Buscar

Trabalho - Parte Teórica do Trabalho - Contbilidade Básica N-2

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Fundamentos da Contabilidade Societária
Profª Marlene Muniz Oliveira Pilenghy
Acadêmico (a): ____________________________________________________________
Trabalho – Parte Teórica de N-2
Com base nas questões abaixo, responda:
1 – O que são bens, Direitos e Obrigações? Fundamente.
bens são tudo aquilo que uma entidade possui ou possa possuir em seu patrimônio, seja com a finalidade de uso, de troca ou de consumo, e que possa ser avaliado em moeda. Os bens (materiais e imateriais) de uma entidade podem ser utilizados para uso, troca ou consumo próprio.
são todos os valores que uma família/empresa tenha a receber de terceiros, seja por venda de algo, seja por serviços prestados. Esses valores também fazem parte do Patrimônio.
Obrigações são tudo aquilo que a empresa ou pessoa deve pagar
2 – Qual a diferença entre Contas de Resultado e Contas Patrimoniais. Cite dez exemplos de cada.
Contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os ativos (bens e direitos) e os passivos de uma empresa.
Ex Caixa, Banco Conta Movimento, Mercadorias, Clientes, Estoque, Terrenos, imóveis, Capital Social, Fornecedores, depreciação acumulada
As contas de resultados representam as receitas e as despesas de uma determinada empresa. Assim, fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
EX vendas, despesas com salários, juros ativos, juros passivos, serviços prestados, despesas com tributos, despesas de depreciação, custo de mercadoria vendida, Perdas, despesas com seguro
3 – Qual a diferença que há entre Curto e Longo Prazo para o Ativo e Passivo, em Contabilidade conforme preconiza a Lei 6.404/76. Imagina como fica no Balanço.
Ativos circulantes são direitos e bens que podem ser convertidos em dinheiro em um curto período de tempo.
Os ativos de longo prazo são direitos e propriedades cuja conversão em dinheiro ocorre apenas no longo prazo ou, pelo menos, por um período superior ao final do ano corrente.
Passivos circulantes são aqueles que a empresa precisa pagar durante o exercício fiscal atual
Passivos de longo prazo são dívidas e despesas que devem ser pagas após o final do exercício social corrente
4 – Descreva sobre: Situação Líquida Superavitária, Deficitária, Nula e Plena. Onde no Balanço essa situação interfere?
Quando o valor dos ativos é maior que os passivos,
ocorre quando o total de passivos é maior que o total de ativos.
ativos e passivos têm o mesmo valor.
é aquela em que não existem capitais de terceiros, apenas ativos e patrimônio líquido
Situação líquida patrimonial é a diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo (obrigações).
5 – Descreva sobre: Fatos Permutativos, Modificativos e Mistos. Onde essa situação interfere no Balanço?
Fatos permutativos representam fatos contábeis que não alteram o valor do patrimônio líquido. 
Os fatos modificativos contemplam a alteração do patrimônio líquido em quantidade, e não meramente em qualidade. 
Já os fatos mistos interpretam que os fatos contábeis são permutativos e modificativos ao mesmo tempo.
6 – O que representa Lançamento Contábil?
Um lançamento contábil é um reconhecimento de um ativo, passivo, receita ou despesa de uma empresa em determinado período de tempo. Este reconhecimento incorpora as demonstrações financeiras.
7 – Qual a diferença entre Lançamento Contábil e Escrituração?
Lançamento é o meio pelo qual são registrados os fatos contábeis. A escrituração contábil é posta em prática por meio dos lançamentos. O conjunto de lançamentos denomina-se escrituração contábil.
8 – O que deve ser registrado no livro diário?
movimentações que envolvem valor, podendo ser modificativas ou permutativas.
9 – O que representa o Razonete na Contabilidade? E qual sua finalidade?
O razonete é um desenho feito por contadores para visualizar os débitos e créditos de determinada conta. Dessa forma, é possível analisar a situação financeira e as movimentações realizadas rapidamente.
10 – Defina o objetivo e finalidade do Balancete de Verificação.
permitir identificar se foram feitos gastos excessivos ou desnecessários. Com ele, também é possível perceber prováveis falhas no gerenciamento financeiro, sendo este último um dos motivos que o fazem ser utilizado em apurações contábeis.
11 – Qual a finalidade do CMV (Custo de Mercadorias Vendidas)? Como você localiza o valor do CMV e o Estoque Final? De onde você coleta esses valores?
O cálculo CMV pode considerar um valor por produto unitário, um percentual sobre o faturamento ou mesmo um valor geral a ser apurado a cada mês ou período determinado. Para calcular, você pode seguir esta fórmula: CMV = estoque inicial + compras adicionais – estoque final.
Estoque final é aquele que é registrado no final de um exercício contábil, após o controle das entradas e saídas dos estoques.
12 – Defina Depreciação (o que leva um bem a se depreciar, vida útil, taxa e finalidade).
A depreciação é todo processo de desvalorização que afeta o valor de um bem com o passar do tempo, como o desgaste e a obsolescência. Ela afeta bens de qualquer tipo, desde o valor do seu carro. Por essa razão, a depreciação pode ocorrer de diversas formas.
13 – Para que serve as Contas de Resultado e qual sua finalidade?
fazem menção a função econômica da contabilidade, identificando se a empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.
14 – Defina e descreva a finalidade do Balanço Patrimonial. E qual situação representa para a empresa?
É um relatório financeiro que visa apresentar a situação contábil e econômica da empresa em determinado período. Saber o que é um balanço é considerado a demonstração financeira mais importante de um negócio, por isso é fundamental manter a saúde financeira da sua empresa em dia.
15 – Descreva a diferença entre Recursos de Terceiros e Recursos Próprios. Onde esses recursos se enquadram dentro do Balanço Patrimonial?
O restante do passivo são contas a pagar. O passivo representa as dívidas que a empresa assume contra terceiros. No decurso da sua atividade, a empresa utiliza recursos de terceiros para aquisição de bens e serviços, pagamento de salários, impostos, empréstimos, etc.
Recursos próprios são todos os recursos provenientes do patrimônio (os recursos financeiros dos sócios e/ou acionistas são o capital ou lucros acumulados). A primeira fonte de recursos da associação é o capital social.
16 – Porque os saldos das contas do Ativo têm natureza DEVEDORA e os do Passivo têm natureza CREDORA? Justifique.
É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA
são as dívidas geradas para que a empresa possa exercer as suas atividades (funcionar), logo o PASSIVO tem natureza CREDORA.
17 – Qual a diferença ente Balancete de Verificação e Balanço Patrimonial?
Um balancete é uma espécie de “amostra” dos resultados de uma empresa a curto prazo, enquanto o balanço é um documento oficial da empresa, que tem por objetivo registrar a sua movimentação financeira em um período – geralmente de um ano.
18 – Em Contabilidade, o que representa os aspectos qualitativos e quantitativos?
O patrimônio qualitativo refere-se à natureza dos elementos que o compõem, como dinheiro, créditos ou passivos expressos em moeda, maquinário, estoques de materiais ou bens, etc.
O atributo quantitativo refere-se à expressão dos componentes do patrimônio em valores, o que exige que a contabilidade se posicione sobre o que é "valor", visto que os conceitos sobre o assunto são extremamente diversos.
19 - O que representa o Método das Partidas Dobradas?
Esse método é que para cada item que entra na herança, existe um lugar de onde veio. Ou seja, não há criação espontânea de justiça, mas todo elemento que se relaciona com a justiça surge e se torna parte dela.
20 – Quem foi Luca Paccioli?
Pacioli foi a primeira pessoa a descrever contabilidade de dupla entrada, também conhecido como método Veneziano.
21– Cite as Demonstrações Contábeis Obrigatórias para asempresas S.A (Sociedades Anônimas).
Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e, as Notas Explicativas.
22 – Cite as Demonstrações Contábeis Obrigatórias para as empresas Ltdas.
Balanço Patrimonial; a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); a Demonstração do Valor Adicionado (DVA); a Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e, as Notas Explicativas.
23 – Em Contabilidade, o que significa Origens e Aplicações de Recursos?
sempre que houver aumento de patrimônio, haverá utilização de recursos, e quando houver diminuição de patrimônio, haverá fonte de recursos. Se pensarmos nas passivas, podemos dizer que quando elas são aumentadas, teremos origem, e quando são diminuídas, teremos aplicação.
24 – Porque as pessoas leigas em Contabilidade confundem o termo Débito e Crédito?
débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.
25 – Como, em Contabilidade, o Débito e Crédito são entendidos?
As palavras Débito e Crédito na linguagem contábil têm um significado muito diferente do que na linguagem comum. É incorreto associar o débito e o crédito da contabilidade com a “subtração” e a “soma” das finanças. É correto relacioná-los com os termos Destino e Origem, respectivamente.
26 – Quem são os interessados pela Contabilidade e por quê?
investidores, credores, administradores, governos e concorrentes. Cada um deles tem diferentes interesses nas informações contábeis, mas todos estudam e tem interesses nos balanços das entidades.
27 – Os dados da contabilidade só serão úteis quando transformados em informações. De acordo com essa afirmativa, pergunta-se: Para que serve as informações geradas pela contabilidade? 
As informações geradas pela Contabilidade devem propiciar aos seus usuários base segura para as suas decisões, pela compreensão do estado em que se encontra a entidade, seu desempenho, sua evolução, riscos e oportunidades que oferece.
28 – Qual o objeto, objetivo e finalidade da Contabilidade?
o objeto da contabilidade é o patrimônio, o objetivo é o de fornecer informações fidedignas da situação desse patrimônio para os usuários.
A finalidade da Contabilidade é assegurar o controle do patrimônio administrado e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
29. De acordo com as seguintes demonstrações: Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado, Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração da Mutação do Patrimônio Líquido, Demonstração de Fluxo de Caixa, conceitue, demonstre a finalidade e estrutura de cada demonstrativo.
O balanço patrimonial Trata-se de um relatório que elenca todos os ativos e passivos da empresa, mostrando a situação contábil e financeira da organização.
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência
Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, utilizada para mostrar as mudanças que ocorreram no Patrimônio Líquido no período e onde ele foi aplicado. Estas mutações patrimoniais podem ser aumento do lucro ou do prejuízo acumulado.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) é um relatório contábil que tem como objetivo identificar as alterações ocorridas no patrimônio líquido da empresa em determinado período de exercício.
A demonstração de fluxo de caixa, ou simplesmente DFC, é um relatório de contabilidade de grande importância, pois mostra como anda a saúde financeira de uma empresa. Nele deve haver todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa em um certo período, além de apresentar quais foram os resultados desse fluxo.
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina