Buscar

MATEMATICA E ESTRUTURA DO PENSAMENTO 3


Prévia do material em texto

Questao 1
De acordo com nossos estudos, abordamos os passos definidos por Polya (1995) para a resolução de problemas. Marque a alternativa que apresenta, na ordem certa, os passos a serem seguidos, segundo Polya (1995).
a)
Retrospecto; Execução de um plano; Estabelecimento de um plano: e Compreensão do problema.
b)
Execução de um plano; Estabelecimento de um plano; Compreensão do problema; e Retrospecto.
c)
Estabelecimento de um plano; Compreensão do problema; Execução de um plano; e Retrospecto.
d)
Compreensão do problema; Execução de um plano; Estabelecimento de um plano; e retrospecto. 
e)
Compreensão do problema; Estabelecimento de um plano; Execução de um plano; e Retrospecto.
Questao 2
Considerando os conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}, B = {1, 2, 3}, C = {2, 3, 4}, D = {4, 5, 6, 7} determine (A – B) n (C U D).
a)
{2,3,4}
b)
{4,6,7}
c)
{4,5,6}
d)
{1,2,3}
e)
{4,5,6,7}
Questao 3
(Mundo Educação) A respeito dos conjuntos numéricos, de suas definições e das relações de inclusão existentes entre eles, marque a alternativa verdadeira:
a)
O conjunto dos números irracionais são compostos somente por algarismos inteiros positivos e negativos.
b)
 O conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números reais.
c)
O conjunto dos números naturais é formado pelos números inteiros positivos.
d)
O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais
e)
O conjunto dos números inteiros é formado por todos os números inteiros positivos e negativos.
Questao 4
(Brasil Escola) Considerando que A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, A n B = {4, 5} e A – B = {1, 2, 3}, determine o conjunto B. 
a)
Resolveremos o exercício com o auxílio dos Diagramas de Venn. Observe:
A U B = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}
A n B = {4, 5}
A – B = {1, 2, 3}
O conjunto B é formado pelos seguintes elementos: {4, 5, 6, 7, 8}. 
b)
{6,7,8}
c)
{3,4,5}
d)
{4,5,6}
e)
{1,2,3}
Questao 5
De acordo com Dante (2007, p.13), marque a alternativa que demonstra, corretamente, como deve ser uma aula de Matemática.
a)
Uma aula de Matemática é onde os alunos, incentivados e orientados pelos outros alunos, trabalham de modo ativo – individualmente ou em pequenos grupos – na aventura de buscar a solução de um problema que os desafia; é mais dinâmica e motivadora do que a que segue o clássico esquema de explicar e repetir.   
b)
Uma aula de Matemática é onde os alunos, incentivados e orientados pelo professor, trabalham de modo ativo – individualmente ou em pequenos grupos – na aventura de buscar a solução de um problema que os desafia; é mais dinâmica e motivadora do que a que segue o clássico esquema de explicar e repetir. 
c)
Uma aula de Matemática é onde os alunos, incentivados e orientados pelo professor, trabalham de modo ativo em pequenos grupos na aventura de buscar a solução de um problema que os desafia; é mais dinâmica e motivadora do que a que segue o clássico esquema de explicar e repetir.   
d)
Uma aula de Matemática é onde os alunos, incentivados e orientados pelo professor, trabalham de modo ativo, individualmente na aventura de buscar a solução de um problema que os desafia; é mais dinâmica e motivadora do que a que segue o clássico esquema de explicar e repetir.   
e)
Uma aula de Matemática é onde os alunos, desorientados pelo professor, trabalham de modo ativo – individualmente ou em pequenos grupos – na aventura de buscar a solução de um problema que os desafia; é mais dinâmica e motivadora do que a que segue o clássico esquema de explicar e repetir.   
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina