Buscar

politicas publicas


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PIESS – Políticas públicas de saúde (slide da Roberta)
DEFINIÇÃO: envolvem o processo de fazer escolhas e os resultados das escolhas = o que o governo escolhe OU NÃO fazer em resposta a determinado problema percebido (dados e sistemas de informação) embasamento no poder coercitivo do Estado.
A implementação/criação/priorização de politicas públicas tem diretamente a ver com a evolução político-social e econômica políticas do Estado brasileiro (perdura independentemente do governante) x políticas de governo (acaba com os mandatos) SAÚDE NUNCA FOI PRIORIDADE (ainda mais que a foge do modelo biomédico).
Todas as conquistas relacionadas ao SUS, por exemplo, foram conquistas de anos de luta, reorganização e reinvindicação por parte dos trabalhadores histórico: previdência social (INPS INAMPS), movimento sanitarista, redemocratização, leis orgânicas;
· 1500 até o primeiro reinado:
Delegação das atribuições sanitárias para as juntas municipais a única atividade geral de saúde publica era o controle de navios e saúde dos portos;
Os recursos eram basicamente os curandeiros e as plantas medicinais mudou com a chegada da família real: 1808 = escolas de cirurgia no RJ e em Salvador. 
· 1889 até 1930:
Epidemias de doenças infectocontagiosas urbanização;
1904: Oswaldo Cruz e revolta da Vacina (febre amarela) após esse ano, ouve a organização de uma diretoria geral de saúde pública = registros demográficos, introdução de laboratórios, fabricação de produtos profiláticos.
1920: Carlos Chagas reestruturou o departamento nacional de saúde 
· Regime militar = previdência = só era gente quem trabalhava, o resto dependia de filantropia e olhe lá;
· Redemocratização: 
VIII conferência de saúde – constituição – leis orgânicas em 1990 saúde é direito de todos e dever do estado:
“A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais: os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do país”.
	Exemplos de políticas públicas que falaram na aula (eu acho): guias alimentares, suplementação de ferro e outros nutrientes, hiperdia, distribuição de fitinhas e aparelho de medicação de glicemia também podem ser algumas que não estão diretamente relacionas à saúde mas influenciam, por exemplo o próprio bolsa família (distribuição de renda).

Mais conteúdos dessa disciplina