Buscar

Estudo Transversal - Avaliação disciplina on-line


Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros8/2
1Considera-se que o objetivo geral da análise neoclássica microeconômica é buscar e esclarecer, com mais detalhes e informações, o comportamento dos agentes econômicos, demandantes e ofertantes no mercado, de forma geral. Para isso, todos os objetivos individuais desses agentes se tornam objetos de análise em grande profundidade. Sobre esse objetivo geral da microeconomia, analise as sentenças a seguir: I- Formação de preços, considerando o mercado de bens e serviços e o mercado dos serviços dos fatores de produção, é objetivo da microeconomia. II- Formação de preços no mercado de bens e serviços (salários, juros, aluguéis e lucros) é objetivo dos agentes agregados, logo, relevante para a análise micro. III- Análise do equilíbrio geral, como única forma de se aproximar de um modelo mais fiel à realidade, desconsiderando aspectos psicológicos ou comportamentais dos agentes, é objetivo da microeconomia. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
Revisar Conteúdo do Livro
2O estudo da microeconomia também pode ser desenvolvido ademais seus princípios, sob a condução da análise positiva e da análise normativa, isto é, associar critérios científicos a critérios subjetivos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A análise do efeito de um aumento nas mensalidades escolares pode revelar o impacto desse no orçamento familiar, bem como no mercado de trabalho na área da educação; esta análise é positiva. ( ) Os impactos da elaboração e prática de políticas de geração de emprego, quando avaliados com argumentos ideais de cunho social; esta análise é normativa. ( ) Ambas análises não estão inter-relacionadas; por exemplo, é possível sim argumentar sobre o ideal, desconsiderando os impactos reais de fatos econômicos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
V - V - F.
C
V - V - V.
D
V - F - V.
3Uma comparação bastante útil para o sistema econômico é com um sistema mecânico, como o de um equipamento de produção. Quando uma máquina de uma importante linha de produção apresenta algum problema, é necessário retirá-la rapidamente e disponibilizá-la a um técnico especialista, que realizará vários testes, um de cada vez, até identificar a causa do problema. Diante dessa analogia, analise as sentenças a seguir: I- Para compreendermos o que se passa com a economia de mercado, diante de uma dificuldade, analisamos a influência de uma variável de cada vez, e observamos o que ocorre após projeções e simulações. II- O sucesso do diagnóstico e as possíveis soluções dependem da profundidade dos danos consequentes e da capacidade dos especialistas, a reação dos mercados não interfere. III- Para entendermos o que se passa no mercado em questão, a análise das variáveis equivale à análise dos agregados macroeconômicos, que conjuntamente serão testados. IV- A aplicação de modelos, pressupostos ou princípios assume relevância na hora de diagnosticar os problemas, pois cada problema dificilmente se apresenta de forma isolada. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
4O excesso de oferta se dá quando um produto está disponível no mercado numa quantidade maior do que os consumidores estão dispostos a comprar. Tal situação faz com que haja uma redução nos preços dos produtos, e essa redução pode, em seguida, reverter a situação, atraindo novamente os consumidores. Sobre o desequilíbrio no mercado por excesso de demanda, assinale a alternativa CORRETA:
A
Essa situação ocorre quando os consumidores não estão dispostos a pagar uma elevação dos preços de determinados bens, gerando, assim, um excesso de demanda do bem substituto.
B
Essa situação ocorre quando o governo tende a não subsidiar os vendedores a fim de suprir com a oferta adequada, acarretando diminuição constante e ininterrupta dos preços.
C
O excesso de demanda ocorre quando há mais consumidores interessados em um produto do que produtos disponíveis para venda. Essa situação faz com que o preço deste produto se eleve em busca do equilíbrio.
D
O excesso de demanda ocorre porque existe, justamente, um excesso de oferta disponível, comprovando que, nessas situações, facilmente o preço tende a se elevar.
5Os princípios para a análise microeconômica servem para referenciar certos limites ou parâmetros de estudo de seus objetos. Enquanto o primeiro princípio refere-se aos componentes do sistema econômico; o segundo princípio refere-se ao papel desses componentes e seus objetivos individuais; já o terceiro princípio apresenta certas condições externas que podem limitar esses objetivos. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O segundo princípio baseia-se no pressuposto de que a economia é composta dos agentes econômicos: firmas e consumidores, ambos atuando respectivamente como ofertantes e demandantes na dinâmica do mercado. ( ) O primeiro princípio pressupõe que os sistemas econômicos oferecem limites aos agentes econômicos, devido à escassez de recursos naturais e produtivos, ou seja, tem como premissa básica a lei da escassez. ( ) O segundo princípio considera que cada um dos agentes econômicos tem uma função objetiva, por exemplo, o consumidor tem por objetivo escolher o melhor padrão de consumo e as firmas têm por objetivo o lucro máximo. ( ) Os princípios podem ser assim sintetizados e ordenados: todos os agentes econômicos, firmas e consumidores, atuam de forma a ampliar seus ganhos no sistema econômico, sob os limites revelados na premissa básica da lei da escassez. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - F - F.
D
V - F - F - V.
6A figura em anexo, sobre a demanda de um produto X, confirma que fatores externos a escolhas ou gostos do consumidor também podem influenciar e determinar seu consumo, como, por exemplo, expectativas, preços de outros bens, nível de renda e, nesse caso, o preço do próprio bem. Sobre as possíveis movimentações dessa curva, considerando-se a Teoria da Demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Se ocorrer uma elevação do preço do bem X, a curva será deslocada para a esquerda, ao longo da curva de demanda, situação que contribui para a diminuição de riqueza. ( ) Se ocorrer uma queda do preço do bem X, a curva será deslocada para a direita, ao longo da curva de demanda, situação que contribui para o aumento de renda. ( ) Se ocorrer uma queda do preço do bem X, a curva será deslocada para a esquerda, ao longo da curva de demanda. Tem-se, assim, uma situação de equilíbrio entre renda e riqueza. ( ) Independentemente de variações no preço do bem X, a curva tende a permanecer inalterada, pois gostos e preferências só cedem a mudanças em outras variáveis, como renda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - V.
C
F - V - F - V.
D
V - V - F - F.
7Os fundamentos da demanda partem da análise de hipóteses sobre o comportamento dos consumidores, além de dados menos dinâmicos, como orçamentos e rendas. Para se alcançar uma análise ainda mais realista, considera-se também o pressuposto do valor utilidade na análise das preferências nos mercados. Sobre o conceito de utilidade, assinale a alternativa CORRETA:
A
O conceito de utilidade abrange o grau de satisfação atribuído pelos consumidores aos bens que desejam adquirir, e claro, também limitados à renda.
B
Esse pressuposto baseia-se na teoria do valor-trabalho, ou seja, na ideia de que o valor dos bens é determinado pelos custos da mão de obra a eles incorporados.
C
A visão utilitarista, defendida por Karl Marx, considera que é a oferta dos produtos que determina seus preços, e não a demanda.
D
O valor utilidadeadmite que a quantidade demandada de um bem por um consumidor depende de sua renda orçamentária, que é perfeitamente elástica.
8A base da pesquisa microeconômica parte da tese de que o capitalismo liberal, ou seja, enquanto administrado pelo mercado, seria fundamental para o alcance dos objetivos de todos os agentes participantes. Assim, atribuiu-se ao período neoclássico (meados de 1870), a opção por análises menos políticas do sistema. A respeito dessa tese, analise as sentenças a seguir: I- Temos um início de práticas científicas aplicadas ao estudo da Economia de forma mais desmembrada, isto é, via aplicação de modelos que visam a análises mais aproximadas dos agentes econômicos. II- A análise desmembrada da Economia só foi possível com a aplicação de modelos macroeconômicos aplicados generalizadamente em seus modelos. III- As políticas públicas econômicas promoviam espontaneamente o equilíbrio de mercado, sendo desnecessário considerar o estudo de um neoliberalismo. IV- Os modelos formalizados não se limitaram aos estudos de casos ou agentes econômicos de determinados mercados, já que a premissa do equilíbrio de mercado era de amplo uso. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
9Uma das razões para se estudar o comportamento dos compradores e vendedores no mercado refere-se à necessidade de identificar os efeitos de determinados fenômenos, sejam físicos ou comportamentais, nas decisões dos agentes. Por exemplo: o que acontece com o preço dos produtos quando ocorre alguma alteração climática que afeta sua produção? O estudo da demanda, seja individual ou de mercado, permite essa compreensão. Assinale a alternativa CORRETA que contribui para o entendimento de demanda de mercado:
A
O preço, na medida em que sobe, tende a alterar positivamente a demanda de mercado, isto é, bens com preços elevados, promovendo o desejo de posse por parte dos consumidores.
B
Tanto nessa demanda como na demanda individual, as escolhas dos consumidores interferem, assim como outros fatores, além do preço, como a renda e a preferência do consumidor.
C
A demanda de mercado baseia-se na lei geral da demanda, que admite que, na medida em que o preço diminui, as pessoas passam a não consumir mais o bem, transferindo a renda para a poupança.
D
Refere-se a uma demanda única de um agente, cujo comportamento de consumo de determinado bem ou serviço ocorre a preços variáveis, cujas escolhas não interferem.
10Uma situação onde o equilíbrio de determinado mercado se altera pode ser decorrente de inúmeros fatores, além das variações específicas do preço do produto. Por exemplo, uma política pública que desenvolve um programa que facilita a compra de eletrodomésticos de modelos que consomem menos energia. Sobre essa ocorrência, analise as sentenças a seguir: I- Refere-se a um aumento da renda dos agentes, isto é, quando o mercado já está em seu equilíbrio, mas em certo momento ocorre um aumento permanente da renda dos agentes, que passam a consumir mais determinados bens. II- Equivale a uma interferência do governo. Embora estejamos considerando um mercado livre, com plena liberdade de negociação entre os agentes, em alguns momentos o governo realiza intervenções mediante vários mecanismos. III- Remete a uma situação de estabelecimento de impostos: quando o governo influencia muito no mercado, via tributos, taxas ou contribuições de melhoria. Dividem-se em duas categorias: impostos indiretos e impostos diretos. IV- É uma ação de tabelamento de preços instituída pelo governo com o objetivo de coibir preços abusivos aos produtos de primeira necessidade, tentando corrigir falhas de mercado e promover objetivos sociais. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
Revisar Conteúdo do Livro
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina