Buscar

Direito e Constituição

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO O1
Questão 1
Incorreta
Questão com problema?
Complete as lacunas a seguir:
O direito ________________ surge justamente como resultado entre a ponderação de dois princípios: _______________ e _______________. Se, por um lado, podemos ser tudo aquilo que não atinja um bem jurídico alheio, por outro, o Estado deve nos tratar com igualdade independentemente da nossa origem, cultura, ideologia, senso estético etc. Ter autonomia para ser o que é significa exercer a liberdade constitucionalmente consagrada dentro de uma moldura moral em relação à qual o Estado é obrigado a respeitar.
Agora, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Incorreta
à dignidade; igualdade; liberdade.
Solução esperada
à diferença; igualdade; liberdade.
Comentário
O direito à diferença surge justamente como resultado entre a ponderação desses dois princípios: igualdade e liberdade. Se, por um lado, podemos ser tudo aquilo que não atinja um bem jurídico alheio, por outro, o Estado deve nos tratar com igualdade independentemente da nossa origem, cultura, ideologia, senso estético etc. Ter autonomia para ser o que é significa exercer a liberdade constitucionalmente consagrada dentro de uma moldura moral em relação à qual o Estado é obrigado a respeitar. Portanto, as palavras que completam corretamente as lacunas são: à diferença; igualdade; e liberdade.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
Analise as assertivas a seguir:
I - As hipóteses de aborto previstas na legislação, bem como na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, relativizaram o direito à vida em benefício da dignidade,
PORQUE
II - enquanto a vida não é um direito fundamental previsto na Constituição Federal, a dignidade da pessoa humana é um direito previsto e garantido constitucionalmente.
Agora, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
a assertiva I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Comentário
A Constituição Federal garante o direito à vida, mas esse é um bem que necessita de preservação à medida que possa ser garantida um mínimo de dignidade. Forçar que o outro viva, sendo que viver torna-se um sacrifício extremamente oneroso para seu titular, isso não é respeitar o direito à vida, é forçar o exercício de um direito que juridicamente não é dever para o titular. Gradualmente, a legislação brasileira vem reconhecendo que a dignidade é o único valor absoluto do nosso ordenamento. As hipóteses de aborto que estão previstas na lei ou na jurisprudência todas relativizaram o direito à vida para não sacrificar a dignidade. Portanto, a assertiva I está correta, enquanto a assertiva II está errada, vez que o direito à vida está previsto e assegurado constitucionalmente.
 
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Considerando as afirmações a seguir sobre a Constituição Federal de 1988, no tocante ao respeito dos direitos fundamentais, analise as seguintes assertivas:
I - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
II - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
III - A Constituição Federal instituiu um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna.
IV - Os direitos sociais dependem diretamente da atuação do Estado, pois estes direitos sem a intervenção Estatal, por meio da Constituição da República de 1988, poderiam levar anos para atenuar as desigualdades.
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas:
Sua resposta
Correta
As assertivas I, II, III, IV estão corretas.
Comentário
Art. 6, caput da Constituição federal
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Complete as lacunas a seguir:
Segundo Hans Kelsen a Constituição é apenas a __________ básica segundo a qual é gerada a verdadeira ordem estatal, no sentido mais estrito e material da palavra. Estabelecendo os órgãos do _________, sua função e relação recíproca, ela apresenta apenas o __________, o procedimento a partir do qual são geradas as normas que configuram contenutisticamente as relações entre os homens. É preciso distinguir a ordem segundo a qual os _________ do Estado são instituídos daquele que esses mesmos órgãos estabelecem – de forma geral ou individual – para determinar o modo de vida dos súditos. Sendo a Constituição apenas a primeira dessas ordens, e, portanto, uma ordem parcial, ela jamais pode ser a _________, mas apenas e sempre o caminho pelo qual se chega a esta, isto é, à correta configuração da vida humana e de suas relações (........).
Assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
Regra, Estado, método, órgãos, justiça.
Comentário
Alternativa correta é a D: Alternativa correta é a D: “Segundo Hans Kelsen a Constituição é apenas a regra básica segundo a qual é gerada a verdadeira ordem estatal, no sentido mais estrito e material da palavra. Estabelecendo os órgãos do Estado, sua função e relação recíproca, ela apresenta apenas o método, o procedimento a partir do qual são geradas as normas que configuram contenutisticamente as relações entre os homens. É preciso distinguir a ordem segundo a qual os órgãos do Estado são instituídos daquele que esses mesmos órgãos estabelecem – de forma geral ou individual – para determinar o modo de vida dos súditos. Sendo a Constituição apenas a primeira dessas ordens, e portanto uma ordem parcial , ela jamais pode ser a justiça, mas apenas e sempre o caminho pelo qual se chega a esta, isto é, à correta configuração da vida humana e de suas relações.....
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Analise as assertivas a seguir:
I - Ao analisar aspectos comuns dos direitos fundamentais ao longo da história, conforme parte da doutrina, podem-se extrair duas características essenciais: universalidade e indisponibilidade.
II - Agarantia primária é o direito de exigir do Estado, através de instrumento legal específico, a interrupção de um ato violador de direitos fundamentais.
III - Ao garantir às crianças e adolescentes uma proteção especial, a Constituição Federal visa garantir a igualdade formal, uma vez que todos são iguais perante a Lei.
IV - A garantia secundária é aquela com a qual o prejudicado pleiteará o ressarcimento, restituição, pagamento pelo ato indevido.
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas a resposta correta:
Sua resposta
Correta
I, II e IV.
Comentário
A assertiva I está correta, pois diversos autores já tentaram definir os direitos fundamentais a partir de inúmeros critérios. Luigi Ferrajoli (2005), contudo, anuncia que, ao analisar aspectos comuns desses direitos ao longo da história, podem-se extrair duas características essenciais: universalidade e indisponibilidade. A assertiva II está correta, poisa garantia primária é o direito de exigir do Estado, através de instrumento legal específico, a interrupção de um ato violador de direitos fundamentais. No direito penal, podemos exemplificar com o Habeas Corpus. Diante de uma prisão ilegal, pede-se a concessão da ordem para restabelecer a liberdade indevidamente restringida. A assertiva III está errada, pois ao dispor sobre a proteção integral para as crianças e adolescentes, a Constituição Federal visa garantir a igualdade material, tratando os desiguais de forma desigual na medida de sua desigualdade, vez que elas precisam de uma atenção especial por estarem em formação moral e física. A assertiva IV está correta, poisa garantia secundária é aquela com a qual o prejudicado pleiteará o ressarcimento, restituição, pagamento pelo ato indevido. Pelo exemplo anterior, se restar comprovado que agentes públicos incriminaram dolosamente o preso, ele tem direito de ser indenizado peloEstado, eis que há previsão por danos decorrentes de atos ilícitos provocados pelos órgãos estatais.

Mais conteúdos dessa disciplina