Buscar

Análise juridica a historia de um casamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Juliana Sabino Furtado – T0351F9
Prof: Janaina Moraes de Magalhães – Psicologia Jurídica
Análise Crítica do filme ´´A história de um casamento``
A trama traz a história de Nicole e Charlie, um casal que vivencia o final da relação e o inicio do processo de divórcio. O filme inicia com o casal participando de uma seção de terapia conjugal, onde o terapeuta pede para ambos escreverem uma carta, contando sobre as boas lembranças que ambos guardam um do outro. Ambos escrevem, porém Nicole se nega a ler sua carta à Charlie, fazendo-a a desistir da terapia e decida pelo divórcio. Apesar de concordarem em resolver as pendencias de forma amigável, mas quando Nicole volta a sua cidade natal, contrata uma advogada, o que deixa Charlie bastante magoado.
Com o desenrolar do filme, é mostrado o distanciamento que o casal vive a um certo tempo. Se casaram jovens e logo tiveram um filho, Henry. O casal trabalha juntos num teatro, ela atriz e ele produtor, onde Nicole se sente ofuscada por Charlie, pois a mesma desejava produzir uma peça, mas sempre optava por deixar para depois, priorizando os projetos do marido. 
O casal passa a dormir separados e a brigarem constantemente. Nicole sofre um grande impacto quando Charlie a trai com uma colega do trabalho, causando ainda mais brigas entre os dois. Apesar do distanciamento e das brigas entre o casal, é nítido em algumas cenas, o companheirismo entre eles.
Com o inicio do processo de divórcio, é nítido como ter sua história contada por terceiros acaba por magoar ambos. Ao que parece, Nicole não tem certeza sobre o divórcio, visto por sua relutância em entregar a intimação ao Charlie, que se mostra perdido, apenas seguindo as orientações dos advogados, chegando a ser convencido a lutar pela guarda de Henry, alegando alienação parental.
É importante destacar que o casal necessita de um terapeuta, a fim de preservar a boa relação de ambos, principalmente com relação a criança, fragilizada pela situação.
O filme aborda temas complexos com ralação ao divórcio, custódia e conflitos legais, oferecendo assim, um forte material de analise sob o olhar da psicologia jurídica. 
Com relação ao apoio emocional e aconselhamento, ambos buscam apoio emocional durante todo o processo, através tanto da mediação, quando da terapia pessoal. Aqui, os psicólogos jurídicos oferecem aconselhamento adequado a fim de ajudar com o enfrentamento dos desafios emocionais e as tomadas de decisões durante o processo.
Dentro da comunicação e resolução de conflitos, destaca-se a importância da comunicação a fim de uma resolução dos conflitos. Os protagonistas lutam para manter uma comunicação o que acaba contribuindo para a degradação do casamento. Sendo assim, a psicologia jurídica enfatiza a necessidade de estratégias de comunicação e resolução de conflitos a fim de auxiliar os casais em situações difíceis.
Quanto a custódia e o bem estar dos filhos, é mostrado como parte central do filme, a batalha pela custódia da criança. É investigado as complicações emocionais e legais relacionados com a determinação da custódia dentre de um divórcio, onde os psicólogos jurídicos avaliam o bem estar da criança e fazem recomendações que atendam melhor os interesses da criança.
A respeito da alienação parental, o filme sugere sutilmente o tema, conforme a relação de Charlie e Henry é afetada pela separação os pais. Aqui, os psicólogos jurídicos podem identificar comportamentos de alienação parental que possam prejudicar a relação entre pais e filhos.
Com isso, o filme destaca os desafios emocionais e legais com relação ao processo de divórcio e a custódia dos filhos. Para os psicólogos jurídicos, o filme salienta a importância de abordar temas complexos a fim de ajudar e orientar os indivíduos a enfrentarem os processos de divórcio de maneira saudável. 
Referências:
Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em varas de família.
Terapia familiar: Resolvendo juntos os problemas.
Família, Separação e Mediação.

Mais conteúdos dessa disciplina