Buscar

Fórum III - COMUNICAÇÃO


Prévia do material em texto

4
	A variação linguística como o próprio nome já diz, é a mutação da língua em função de algumas variáveis, seja o contexto regional, seja a adequação da fala em virtude de um dado momento, ou a fala característica de um determinado grupo, por exemplo, o importante é ressaltar que nunca será um desvio da norma culta, trata-se, portanto, de características da linguagem. Sendo assim, Perez (2019), diz que a variação linguística é um fenômeno que acontece com a língua e pode ser compreendida por intermédio das variações históricas e regionais. No contexto da internet isso não é diferente, porém vale ressaltar que provavelmente essa variação não implica no risco de se perder a capacidade de expressão e a sociabilidade.
David Crystal, autor do livro A Linguagem e a Internet, nos diz que: “o jargão dos chats (salas de bate-papo) e dos blogs (diários que se tornam públicos) pode estimular outras formas de literatura e desenvolver o autoconhecimento do jovem, como percebeu ao analisar o conteúdo de blogs ingleses”. Sendo assim, as terminologias da internet reforçam um comportamento e hábitos que condizem com o avanço tecnológico e a velocidade da informação, mas está longe de ser algo tão destruidor e descaracteriza dor do idioma e da intenção da comunicação, o que notamos é que é uma linguagem facilitadora da comunicação nos mais variados ambientes e públicos.
REFERÊNCIAS
PEREZ, Luana Castro Alves. Variação linguística: A língua em movimento. “Disponível em: https://www.portugues.com.br/redacao/variacao-linguistica-lingua-movimento.html, 2019. Acesso em 10/06/2021”.

Mais conteúdos dessa disciplina