Buscar

ESTUDO DE CASO - Intelingencia Emocional


Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
Aluno: Magdiliel Silva
RA: ---------
Diante da situação descrita, como Gestor de Recursos Humanos, ao utilizar técnicas de comunicação assertiva e negociação para responder à solicitação do CEO e se posicionar corretamente na reunião, eu adotaria a seguinte estratégia de argumentação:
1. Reconhecimento das Dificuldades:
Daria inicio a intervenção reconhecendo as dificuldades existentes na comunicação entre os Diretores e Gestores, mostrando empatia pelo impacto negativo causado nas demandas e no desempenho das equipes.
2. Ênfase nos Resultados:
Destacaria a importância de superar os impasses para alcançar melhores resultados, tanto em termos de operação quanto de satisfação dos colaboradores.
3. Enfatizar a Comunicação Objetiva:
Sublinhar a necessidade de uma comunicação mais objetiva e direcionada para as questões em pauta, em vez de se perder em posições pessoais. Sugeriria também, que o foco fossem direcionados nas informações relevantes para a tomada de decisões eficazes.
4. Proposta de Facilitação:
Me ofereceria para facilitar as discussões entre os Diretores e Gestores, criando um espaço estruturado onde possam compartilhar suas ideias e opiniões de forma produtiva.
5. Identificar Pontos em Comum:
Trabalharia em como identificar os pontos em comuns entre as diversas opiniões apresentadas, apontando as melhores alternativas das áreas em concordância as que pudessem ser exploradas.
6. Importância do Feedback:
 Salientaria a importância de receber feedback construtivo, mesmo que seja desafiador, para promover o crescimento e a melhoria das decisões tomadas.
7. Enfatizar o Alinhamento com a Estratégia da Empresa:
Mostraria de como buscar decisões mais objetivas e alinhadas com a estratégia da empresa onde podesse impulsionar o sucesso a curto e longo prazo com ferramentas adeguadas, à exemplo do Dashboard de Indicadores, que ao utilizar permite a criação de dashboards com os principais indicadores de desempenho, auxiliando na tomada de decisões informadas. 
O Power BI, seria um outro indicativo, para ser usado na visualização dos dados relevantes de maneira clara.
8. Abertura ao Diálogo Contínuo:
Me colocaria a disposição alinhado ao departamento de Recursos Humanos, para apoiar processos de melhoria contínua na comunicação e na resolução de conflitos.
9. Sugerir Práticas de Mediação:
Caso a situação persistisse, sugiriria a possibilidade de trazer um mediador externo ou um especialista em resolução de conflitos para auxiliar nas discussões.
Lembrando de que, ao adotar essa estratégia, o tom da sua comunicação deve sempre ser respeitoso, colaborativo e focado em encontrar soluções. 
Por fim, o profissional da áera deve ser claro e conciso em suas colocações para manter o foco na resolução dos impasses e no benefício da empresa como um todo.

Mais conteúdos dessa disciplina