Buscar

Intervenções Psicológicas em Pacientes Crônicos

Prévia do material em texto

Curso de Psicologia
 Campus: Assis
 
SOLICITANTE: Estratégias Específicas de Intervenção Psicológica 
FINALIDADE: Estágio Psicologia da Saúde: Intervenções Clínico-Institucionais
AUTORA: 
RA: 
RESENHA
KARAM H C ; ALVARENGA M S G Intervenção em pacientes crônicos IN ANDREOLI P A A; CAIUBY A V S; LACERDA S L Psicologia Hospitalar . Barueri,SP; Manoel, 2013.
O capítulo explora algumas das principais intervenções utilizadas pelos psicólogos nesse contexto, especialmente em relação aos pacientes que sofrem de doenças crônicas, que o indivíduo apresenta várias comorbidades e a cura não é considerada como objetivo primordial.
Ao longo da discussão do artigo, é apresentado sobre as intervenções realizadas pelos cuidadores que envolvem a questão da prevenção e da adesão ao tratamento, considerando o desenvolvimento psicossocial do paciente. Além disso, a prevenção do abandono do tratamento clínico ou a prevenção de transtornos psíquicos, é uma diretriz importante ao cuidado da doença crônica, podendo ser evitado complicações ou ameniza-las. A comunicação envolve aspectos relacionados a comportamentos verbais ou não verbais, através da empatia, escuta, não resistência ao que lhe é relatado, clareza do paciente e dos familiares sobre as conclusões da consulta, entre outros.
Diante dessa constatação, foi possível observar a importância da participação do paciente no planejamento de seu tratamento para a diminuição de riscos de complicações, são realizadas algumas orientações para serem trabalhadas durante o processo. Tem como intuito de ampliar a eficiência do cuidado com o sujeito desde sua primeira infância até mesmo no início da fase adulta são considerados importantes na construção do vínculo com a equipe que assume os cuidados.
Neste sentido, o papel do psicólogo é trabalhar os aspectos psicológicos advindos da situação de doença crônica, participa desse processo, podendo fazer a ponte com a equipe clínica. Com isso, o sujeito acometido por uma doença crônica passar por várias alterações e vivência diversas emoções ao longo de sua doença, no entanto, o principal objetivo é ajudá-lo a entender melhor a si mesmo, as pessoas ao seu redor e aos problemas, auxiliando-os a encontrar maneiras para enfrentar as dificuldades causadas pelo adoecimento. 
O trabalho do psicólogo hospitalar deve buscar conhecer as especialidades do contexto em que se insere, atuar conforme os princípios do Sistema Único de saúde -SUS , facilitar os processos de comunicação entre serviços e pessoas, e pautar suas ações no atendimento humanizado conforme as diretrizes da Política Nacional de Humanização – PNH. 
Em face do exposto foi possível observar e refletir sobre algumas estratégias para auxiliar o cuidador do paciente com doença crônica, visto que os familiares também devem ser envolvidos no tratamento psicológico e orientados sobre a relação entre comportamentos dolorosos, crenças, emoções e ambiente. Diante dessa constatação, o artigo reflete a importância da psicoterapia cognitiva para auxiliar os doentes e familiares vires a lidar com a doença considerando-se que a fase adulta é significativa nas outras fases também.
Referência 
KARAM H C ; ALVARENGA M S G Intervenção em pacientes crônicos IN ANDREOLI P A A; CAIUBY A V S; LACERDA S L Psicologia Hospitalar . Barueri,SP; Manoel, 2013.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina