Buscar

EXERCÍCIO 04


Prévia do material em texto

EXERCÍCIO O4
Questão 1
Correta
Questão com problema?
Sendo o adolescente liberado, a autoridade policial encaminhará imediatamente ao representante do Ministério Público cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência (art. 176), mostrando-se desnecessária a comunicação ao juiz.  A regra, assim ensina a doutrina baseada em normas internacionais, é que o adolescente responda ao procedimento em liberdade. O instrumento emitido para operacionalizar a liberação é termo de compromisso e responsabilidade de apresentação do adolescente infrator ao membro do Ministério Público local, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato. O termo, depois de cientificado seu teor, será assinado pelos pais ou responsável.
Neste caso:
 
I - Deverá ser encaminhado pela autoridade policial o auto de apreensão para que o Ministério Público avalie a gravidade do ato e, de livre entendimento e convicção motivada, opte pelo arquivamento dos autos, pela concessão da remissão ou pela representação ministerial para a aplicação de medida socioeducativa dirigida ao Juiz.
PORQUE
II – Este  é o procedimento descrito pelo art. 180 do ECA que estabelece as providências que podem ser adotadas pelo Ministério Público nessa fase.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Comentário
As duas assertivas são verdadeiras e se complementam. Ademais, as assertivas foram retiradas do material disponibilizado ao aluno.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
Considera-se ato infracional a conduta descrita como crime ou contravenção penal (art. 103 do ECA). Tanto as crianças (menores de 12 anos) quanto os adolescentes (idade entre 12 e 18 anos) podem praticar ato infracional, podendo haver situação de flagrante ou não. A diferença dar-se-á no tocante às consequências de seus atos que, como veremos, serão diferentes quando praticados por crianças.
Nesse sentido:
 
I - Verificado o flagrante do ato infracional, o menor será apreendido e encaminhado exclusivamente por autoridade policial, à sede policial especializada para que seja lavrado o auto de apreensão, o qual também poderá ser substituído pelo boletim de ocorrência circunstanciado quando o ato não for praticado mediante violência ou grave ameaça.
 
II – Em caso de uso de violência ou grave ameaça pelo menor, deverá a autoridade policial proceder a lavratura do auto de apreensão mediante a oitiva das testemunhas e do menor, apreender os objetos utilizados no ato e requisitar os exames ou perícia necessária para a comprovação da autoria do ato.
 
III – O menor poderá ser apreendido mesmo  sem a comprovação da autoria do fato que lhe está sendo imputado, sendo válida a denúncia do ato.
 
IV - Quando não houver o flagrante do ato, a fase policial se inicia com o registro da ocorrência, o qual pode ser realizado por qualquer cidadão. Nesses casos a autoridade policial só poderá promover a apreensão do menor, quando estiver com um mandado judicial que a determine.
Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
Comentário
As assertivas I e III estão incorretas. Na I, é sabido que verificado o flagrante do ato infracional, o menor será apreendido e encaminhado por qualquer cidadão, ou por autoridade policial, à sede policial especializada para que seja lavrado o auto de apreensão, o qual também poderá ser substituído pelo boletim de ocorrência circunstanciado quando o ato não for praticado mediante violência ou grave ameaça. Já na III, o menor não pode ser apreendido sem a comprovação da autoria do fato que lhe está sendo imputado.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
O Conselho Tutelar tornou-se uma das primeiras instituições da democracia representativa, ou seja, um órgão garantista da exigibilidade dos direitos assegurados nas normas internacionais, na Constituição e nas leis voltadas à população infanto-juvenil. Roberto João Elias entende que o Conselho Tutelar,é por excelência, o órgão que vai representar a sociedade, uma vez que seus membros são por ela escolhidos para atribuições relevantes perante todos os membros da sociedade, mas principalmente para as crianças e adolescentes.  O artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente traz na sua essência que o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta lei.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I - A autonomia do Conselho Tutelar  decorre da sua subordinação a outros órgãos do Poder Público, suas decisões não são autossuficientes, devendo sempre ser submetidas aos órgãos competentes.
PORQUE
II- Da competência jurisdicional, é  garantida aos Conselhos Tutelares  a limitação das suas ações não  somente a atos administrativos, podendo agir conjuntamente com  o Poder Judiciário.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições falsas.
Comentário
A alternativa correta da questão é a letra E, pois as duas assertivas são falsas. Na I, é sabido que  a autonomia do Conselho Tutelar decorre a sua não subordinação a outro órgão do Poder Público, suas decisões são autossuficientes, submetidas apenas aos ditames legais. Já na II, da competência jurisdicional decorre a limitação das suas ações somente a atos administrativos, eis que somente o Poder Judiciário possui competência para praticar atos jurisdicionais.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECAd[1]), o Estado brasileiro regulamentou uma das premissas mais importantes da Constituição Federal de 1988, aos olhos dos defensores dos direitos da criança e do adolescente, que foi o art. 227. Nele, a criança e o adolescente passaram a ser considerados sujeitos de direitos e, com isso, cidadãos e cidadãs brasileiros, detentores de todos os direitos expressos na Carta Magna, inclusive com prioridade absoluta. Todos os brasileiros menores de 18 anos de idade, inclusive os que estejam em conflito com a lei, possuem os mesmos direitos garantidos aos adultos.
 
Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
I. As garantias processuais asseguradas por lei às crianças e adolescentes devem ser observadas em todo o processo de apuração de ato infracional. As garantias processuais asseguradas por lei às crianças e adolescentes devem ser observadas em todo o processo de apuração de ato infracional.
 
PORQUE
 
II. O acesso ao devido processo legal é uma garantia constitucional, que deve ser assegurada a todo e qualquer indivíduo, conforme disciplina o art. 5º, da Constituição Federal, ao determinar que ninguém será privado da sua liberdade sem o devido processo legal.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Comentário
As garantias processuais asseguradas por lei às crianças e adolescentes devem ser observadas em todo o processo de apuração de ato infracional. Você certamente já ouviu falar muitas vezes sobre a garantia do devido processo legal, não é? Isso porque o devido processo legal é uma garantia constitucional, que deve ser assegurada a todo e qualquer indivíduo, conforme disciplina o art. 5º, LIV (BRASIL, 1988), ao determinar que ninguém será privado da sua liberdade sem o devido processo legal.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
O Estatuto da Criança e do Adolescente é um conjunto de regras as quais não aceitam em hipótese nenhuma a inexistência de um serviço público essencial ao atendimento dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar é um desses serviços. Basicamente o Conselho Tutelar prestar um dos serviços públicos mais importantes quando crianças e adolescentes são ameaçados ou violados em seus direitos no âmbito da família. Seja por omissão ou abuso dos pais, ou em decorrência daimpossibilidade dos pais se desincumbirem de seus deveres, por carência de recursos ou outros motivos.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
 
I - A competência do Conselho Tutelar será definida pelo domicílio dos pais ou responsável na falta deles, pelo domicílio onde se encontra o menor.
PORQUE
II - Apenas, excepcionalmente, nos casos de ato infracional a competência será do órgão do local da ação ou omissão.
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Comentário
As duas assertivas são verdadeiras ( se encontram em consonância com a legislação vigente) e se complementam., logo correta a alternativa que assim o prevê.

Mais conteúdos dessa disciplina