetivo. Pode ser pensada em termos de projetos pedagógicos que podem ter uma duração de dias, semanas ou meses.
3- Quando afirmamos que as crianças possuem modos distintos de se desenvolver e chamamos a atenção para o fato de que muitos diagnósticos não dizem tudo da criança, queremos destacar que o mais importante no AEE é:
D) Privilegiar a criança e relacionar com as possibilidades de desenvolvimento mediante a aprendizagem, considerar os obstáculos como desafios que você precisa pensar para propor tarefas adequadas e adaptadas conforme a realidade e as condições de acesso da criança.
4 - Os processos de intervenção pedagógica junto ao AEE envolvem a presença atenta dos profissionais da educação eticamente comprometidos com os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano. A esse respeito, podemos afirmar que:
D) Todas as alternativas estão corretas.
5 - Encontros felizes entre o bebê e o outro são decisivos nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da trilha de apropriação da cultura. A esse respeito, acreditamos que:
C) Apenas os itens II, III e IV.
6 - Entre os sinais preditivos de perigo de evolução do TEA, a literatura destaca que devemos ter uma atenção para o:
A) A ausência de contato visual do bebê para sua mãe, para o outro; não estabelecer demandas, não manifestar alternância entre a presença e a ausência.
7 - Escolha as palavras que completem a frase de forma que haja coerência e coesão das ideias:
É possível inferir que ______________ possibilitam mudanças, modificando também o papel pré-determinado das _______________________________.  Nesse contexto, a ______________  é impulsionadora das possibilidades de desenvolvimento.
B) As aprendizagens e interações - agentes biológicos – aprendizagem.
ATIVIDADE AVALIATIVA MÓDULO 4
1-Para ensinar qualquer coisa a alguém usamos o nosso cérebro e promovemos alterações nas possibilidades de construção de novas redes neuronais no outro. Nesse sentido, a neuroplasticidade é compreendida como sendo:
C) A capacidade de adaptação do sistema nervoso, especialmente a dos neurônios, com mudanças nas condições do ambiente.
2- A sede do pensamento, da razão e do processamento das nossas emoções é o:
A) Encéfalo, também conhecido como cérebro.
3-O neurologista Pierre Paul Broca (1824-1880) provou a relação entre o cérebro e o comportamento em 1861, quando evidenciou que uma das funções da linguagem se processa no:
A) Hemisfério esquerdo do cérebro.
4-A perspectiva localizacionista, em que o funcionamento do cérebro ocorre de forma isolada e específica, foi criticada por Luria e sua equipe. Eles propuseram a perspectiva denominada de:
B) Sistema funcional, baseado em três princípios centrais das funções corticais: plasticidade; sistemas funcionais dinâmicos e perspectiva a partir da mente humana.
5-A proposta do sistema funcional do cérebro não nega que o cérebro está dividido em cinco lobos cerebrais, sendo quatro mais comuns de serem abordados na neuropedagogia, com ligações entre si, sendo que as denominações de cada lóbulo são decorrentes dos ossos do crânio. A respeito da especialidade de cada um dos lóbulos cerebrais, é correto o que se afirma em:
D) Todas as alternativas estão corretas.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina