Buscar

Casos concretos de Constitucional III 1 a 10

Prévia do material em texto

1)A Constituição de determinado Estado nacional, ao dispor sobre o catálogo de direitos fundamentais do cidadão comum, a) É correto associar tais características ao modelo de constituição-compromissória, próprio do constitucionalismo brasileiro? Justifique sua resposta. Não, a constituição do caso concreto é uma constituição de garantia, liberal de caráter negativa, que somente se limita a delinear o exercício do poder do Estado e consagrar direitos fundamentais de 1ª geração. b) É correto afirmar que a Constituição em comento é democrática porque, muito embora tenha sido concebida pelo líder carismático, foi submetida à ratificação do voto popular? Justifique sua resposta. Não, Essa constituição do critério de origem é classificada como Cesarista ou Bonapartistas, pois a suposta participação popular não é hábil a considerar que a referida carta seja fruto do consenso. c) Qual seria a classificação da Constituição em tela quanto ao modo de elaboração? Quanto ao modo de elaboração esta constituição é classificada como dogmática, pois concebida em uma única vez e espelha a ideologia política daquele momento.
 2)(FONTE: ENADE – 2009 – Adaptada) Sobre a implantação de “políticas afirmativas” relacionadas à adoção de “sistemas de cotas” executivo da Educafro é absolutamente compatível com as expressões Estado liberal de Direito e Igualdade Material? Não, é compatível com a igualdade material portanto com o Estado Social de Direito e não com o estado liberal de direito, pois neste somente se contava com a igualdade formal onde o paradigma é de um Estado mínimo e não do estado máximo, e o da não intervenção e não da intervenção do individualismo e não da proteção dos menos desfavorecidos autonomia privada e proteção dos direitos civis e políticos, ou seja, completamente diferente do Estado Social onde o paradigma é Estado máximo, proteção dos menos favorecidos e consagração dos direitos fundamentais de 1ª e 2ª geração – 
3Definindo o conceito de neoconstitucionalismo, Luís Roberto Barroso assim se manifestou: A dogmática jurídica brasileira sofreu, nos últimos anosA partir da leitura do texto, INDAGA-SE: a) O neoconstitucionalismo busca valorizar a aplicação axiológica do direito? Sim, permeado pelo marco filosófico do pós-positivismo onde se busca uma aproximação entre direito, moral e ética e por isso valoriza o discurso axiológico que se desenvolve a partir da força normativa da Constituição e busca da vontade da Constituição. b) Em caso de colisão de princípios constitucionais, é correto afirmar que a teoria neoconstitucional recorre aos critérios hermenêuticos da hierarquia, cronológico ou da especificidade? Não, essa teoria Neoconstitucional para a solução de conflitos de interesses constitucionais se pauta pela ponderação dos princípios. 
4Decisão judicial pode assegurar direitos fundamentais que acarretem gastos orçamentários Em decisão unânime, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade analise os principais óbices que enfraquecem a efetividade dos direitos sociais no direito contemporâneo. O principal óbices é a defesa da reserva do possível por entender direitos sociais não estão gravados pelo crivo da jus fundamentalidade afirmando que a implantação dos direitos sociais esta subordinada a ideia de justiça social) e que justiça social se faz com recurso do Estado e assim seria necessário que o Estado em cumprimento de normas constitucionais de eficacia limitada esperasse verba por meio de lei orçamentaria e existência efetiva de recursos para implementar esses direitos sociais, porém referida tese resta definitivamente afastada em razão de que os direitos sociais são direitos públicos, subjetivos que possuem caráter prestacional o que indica imprescindível a atuação do estado para cumprimento de normas constitucionais suprema 
5Uma jovem de 21 anos, portadora de uma grave patologia neurodegenerativa, necessita de um tratamento que ofensa ao sistema de repartição de competências, em face da inexistência de solidariedade entre os entes componentes do SUS. Com base na jurisprudência do STF, opine sobre a correta decisão do caso, fundamentadamente. A tese de alto custo que torna a reserva do possível não pode prevalecer frente o mínimo existencial que toca o direito a saúde para a proteção da dignidade da pessoa humana.A decisão não viola o princípio da separação dos poderes porque cabe ao judiciário o dever de cumprir força normativa em vontade constitucional, portanto o controle de política pública decorre da própria estrutura do texto constitucional.A responsabilidade é solidaria entre os entes da federação em razão de desdobramento da competência comum entre os entes para cuidar da saúde art. 23 inciso II.Deve-se observar se o medicamento pleiteado possui registro junto a ANVISA para se evitar medicamentos em fase de teste. ​​--- 
6) A PROCURADOR FEDERAL /2004) - Responda, justificadamente, se a assertiva abaixo está certa ou errada:O sistema de seguridade social a correspondente fonte de custeio total, o que determina o seu caráter contributivo? assertiva está errada, porque o fato de nenhum benefício poder ser criado, majorado ou estendido sem fonte correspondente de custeio determina o principio da pré-existência de custeio) e não de caráter contributivo e ainda a seguridade social não tem caráter contributivo, quem possuí este caráter é somente a previdência social que compõe a seguridade.
7)A Lei de Imprensa (Lei nº 5250/67), editada durante o regime militar, disciplinava a responsabilidade penal e civil de todos aqueles que, através dos meios de informação.Além disso, violaria também a Declaração Universal dos Direitos Humanos no seu art. XIX. Diante de tais fatos, responda, JUSTIFICADAMENTE, como você decidiria acerca da inconstitucionalidade da lei nº 5250/67? Embora alguns art da atual Lei de imprensa foram perfeitamente recepcionados pela Constituição. Mas, para o ministro, manter apenas alguns arts faria a norma perder sua organicidade. Vale lembrar que o inciso V do art 5° CF assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de indenização por dano material, moral ou a imagem, o que implica dizer que a ausência de regulação legislativa não se revelará obstáculo ao exercício do direito de resposta. Pode se até regular temas secundários, que circundam o trabalho jornalístico, mas nunca a liberdade de manifestação e o direito de acesso a informação, ou seja, pode haver leis para regular direito de resposta e pedidos de indenização.
8)Índios da Raposa Serra do Sol encerram viagem pela Europa para divulgar luta por terra em Roraima Em LisboaDois representantes da comunidade indígena Raposa Serra do Sol, responda, JUSTIFICADAMENTE, se a decisão do STF é um bom exemplo de ativismo judicial? Quais foram os princípios constitucionais em colisão nesse caso concreto?A verdade é que hoje o poder judiciário segundo seus próprios membros e de muitos doutrinadores exerce um poder moderador, visando equilibrar a tripartição dos poderes.
Através do controle de constitucionalidade abstrato o Poder Judiciário, tem sistematicamente decidido sobre questões de diversas naturezas.Importante observar que quando se relaciona o surgimento do ativismo judicial com a decadência do constitucionalismo liberal e da política neo-liberal, estamos voltando a uma visão mais humanista e social, preservando princípios basilares de um estado que são representados por sua Constituição e, principalmente, realçando axiologicamente os direitos fundamentais, mais especificamente aqueles que dizem respeito à dignidade da pessoa humana.Neste ponto, a deficiência legislativa ou a má utilização de instrumentos políticos que possam abalar tais direitos e princípios são objeto dos Tribunais que com o ativismo judicial protegem valores tão importantes para a sociedade.Com o advento do pós-positivismo também não se pode querer que o Poder Judiciário desconsidere as repercussões sociais e política de suas decisões.O déficit democrático com certeza é um dos grandes obstáculosao ativismo judicial, afinal por melhores que sejam as cabeças presentes no Supremo Tribunal Federal, os temas que hoje por eles são decididos estão afastados do povo, já que nenhum deles foi eleito democraticamente e não representam a vontade de uma maioria
9)Determinador Governador de Estado da Federação ajuizou uma ação direta de inconstitucionalidade em face de Lei Estadual, havendo ofensa ao art. 170, IV e V da Constituição da República. Diante dos fatos, responda, JUSTIFICADAMENTE, se a intenção do governador encontraria amparo constitucional? Sim, pelo princ. Da livre iniciativa(impedir pessoas de comprar) e da proteção ao consumidor, ou seja, Princ da proporcionalidade.
10)João da Silva é proprietário de uma fazenda de 500 hectares na qual, em 2011, tenha sido descoberta plantação de maconha em 7 hectares d toda a fazenda para destiná-la ao assentamento de colonos, sem indenizar seu proprietário? Sim, o art. 185 impede a desapropriação para fins de reforma agrária, porem a desapropriação do caso se encontrar no art 243 CF, porque não deu destinação certa a propriedade como também cometeu um ato ilícito por isso poderá ser expropriado, ou seja, violação dos direitos, tendo em vista que pode desapropriar, sem indenizar.

Continue navegando