Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA N 01-FUNDAMENTOS E PRATICAS DE GESTAO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA Nº 01
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DE GESTÃO
ALUNO: Pollyana Cristina Anacleto
O GERENTE NAS ORGANIZAÇÕES
“O gerente, segundo Mintzberg (1973, 1975), desempenha papéis dentro da organização. O primeiro papel é o interpessoal, que existe como decorrência direta da autoridade e status concedidos ao gerente em função de sua posição hierárquica formal. Envolve basicamente suas relações pessoais dentro e fora da organização. O segundo papel é o informacional, onde o gerente é colocado como centro da rede de informações. Este fato é explicado em função dos contatos interpessoais decorrentes do papel essencialmente interpessoal por ele exercido. O terceiro papel é o decisório, onde a autoridade formal do gerente e sua situação privilegiada dentro da rede de comunicação exige que ele discuta e decida sobre os caminhos da organização”.
FONTE: KLADIS, C. M.; FREITAS, H. O gerente nas organizações: funções, limitações e estilos decisórios. Revista Ser Humano (RH), São Paulo, Ano XXX, n. 109, p. 33-35, jun. 1996. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gianti/files/artigos/1996/1996_043_rev_sh.pdf. Acesso em: 16 jun. 2021.
Ainda de acordo com os autores “o trabalho do gerente dificilmente pode ser dissociado do processo decisório. Apesar desta importância, deve-se considerar o gerente como um indivíduo e, como tal, possui características e limitações que dificultam a condução ótima deste processo”. Baseado nesta afirmação, faça as suas reflexões e análises, expressando seu ponto de vista, compartilhando suas sugestões, experiências e sua opinião a respeito. 
Escreva essas informações em no mínimo 20 linhas e poste em seu AVA para o seu tutor para que você possa ser avaliado.
Podemos considerar principalmente quatro limitações gerais que podem afetar o trabalho dos gerentes:
1. Seus valores pessoais/crenças ,podem influenciar no processo de julgamento e tomada de decisões.
2. Seu foco e reflexos, pois para tomarmos determinada decisão precisamos pensar com rapidez e lógica, esse limite impede que o gerente consiga visualizar determinadas situações de forma ampla e clara, dificultando o processo de desenvolvimento de estratégias.
3. Seu conhecimento sobre determinados assuntos, esse é um dos maiores limites para o gerente, por ser um cargo de autoridade deve estar em constante atualização sobre os assuntos que cercam a instituição,buscando sempre aumentar e renovar seus conhecimentos. O gerente precisa ter conhecimento desde os problemas, ate as informações necessárias para o desenvolvimento de estratégias e soluções.
4. Todo indivíduo também tem uma limitação em relação ao número de alternativas capaz de manipular em uma situação. Sua capacidade cognitiva é incapaz de tratar um número alto de informações ao mesmo tempo, quando muitas informações são geradas, grande parte são descartadas, e uma pequena parte e utilizada.
Mediante isso, concluímos que mesmo sendo um cargo de extrema importância para o desenvolvimento e andamento das instituições, o gerente continua sendo um ser humano com limitações e dificuldades como qualquer outra pessoa.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina