Buscar

Polinização: Importância e Tipos

Prévia do material em texto

Polinização
 Aluna: Jeniffer Spessatto Santos
A polinização se caracteriza por transportar grãos de pólen de uma flor para a outra ou seja na transferência do pólen da parte masculina da flor que é a antera, para a parte feminina denominada estigma, é assim por tanto que as flores se reproduzem. O transporte do pólen pode ser feito de duas maneiras uma denomina-se autopolinização e a outra ocorre de forma indireta ou cruzada.
Este processo de autopolinização é onde a flor recebe o seu próprio pólen, mas ele é raramente visto, pois as flores apresentam mecanismos (adaptações) e estas rejeitam seu próprio pólen; Para assim garantir que a prosperidade e a diversidade da genética não sejam comprometidas, nos vegetais que não possuem este mecanismo ele precisara usar seu próprio pólen para poder realizar uma fecundação. A polinização por forma indireta ou cruzada é quando o grão de pólen é transportado de uma flor para a outra, neste caso permite a variabilidade genética que é uma forma mais vantajosa, por tanto para que ocorra o processo de polinização cruzada ou indireta é preciso que se obtenha um agente polinizador, que se responsabilize por transferir o pólen entre as partes masculinas e femininas de uma flor para a outra. Segundo a professora de biologia Lana Magalhaes cerca de 80% de todas as plantas que possuem flores, os animais são responsáveis pela polinização. Os agentes polinizadores podem ser abióticos através de fatores naturais ou bióticos pelos seres vivos em geral.
 Tipos de polinização:
Anemofilia: A polinização é feita através do vento, ocorrendo geralmente em gimnospermas, um exemplo é o pinheiro.
Hidrofilia: É quando a polinização ocorre através da agua, é um processo muito raro de se encontrar, é acontece geralmente em plantas aquáticas, um exemplo deste processo é Vallisnéria
Quiropterofilia: O agente polinizador deste processo é o morcego.
Entomofilia: É quando os insetos são os agentes polinizadores, como as abelhas, moscas, besouros, borboletas e vespas.
Ornitofilia: O pólen será transportado por aves como o beija-flor.
Artificial ou Antropofilia: A polinização é feita pela ação do homem.
Por fim a polinização na agriculta é importante pois, garante a fecundação e posteriormente a produção de frutos e sementes, se caracteriza por ser um serviço ambiental que permite a manutenção da biodiversidade e garante a produção de frutos, sem a polinização muitos frutos e sementes não existiriam, comprometendo assim os seres vivos que o utilizam para sobreviver.

Mais conteúdos dessa disciplina