Buscar

O PAPEL DAS EMPRESAS NA CRISE DA COVID-19


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO vale do itajaí
Jeniffer de aquino barros dos santos
Julia peter krolow
o papel das empresas na crise da covid-19
Florianópolis
2020
Jeniffer de aquino barros dos santos
Julia peter krolow
o papel das empresas na crise da covid-19
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Publicidade e Propaganda, da Universidade do Vale do Itajaí, como requisito para avaliação na unidade de aprendizagem Pesquisa de Mercado.
Orientador: Profº Robson Freire
Florianópolis
2020
sumário
1	apresentação	3
1.1 COVID-19...................................................................................................................3
1.2 ISOLAMENTO SOCIAL E A NOVA FORMA DE VER O MUNDO.....................3
1.3 INDÚSTRIA CULTURAL E AS MARCAS..............................................................4
2	problematica	5
2.1	hipóteses	5
2.2	Justificativa	5
3	objetivos	6
3.1	objetivo geral	6
3.2	objetivos específicos	6
4	metodologia......................................................................................................7
5 QUESTIONÁRIO..................................................................................................
REFERÊNCIAS	
1 APRESENTAÇÃO
1.1 COVID-19
O nCOVID-19, trivialmente chamado de novo coronavírus, é uma variação da família coronavírus. Os primeiros vírus desta família foram identificados na década de 1960 e seu primeiro contágio foi através de um animal, de acordo com o Ministério da saúde. 
O primeiro caso do novo agente do coronavírus foi na China no dia 08 de dezembro 2019, porém foi diagnosticada como pneumonia no Hospital de Wuhan. Após o número de pacientes com pneumonia ter aumento consideravelmente, médicos chineses resolveram estudar a situação e após a identificação do vírus divulgaram, no dia 29 de dezembro de 2020, o código genético do coronavírus na China. No dia seguinte, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre os casos, que no Boletim Epidemiológico considerou o vírus de alto risco e no dia 30 de janeiro de 2020 declarou Emergência Internacional.
Diante do alastramento do vírus em diversos países no mundo, o Brasil declara no dia 04 de fevereiro Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional e no dia posterior o Ministério da Saúde encaminha para o Congresso Nacional o Projeto de Lei de Quarentena, que foi aprovado. Contudo, foi inevitável o acontecimento do primeiro caso no Brasil (estado de São Paulo) no dia 26 de janeiro de 2020.
O grau de periculosidade do novo agente do coronavírus é alto em razão de que o período de incubação é de 2 a 14 dias e a transmissão acontece de uma pessoa doente para a outra ou por contato próximo por meio de aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, entre outras. 
Apesar das recomendações médicas terem sido de lavar as mãos com frequência, tossir cobrindo a boca, evitar tocar os olhos, evitar abraçar e evitar aglomerados. Porém nada adiantou ter todos esses cuidados, pois a maioria dos brasileiros não conseguiam evitar o aglomerado nos ônibus, igrejas, shoppings, academias e comércio, dessa forma o vírus cresceu de forma exponencial sendo inevitável o isolamento social. 
1.2 ISOLAMENTO SOCIAL E A NOVA FORMA DE VER NO MUNDO
O isolamento social foi adotado por ministros da saúde no mundo inteiro, inclusive pelo Brasil. A priori, a ação de fechar comércios, shoppings, academias e igrejas foi aplaudido pela população brasileira já que o vírus mata uma pessoa a cada cem e o contágio ser muito alto. Com o passar dos dias, o isolamento social se tornou um grande problema para profissionais autônomos, empresários e funcionários, a situação econômica do país entrou em queda. 
Diante disso, o olhar voltou para o ser humano e para as suas necessidades, tanto básicas quanto psicológicas. As pessoas querem respeitar o distanciamento social, porém, aqueles que podem, se comovem quando outros não podem fazer o mesmo, querem que estas pessoas que se expõem ao perigo sejam ajudadas. Para aqueles que ficam em casa, a situação não é das melhores, os índices de violência aumentaram, a ansiedade das pessoas vem aumentando consideravelmente, pessoas estão desenvolvendo depressão e simplesmente não há o que possa fazer com relação a isso. O sentimento de todos é de impotência diante do vírus. 
1.3 INDÚSTRIA CULTURAL E AS MARCAS
 Quando se fala em indústria, logo vem na cabeça a ideia de produção, massificação e em série. Quando se fala de cultura, tem-se como conceito um conjunto de coisas como a arte, o conhecimento, a moral, a lei e hábitos tradicionais. Agora quando é falado sobre a indústria cultural por uns instantes pensa-se em algo positivo, não que não seja, já que permite qualquer pessoa de desfrutar da cultura, mas os conceitos de produção, massificação e em série também se aplicam a ela. 
A indústria da cultura é uma indústria econômica que produz um produto cultural, isto é, uma cultura feita para o consumo e para a geração de lucro. Segundo Adorno, um dos fundadores da escola de Frankfurt, a cultura massificada é um guia dos perplexos, pois ela se torna uma bússola social para aqueles que “não conseguem” fazer uma leitura do mundo. Se for analisar, até nas casas mais pobre se tem pelo menos uma televisão, tendo acesso à cultura popular e as informações que lhe permitem saber. 
Essa indústria condiciona toda uma população a gostar das mesmas coisas, a sentirem as mesmas coisas, a interpretarem o mundo de uma forma e até mesmo a normalizar questão sociais. Em comparativo com o audiovisual “Story of Stuff”, as questões tratadas acima são exatamente o que o sistema de produção dos Estados Unidos faz, ambos foram planejados para os mesmos fins, o consumo e o descarte. Tudo tem validade e quando acaba, tem coisas novas para se comprar. 
Diante de tudo o que foi exposto, as empresas terão que mudar a forma de como fazem publicidade, já que esta está intrinsecamente relacionada em como as pessoas sentem; fazem; e se autointitulam ao se encaixarem em um estereótipo. Isto é, suprir o sentimento de insuficiência de seus clientes enquanto compram seu produto, pois esta empresa está colaborando de alguma forma com crise do COVID-19. 
 
2 PROBLEMÁTICA
A situação atual faz mudar o pensamento e posicionamento das marcas, ou deveria de fazer, as marcas estão passando a entender que não podemos mais olhar os consumidores como números e sim como seres humanos. O seu posicionamento social é fundamental para que essa se mantenha no mercado durante e depois da crise do COVID-19, afinal o grau de conexão aumenta entre os consumidores e as marcas, os consumidores quando entendem que a marca está se importando acabam dando mais valor a mesma. Duas marcas que deixaram os atos promocionais de lado foram a Coca-cola e a Ford, que mudaram suas propagandas usando-as de forma efetiva para o isolamento social. Sendo assim, de que forma a crise do COVID-19 vai mudar a forma como as empresas irão fazer publicidade?
2.1 HIPÓTESES
A cerca do tema tratado, é possível afirmar que as empresas vão buscar ser mais humanas pensando não só em números, mas no ser humano, pensamentos coletivos e sociais. Visto que do contrário, campanhas com finalidades lucrativas, podem ser agregado um valor negativo a marca.
2.2 JUSTIFICATIVA
A relevância desse projeto de pesquisa está na inovação analítica, comprovada através de pesquisa por teses e artigos científicos em bases de dados de acesso livre -RIUNI, Domínio Público, LivRe, OAIster, RepositoriUM, BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) e SciElo- que contemplassem a análise do papel das marcas em tempo de COVID-19. Este momento será um divisor de águas para um futuro próximo, pois vai mudar a forma de pensar das agências de publicidade, as marcas vão parar de ver as pessoas apenas como números e pensar verdadeiramente no seu papel social no mundo, já que, de hoje em diante a população já estão cobrando um posicionamentomais humanitário. 
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
· Analisar o posicionamento de comunicação de pequenas empresas em diversos segmentos da cidade de Florianópolis perante a crise do CIVID-19.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer a forma como essas empresas faziam a divulgação de seus serviços e/ou produtos;
· Investigar como a pandemia causada pelo COVID-19 afetou os negócios; 
· Examinar as estratégias de comunicação adotadas neste período de pandemia.
4 METODOLOGIA 
O projeto de pesquisa exposto utilizará a ciência como instrumento para atender o propósito de comprovar a validade e a utilidade do conhecimento sobre o papel das marcas na crise da Covid-19 no âmbito publicitário. Segundo Ferrari (1974); e Lakatos e Marconi (2007, p. 80), ciência é um conjunto de atitudes e atividades racionais, que além de ser uma sistematização de conhecimentos é um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. 
Por ser uma inovação analítica e para que possamos comparar a forma que é feita a publicidade antes e depois da pandemia, foi adquirida as informações secundárias – estudos feitos por terceiros - através de pesquisas em livros, artigos científicos e teses viabilizados em bases de dados eletrônicos. Sendo assim, parte desta pesquisa será bibliográfica (GIL, 2010).
Dessa forma, o estudo foi realizado a partir de uma análise de dados através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Salvatore Benito Virgilito at al, em seu livro “Pesquisa de Marketing: uma abordagem qualitativa e quantitativa”, emprega as técnicas de pesquisa qualitativa podendo analisar os formulários usados na pesquisa quantitativa, ou seja, os dois usados em conjunto possibilitam a criação de questionários mais precisos. Nesse sentido, a pesquisa foi feita por meio de um questionário online, no qual foi entregue através do e-mail de diversas empresas durante o período da pandemia, em 2020.
Com relação ao recorte temporal, segundo Malhotra (2006), a pesquisa baseia-se no tipo transversal múltiplo, visto que mais de duas amostras de entrevistados e informações de cada uma dela são obtidos apenas uma vez.
A população a ser analisada no estudo de caso é composta de basicamente empresários e comerciantes de Florianópolis, a técnica de amostragem não probabilística por julgamento, pois a escolha dos participantes é feita a partir do julgamento do pesquisador, assim buscando apenas participantes com características pré-definidas para a amostra, assim como descrito no livro de Malhotra, Naresh – Pesquisa de Marketing, foco na decisão. Nesse sentido, selecionamos os empresários cadastrados com CNPJ em Florianópolis dos anos de 2019 a julho de 2020, baseando-se em suas fontes de propagandas, como redes sociais, publicidade e mídia.
O questionário servirá como instrumento de coleta de dados primários. Este tipo de levantamento, conforme explica Mattar (2008) é a etapa normalmente mais onerosa e crítica de pesquisa, pois é a que mais está exposta a importar desacertos, e por isso obriga supervisão árdua e controle extremo para minimizar. O questionário será composto por perguntas estruturadas, utilizando escalas dicotômicas e múltipla escolha, o mesmo explica que há muitas vantagens como serem de fácil preenchimento, fácil tabulação e análise dos dados.
5 QUESTIONÁRIO
PESQUISA SOBRE O IMPACTO DA COVID 19 NAS EMPRESAS
Prezado empresário(a),
O questionário que você está prestes a preencher tem a finalidade de estudar o impacto da crise da covid-19 nas empresas de Florianópolis. Esta pesquisa está sendo desenvolvida pelas alunas do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda da Univali, do campus de Florianópolis, e orientada pelo Prof. Msc. Robson Freire. Pedimos que responda da maneira mais clara possível para maior riqueza da investigação. Sua participação é muito importante.
	Bloco 1: As questões a seguir buscam conhecer como era a divulgação das empresas antes da pandemia.
1 - Como você avalia o rendimento do seu negócio antes da pandemia? 
( ) Ótimo
( ) Bom 
( ) Razoável 
( ) Péssimo
2 - A empresa aplicava técnicas de marketing antes da pandemia? (se a resposta for não, se direcione a pergunta número 6)
( ) Sim 
( ) Não 
3 - Existia uma empresa publicitária responsável apenas pelo marketing? 
( ) Sim 
( ) Não
4 - Essas técnicas geravam resultado para a empresa?
( ) Sim 
( ) Não 
5 - Qual o método de divulgação mais usado na sua empresa? 
( ) Outdoor 
( ) Cartaz publicitário 
( ) Anúncio no jornal
( ) Anúncio em redes sociais 
( ) Propaganda comercial na tv
6 - Se não havia, qual era o seu nível de conhecimento em mídias sociais? 
( ) 0 - 25 % 
( ) 25 - 50% 
( ) 50 - 75% 
( ) 75 - 100%
	Bloco 2: As questões a seguir buscam investigar como a COVID-19 afetou os negócios.
1 - A pandemia causada pelo Covid-19 afetou negativamente o seu negócio? 
( ) Sim 
( ) Não
2 - Sentiu a necessidade de intensificar as atividades de marketing?
( ) Sim 
( ) Não
3 - Conseguiu desde o começo vender online, através de uma plataforma em site/Instagram?
( ) Sim 
( ) Não
4 - Caso o marketing seja feito por você, seus conhecimentos eram o suficiente para manter o nível do negócio?
( ) Sim
( ) Não
5 - Como você avalia o rendimento do seu negócio após a abertura dos comércios na pandemia? 
( ) Ótimo 
( ) Bom 
( ) Razoável 
( ) Péssimo
	Bloco 3: As questões a seguir buscam examinar as estratégias de comunicação adotadas neste período de pandemia.
1 - Quais foram as estratégias de marketing aplicadas na empresa durante a pandemia?
( ) Investimento nas mídias sociais 
( ) Propagandas comerciais 
( ) Anúncios de rádio/ tv
( ) Nenhuma
2 - Caso tenha adotado alguma estratégia de marketing, houve algum efeito positivo na marca/empresa? 
( ) Sim 
( ) Não
3 – A empresa sentiu a necessidade de manifestar a sua opinião durante a crise do COVID-19, visto que muitas empresas apoiaram o #ficaemcasa?
( ) Sim
( ) Não 
4 - Se sim, de qual forma essa opinião foi declarada ao público alvo da empresa?
( ) Post informativo
( ) Propaganda comercial 
( ) Outdoor/ cartaz 
( ) Vídeo no insta/ stories 
5 - Como você avalia o rendimento do seu negócio após adotar as estratégias de marketing na pandemia? 
( ) Ótimo 
( ) Bom 
( ) Razoável 
( ) Péssimo
	Bloco 4: Questões de identificação.
1 – Faixa etária? 
( ) 18- 30 anos 
( ) 30 - 50 anos 
( ) 50 - 70 anos
2 - Estado civil? 
( ) Solteiro 
( ) Casado 
( ) Viúvo
3 - Renda familiar? 
( ) 1 a 4 salários mínimos 
( ) 4 a 8 salários mínimos 
( ) 8 a 12 salários mínimos 
( ) 12 a 16 salário mínimos 
5 - Grau de escolaridade 
( ) Ensino fundamental incompleto 
( ) Ensino fundamental completo 
( ) Ensino medio incompleto 
( ) Ensino médio completo 
( ) Ensino superior incompleto 
( ) Ensino superior completo 
6 - Qual o ramo da empresa? 
( ) Saúde/beleza 
( ) Comércio 
( ) Alimentos 
( ) Outros
Por gentileza, verifique se respondeu todas as perguntas.
Obrigada pela participação.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Gevan. Teoria da Comunicação – resumo com ilustrações. Disponível em:<https://pautar.com.br/teorias-da-comunicacao-resumo-com-ilustracoes/ > Acesso em: 29 Mar 2020.
O que é coronavírus? Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/> Acesso em: 29 Mar 2020.
PORTO, Gabriella. Teoria hipodérmica. Disponível em:< https://www.infoescola.com/comunicacao/teoria-hipodermica/ > Acesso em: 29 Mar 2020.
Qual é a origem do coronavírus? Disponível em: < https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/02/27/qual-e-a-origem-do-novo-coronavirus.ghtml > Acesso em: 29 Mar 2020.
Sobre a doença. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao> Acesso em: 29 Mar 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VIRGILITO, Salvatore Benito. Pesquisa de Marketing: uma abordagem qualitativa e quantitativa. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Foco na decisão. 3. Ed. São Paulo: Pearson, 2011.
CÉSAR,Roberto. Tipos de pesquisa em marketing. Disponível em: < https://professorrobertocesar.files.wordpress.com/2011/08/03-tipos-de-pesquisa.pdf > Acesso em: 25 Maio 2020
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Rio Grande do Sul: Universidade FEEVALE, 2013. 
FOUNDATION, Tites. Story of Stuff. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xBCoc842FV8> Acesso em: 12 Maio 2020
TAYLOR,Drew. Coca Cola suspende publicidade de todas suas marcas. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/03/31/coca-cola-suspende-publicidade-de-todas-suas-marcas.html> Acesso em: 12 Maio 2020
TAYLOR,Drew. Ford substitui comerciais por campanha sobre coronavirus. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2020/03/17/ford-substitui-comerciais-por-campanha-sobre-coronavirus.html
> Acesso em: 12 Maio 2020
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina