Buscar

Prova 2 Fruti Thiele

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Fitotecnia Curso Engenharia Florestal Disciplina Fruticultura de Espécies Nativas e Exóticas 
 
Nome: Thiele Sides Camargo Data: 21/11/2017 
1 - Na aula de pós-colheita foi realizada uma breve explanação das características do armazenamento de frutas e a realização de práticas de análise de qualidade. Baseado nos conhecimentos adquiridos, responda; 
Em que consiste o armazenamento em atmosfera controlada e por que se consegue prolongar o armazenamento de frutas climatéricas utilizando essa técnica? 
Consiste em armazenar os frutos de forma que se controla precisamente os gases que compõem a atmosfera onde estão armazenados, diminuindo a taxa de oxigênio e aumentando a quantidade de gás carbônico, sendo que o etileno pode ser eliminado da atmosfera. A concentração adequada de cada gás varia em função da espécie e cultivar e de fruta armazenada. Visa a conservação dos frutos por um maior tempo, retardando seu amadurecimento e evitando seu apodrecimento.
As frutas podem ser classificadas em climatéricas e não-climatéricas, de acordo com o padrão de maturação. O que diferencia um grupo do outro? Quais as informações que se possui nesse sentido, em relação às frutas nativas do RS? 
 As climatéricas são a frutas que no final do período de maturação apresentam um aumento de sua taxa respiratória, provocado pelo aumento na produção de etileno, ou seja, podem mudar sua coloração e adoçar mesmo depois de retiradas da planta. Já as não-climatéricas não são capazes de maturar após a colheita, pois produzem baixas quantidades de etileno, se forem colhidas muito verdes estas não irão amadurecer e passarão para um estado de senescência.
Quanto as frutas nativas, ainda não se tem dados ou pesquisas suficientes sobre o assunto evidenciando a necessidade de mais trabalhos nesse sentido, uma vez que as frutíferas nativas possuem um alto potencial no mercado futuramente.

Mais conteúdos dessa disciplina