Buscar

prevenção contra o suicidio


Prévia do material em texto

VAMOS FALAR DE SUICIDIO? PREVENÇÃO E POSVENÇÃO - ADRIANA FELIX
“Vamos falar de suicídio? Prevenção e pósvenção” foi a segunda palestra do dia e foi apresentada pela psicóloga Adriana Felix. O objetivo da palestra era de discorrer acerca da ciência que estuda o suicídio, a suicidologia. Para iniciar, Adriana apresenta dois autores que contribuíram imensamente para o desenvolvimento da área: Edwin Shneidman e Karina O Fukumitsu. O primeiro é considerado pai da Suicidologia, sendo o pioneiro nos estudos da área; e a segunda é uma das responsáveis pelo estabelecimento da área no Brasil.
Então, ela descreve o suicídio como algo influenciado por causas multifatoriais como genética, psicológica, sociológica, biológica e teológica. É a saída que a pessoa vê para acabar com a dor psicoemocional insuportável que sente. Isto posto, a palestrante apresenta o suicídiocomo uma questão de saúde pública, cabendo aos órgãos de saúde a responsabilidade da conscientização, prevenção e pósvenção do tópico.
Primeiro, ela estabelece a necessidade de reconhecer os fatores de risco para o suicídio. Tais fatores são divididos em duas categorias: a) os predisponentes, o qual inclui a história da pessoa, os antecedentes psiquiátricos pessoais e familiares, as doenças e dores crônicas, o abuso e dependência de drogas, traumas e abusos; e b) os precipitantes, definido como o fator recente que levou à instabilidade emocional, impulsividade, comunicação verbal direta e indireta. Além desses fatores de risco, Felix ressalta também que a manifestação de sentimentos como desesperança, desamparo e desespero também funcionam como alertas.
Por fim, além da conceituação e apresentação dos fatores de risco, a palestrante difere também pensamento de morte e ideação suicida, apresenta atitudes que outros tem que podem acabar por excruciar a dor psicoemocional sentida por aquele que sente-se inclinado ao suicídio, expõe os diferentes níveis de risco e como é realizada a prevenção e a posvenção. 
Isto posto, achei essa palestra extremamente rica não só para a minha formação enquanto profissional como também para a minha formação como indivíduo. O suicídio é um tópico diretamente ligado a profissão de psicológo porém também é algo que podemos nos deparar na nossa vida pessoal. As informações expostas pela palestrante auxiliam para a nossa capacitação para lidar com a demanda como também replicar e conscientizar as pessoas a nossa volta.

Mais conteúdos dessa disciplina