Buscar

Memórias fundamentais para a computação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
UNIP sala 302
Organização de Computadores
Alunos: Jersica Mayara, Michel Nogueira, Rafael William, Ramony Lima
1 - Quais são os dois tipos principais de memória? Explique.
• Principal: memória indispensável para o funcionamento do computador. Pois, dá acesso à memória secundária de forma a disponibilizar dados ao processador.
• Secundária: sendo permanente, possui uma capacidade massiva de armazenamento muito superior as outras memórias. É uma memória não volátil, ou seja, não perde o conteúdo armazenado caso o computador seja desligado.
2 - O que são memórias voláteis e não voláteis? Exemplifique. 
• Volátil.
	Conteúdo fica armazenado enquanto o computador está ligado. Ao perder a corrente elétrica, o conteúdo da memória é apagado.
Ex: Memória RAM, memória cache.
• Não volátil.
	Os dados não são perdidos na ausência de energia elétrica no computador.
Ex: Memória secundária, HD, pendrive, CD-ROM.
3 - Qual a função da memória RAM (memória principal) no computador? É possível que um computador funcione utilizando-se apenas dos demais tipos de memória? Explique. 
•Tem a função de alocar dados e instruções a serem manipulados pelo processador. Sendo assim, seu uso se torna indispensável para o funcionamento do computador por fornecer acesso direto ao processador.
4 - O que diferencia uma memória que se utiliza da tecnologia DRAM de outra que se utiliza da SRAM? 
Nas memórias SRAM não há necessidade de “refresh” ou realimentação constante para que seus dados não sejam perdidos. Isso é possível porque elas se utilizam de seis transistores para formar uma célula de memória.
Já as DRAM, pelo fato de precisar ser "refrescada" ou realimentada constantemente, ela consome muitos ciclos do processador para a realimentação, além de consumirem mais energia que outros tipos de memória Por isso, são mais lentas e possuem custo muito menor e capacidade de armazenamento de dados consideravelmente maior que as memórias estáticas
5 - Faça uma análise dos diversos tipos de memória em relação aos fatores, velocidade e custo. 
	Tipo de Memória
	Velocidade
	Custo
	Registradores
	Muito alta
	Muito Alto
	Cache
	Baixa
	Médio
	Principal
	Média
	Médio (tem caído)
	Secundária
	Alta
	Baixo (tem caído)
6 - Conceitue memória cache e fale da atuação dela no desempenho do computador.
Na busca de soluções para a limitação imposta pela comunicação entre processador e memória, foi desenvolvida uma técnica que consiste na inclusão de um dispositivo de memória entre a memória principal e o processador. Esse dispositivo é denominado memória cache. Sua função principal é acelerar a velocidade de transferência das informações entre processador e memória principal e, com isso, aumentar o desempenho dos sistemas de computação.
7 - Qual era a proposta de Von Neumann para construção de computadores? Qual a influência do seu modelo na arquitetura dos computadores atuais? 
A função da Unidade Central de Processamento (UCP) ou processador é, essencialmente, capturar dados e instruções que compõem um programa e processá-los, não importando sua origem ou destino. Mas para que o processador possa executar os programas, seus dados e instruções devem estar armazenados na memória.
8 - A UCP é dividida em duas unidades funcionais principais. Como são chamadas tais unidades? Comente-as.
• ULA: Unidade Lógica e Aritmética – realiza as operações lógicas e aritméticas, tem por função a efetiva execução das instruções.
• UC: Unidade de Controle – realiza a busca, interpretação e controle da execução das instruções e o controle dos demais componentes do computador.
9 - Defina o que são máquinas multiníveis? Comente.
Uma máquina pode ser vista como tendo vários níveis. Cada um capaz de executar um conjunto de instruções específicas, isto é, cada nível possui linguagens apropriadas para descrever as instruções que nele podem ser executadas.

Mais conteúdos dessa disciplina