Buscar

resposta de hidraulica


Prévia do material em texto

No mercado é possível encontrar diversos modelos de bombas, que se enquadram em duas mecânicas de funcionamento: centrífugas e volumétricas, o modelo a ser adquirido vai depender do projeto da empresa rural ou urbana e qual a finalidade do seu uso. As bombas centrífugas, ou turbo-bombas, movimentam o fluido pela rotação de um eixo a partir do seu centro e o expulsam pela ação da força centrífuga. Já as bombas volumétricas, são sistemas mecânicos que trabalham em função da movimentação do fluido, nos quais ocorrerá o acionamento do órgão de impulsão da bomba, o que irá obrigar o fluido a executar o mesmo movimento que está sujeito a este impulso, sendo do tipo êmbolo, engrenagem, lóbulos e palhetas. Estes sistemas do tipo volumétricos visam ocupar e desocupar espaço no interior da bomba, sendo que o movimento geral do fluido de trabalho se dá na mesma direção das forças a ele transmitidas, denominadas de deslocamento positivo.
As bombas centrifugas em função da direção do movimento do fluido dentro do rotor, elas dividem-se em:
Bomba centrífuga radial: são dispositivos elementares em que a movimentação do fluido se dá do centro para a periferia do rotor, no sentido perpendicular ao eixo de rotação.
Bomba de fluxo misto (hélico-centrífugas): são dispositivos elementares em que movimento do fluido ocorre na direção inclinada (diagonal) ao eixo de rotação.
Bomba axial (helicoidais): são dispositivos elementares em que o movimento do fluido ocorre paralelamente ao eixo de rotação.
As bombas volumétricas se dividem em duas categorias principais sendo elas: 
Êmbolo ou alternativas: são do tipo pistão, diafragma, membrana.
Rotativas: são do tipo engrenagens, lóbulos, palhetas, helicoidais, fusos, parafusos, peristálticas.
Pergunta numero 2: As características de um canal agrícola ou urbano estão em função da sua geometria, pois é um elemento fundamental para dimensionar, analisar e investigar suas variáveis para resolver os mais diversos problemas do agronegócio e setor industrial. 
Diante disso, disserte sobre os elementos característicos de uma seção de um canal.
São os principais elementos característicos da seção de um canal é a área e seção molhada. A área é caracterizada por uma seção plana do canal, normal com a direção geral da corrente líquida, e a seção molhada caracteriza-se pela parte da seção transversal que é ocupada pelo líquido, de acordo à classificação do açudes e a sua forma geométrica, que pode ser trapezoidal, crista inclinada, forma parabólica, retangular, triangular e circular. 
 Já os elementos geométricos da seção molhada são:
Profundidade do fluxo (h): está relacionada à altura do líquido acima do fundo do canal.
Área molhada (Am): está relacionada à área de seção molhada.
Perímetro molhado (P): está relacionada ao comprimento relativo ao contato do líquido com o conduto.
Largura superficial (B): está relacionada à largura da superfície em contato com a atmosfera.
Raio hidráulico (R): está relacionada à relação entre a área molhada e perímetro molhado, sendo o raio hidráulico a dimensão característica dos canais abertos, assim como o diâmetro interno dos tubos o é para os condutos forçados.
Profundidade hidráulica: relação entre a área molhada e a largura superficial.

Mais conteúdos dessa disciplina