Buscar

Prévia do material em texto

Um pesquisador conversa com seu orientador de pesquisa sobre o assunto jurídico estudado. O pesquisador narrou a dificuldade de compreender melhor seu objeto de estudo, porque os manuais sobre Direito e as leis consultadas não pareciam ser suficientes para a investigação do fenômeno jurídico. Nesse momento, seu orientador advertiu: de fato, o conhecimento humano ultrapassou muitas barreiras, saiu das suas caixinhas pré-determinadas e o que se observou é que criar ilhas para segregar os diferentes saberes não é o caminho mais auspicioso para galgar os resultados esperados e possíveis da pesquisa. E concluiu: no lugar de ilhas, devemos construir pontes entre os saberes.
A partir do diálogo descrito na situação problematizadora, desenvolva um texto dissertativo, de até 15 linhas, explicando com suas próprias palavras, os conceitos e as diferenças entre inter, multi e transdisciplinaridade, bem como sua importância para o conhecimento na atualidade.
De uma forma geral a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade se versam na articulação diferenciada em que as disciplinas se vinculam. Apesar disso, as semelhanças acabam aqui: cada uma se desenvolve de maneira agudamente singular.
Não havendo ligação direta entre disciplinas, se elas apenas existirem num meio em comum, isso será chamado de multidisciplinaridade; analisando de forma um pouco mais precisa, pode-se constatar na multidisciplinaridade um assunto comum a várias outras disciplinas. Já na interdisciplinaridade, tem-se um resultado menos fragmentado e mais dinâmico, através da união de duas ou mais disciplinas num projeto comum planejado. Nesta, terá a comutação dos saberes de cada disciplina engrandecendo as possibilidades. Por fim, na transdisciplinaridade está sendo trabalhado algo mais elevado e hermético; nele não há mais a separação das disciplinas, o foco não é mais no conhecimento que estas têm em seu conceito.
Referente à aplicação das três no cenário atual brasileiro, tem-se muito a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, enquanto a transdisciplinaridade fica de lado por conta de seu nível de complexidade.
DOMINGUES, Ivan. Multi, Inter e Transdisciplinaridade – onde estamos e para onde vamos?. Revista USP. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/55959. Acesso em 19 de set. 2023.
CHAVES, Vanusa Soares. Projeto de Extensão Universitário Cidadão: uma análise sobre a prática extensionista com ênfase nas relações multi, inter e/ou transdisciplinares e interprofissionais. Acervo UFVJM. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1675. Acesso em 19 de set. 2023.
Comentários:
Aluno 1: SARA PADILHA DO NASCIMENTO
Resposta: Exatamente Sara. É muito raro pararmos para analisar como a multidisciplinaridade, por exemplo, sempre esteve presente em nossas vidas. Um exemplo bem básico disso é o estudo dos números romanos: nós fazemos essa análise em história e em matemática, porém, cada uma de sua forma. 
Aluno 2: CAIO MONGE DIAS DE ARAUJO
Resposta: É isso Caio. A Interdisciplinaridade é muito importante e age muitas vezes como facilitadora do entendimento de um assunto e em 99% das vezes ainda o torna mais dinâmico e pode ser analisado com mais profundidade.

Mais conteúdos dessa disciplina